‘The Wall’ con­ci­so

Ban­da de São Pau­lo exe­cu­ta o clás­si­co ál­bum do Pink Floyd na ín­te­gra, ho­je à noi­te, no MPB Bar; ou­tras can­ções do gru­po in­glês fi­cam pa­ra o bis

O Diario do Norte do Parana - - O DIÁRIO DO NORTE DO PARANÁ - Alexandre Gai­o­to

gai­o­to@odi­a­rio.com Con­si­de­ra­do o mai­or es­pe­tá­cu­lo de rock de to­dos os tem­pos, o show “The Wall”, ide­a­li­za­do por Ro­ger Wa­ters, tem nú­me­ros de cair o quei­xo: um pa­re­dão de 137 me­tros de lar­gu­ra e 11 me­tros de al­tu­ra que amon­toa, em ci­ma do pal­co, 424 ti­jo­los, e vai em­pa­re­dan­do, du­ran­te a apre­sen­ta­ção, o ex-bai­xis­ta do Pink Floyd. Cer­ca de 55 to­ne­la­das de ce­ná­rio e mais 57 to­ne­la­das de equi­pa­men­tos de chão dão um pe­so me­ga­lo­ma­nía­co à ba­lan­ça da pa­ra­fer­ná­lia, além dos 32 quilô­me­tros de ca­bos, 172 al­to-fa­lan­tes, 23 pro­je­to­res, 21 ca­mi­nhões e 12 me­sas de som.

Com tan­tos ape­tre­chos, o show, que pas­sou pe­lo Bra­sil no ano pas­sa­do, não dá pa­ra ser re­pro­du­zi­do, fi­el­men­te, sem a mão - e o or­ça­men­to - de Ro­ger Wa­ters. “É im­pos­sí­vel, mas fa­zer o quê? A gen­te tem que se adap­tar”, co­men­ta Ricardo Car­va­lho, bai­xis- ta e um dos can­to­res da Echo­es, ban­da de São Pau­lo que pres­ta tri­bu­to ao Pink Floyd ho­je à noi­te, no MPB Bar, e exe­cu­ta na ín­te­gra o clás­si­co ál­bum “The Wall”, lan­ça­do em 1979.

Com mais cin­co mú­si­cos, Car­va­lho dá seus pu­los pa­ra cum­prir a tão im­pos­sí­vel mis­são. Ex­plo­sões no pal­co, uma sé­rie de ví­de­os ro­lan­do atrás da ban­da, rou­pas pre­tas em to­dos os in­te­gran­tes e am­pli­fi­ca­do­res val­vu­la­dos com­põem o tri­bu­to dos pau­lis­ta­nos, que já fi­ze­ram mais de 400 shows, des­de 2005, por Mi­nas Ge­rais, Goiás, San­ta Ca­ta­ri­na e São Pau­lo.

Por aqui, a Echo­es faz seu se­gun­do show com no­va for­ma­ção. A ban­da se uniu ao Pink Floyd São Pau­lo, que exis­te há qua­tro anos, e fi­xou seu no­me co­mo um dos mais im­por­tan­tes co­vers bra­si­lei­ros de­di­ca­dos ao le­ga­do da tur­ma de Ro­ger Wa­ters, Syd Bar­rett e Da­vid Gil­mour.

“É di­fí­cil achar gen­te que quei­ra to­car Pink Floyd. São mú­si­cas que exigem mui­to, di­fí­ceis de se­rem exe­cu­ta­das, al­gu­mas bem lon­gas”, co­men­ta Car­va­lho.

Por is­so, o bai­xis­ta e vo­ca­lis­ta não abre mão de um pe­que­no por­ta le­tras, es­tra­te­gi­ca­men­te co­lo­ca­do pró­xi­mo ao mi­cro­fo­ne. “São le­tras gi­gan­tes, às ve­zes me sin­to in­se­gu­ro.Mas é um su­por­te dis­cre­to”, diz.

Depois de pas­sar pe­lo “The Wall”, re­to­man­do clás­si­cos co­mo “Another Brick in the Wall”, “Mother” e “Com­for­ta­bly Numb”, a Echo­es vol­ta pa­ra o bis com mais um pu­nha­do de can­ções do Floyd. Daí os pau­lis­ta­nos sa­cam hits dos ál­buns “Dark Si­de of the Mo­on”, “Ani­mals” e “Wish You We­re He­re”. No fi­nal das contas, em meio às ex­plo­sões e to­do o es­pe­tá­cu­lo cir­cen­se, o que sem­pre im­por­ta, de ver­da­de, é a mú­si­ca.

Divulgação

Ro­ger Wa­ters, du­ran­te o “The Wall”: ban­da de SP en­car­na o clás­si­co ál­bum do Pink Floyd no MPB

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.