Chi­na e Áfri­ca do Sul em­bar­gam car­ne bra­si­lei­ra

Res­tri­ção é mo­ti­va­da por iden­ti­fi­ca­ção, di­vul­ga­da se­ma­na pas­sa­da, do agen­te cau­sa­dor do mal da va­ca lou­ca em ani­mal mor­to no Pa­ra­ná em 2010

O Diario do Norte do Parana - - ECONOMIA - Das agên­ci­as

re­da­cao@ Os go­ver­nos da Chi­na e da Áfri­ca do Sul de­ci­di­ram sus­pen­der as im­por­ta­ções de car­ne bo­vi­na bra­si­lei­ra. O Mi­nis­té­rio da Agri­cul­tu­ra con­fir­mou ter re­ce­bi­do on­tem no­ti­fi­ca­ções ofi­ci­ais dos dois paí­ses so­bre o as­sun­to.

Os do­cu­men­tos aler­tam o go­ver­no bra­si­lei­ro so­bre o em­bar­go tem­po­rá­rio à car­ne bo­vi­na do País e pe­dem mais es­cla­re­ci­men­tos so­bre a iden­ti­fi­ca­ção do agen­te cau­sa­dor do mal da va­ca lou­ca num ani­mal mor­to no Pa­ra­ná em de­zem­bro de 2010.

O epi­só­dio, anun­ci­a­do pe­lo go­ver­no bra­si­lei­ro na sex­ta-fei­ra pas­sa­da, pro­vo­cou a sus­pen­são de im­por­ta­ção de car­ne bo­vi­na do País pe­lo Ja­pão.

A Rús­sia, prin­ci­pal com­pra­dor da car­ne bra­si­lei­ra, e o Irã tam­bém ame­a­çam bar­rar a en­tra­da do pro­du­to.

Os pe­cu­a­ris­tas ve­ne­zu­e­la­nos tam­bém que­rem a sus­pen­são tem­po­rá­ria da im­por­ta­ção de car­ne bo­vi­na con­ge­la­da e de ani­mais vi­vos do Bra­sil até que os go­ver­nos bra­si­lei­ro e ve­ne­zu­e­la­no apre­sen­tem es­tu­do de ris­co de con­ta­mi­na­ção pe­lo mal da va­ca lou­ca.

Foi a pri­mei­ra vez que o Bra­sil re­gis­trou a pre­sen­ça do agen­te cau­sa­dor do mal da va­ca lou­ca.

A Or­ga­ni­za­ção Mun­di­al de Saú­de Ani­mal (OIE) de­ci­diu, con­tu­do, man­ter a clas­si­fi­ca­ção do país co­mo de ris­co in­sig­ni­fi­can­te pa­ra a do­en­ça.

O con­su­mi­dor bra­si­lei­ro não cor­re o ris­co de con­ta­mi­na­ção pe­lo mal da va­ca lou­ca ao in­ge­rir car­ne bo­vi­na, ga­ran­tem o Mi­nis­té­rio da Agri­cul­tu­ra e pro­du­to­res.

To­dos os ani­mais da pro­pri­e­da­de en­vol­vi­da no epi­só­dio fo­ram mor­tos e to­dos os exa­mes fei­tos nos úl­ti­mos anos de­ram ne­ga­ti­vo pa­ra a va­ca lou­ca.

Go­ver­no ne­ga

Tan­to o go­ver­no fe­de­ral, quan­to do Pa­ra­ná ne­gam aa pre­sen­ça da do­en­ça da va­ca lou­ca. “Não há es­ta en­fer­mi­da­de no Pa­ra­ná, nem no Bra­sil”, dis­se, du­ran­te en­tre­vis­ta, o se­cre­tá­rio es­ta­du­al da Agri­cul­tu­ra Nor­ber­to Or­ti­ga­ra.

Rús­sia

O pri­mei­ro-mi­nis­tro da Rús­sia, Di­mi­tri Med­ve­dev, dis­se on­tem à pre­si­den­te Dil­ma Rousseff que seu país es­tá aber­to a re­sol­ver os pro­ble­mas que afe­tam o re­la­ci­o­na­men­to bi­la­te­ral. En­tre as prin­ci­pais pen­dên­ci­as es­tá o em­bar­go de Mos­cou às im­por­ta­ções de car­nes dos Es­ta­dos do Rio Gran­de do Sul, Pa­ra­ná e Ma­to Gros­so do Sul.

As car­nes são o prin­ci­pal pro­du­to de ex­por­ta­ção do Bra­sil pa­ra a Rús­sia, que é o mai­or com­pra­dor de cor­tes bo­vi­nos do País. A sus­pen­são foi ado­ta­da em ju­nho de 2011 e con­ti­nua em vi­gor;

Ro­ber­to Stuckert Fi­lho/pr

Dil­ma e pri­mei­ro-mi­nis­tro rus­so; diá­lo­go pa­ra en­cer­rar sus­pen­são

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.