Elei­tos em Ma­rin­gá re­ce­bem ho­je o di­plo­ma

Ce­rimô­nia mar­ca no­va ad­mi­nis­tra­ção mu­ni­ci­pal e a re­no­va­ção de 60% na Câ­ma­ra, sen­do que se­te ve­re­a­do­res elei­tos re­ce­be­rão o di­plo­ma pe­la pri­mei­ra vez

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Mu­ri­lo Gat­ti

mgat­ti@odi­a­rio.com O juiz da 66ª Zo­na Elei­to­ral de Ma­rin­gá, José Cân­di­do So­bri­nho, re­a­li­za ho­je, às 17 ho­ras, a di­plo­ma­ção do pre­fei­to elei­to Car­los Ro­ber­to Pu­pin (PP), do vi­ce Cláudio Fer­di­nan­di (PMDB) e dos 15 ve­re­a­do­res que con­quis­ta­ram uma va­ga na Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal pa­ra a le­gis­la­tu­ra de 2013 a 2016. A ce­rimô­nia é um ato for­mal que en­cer­ra o pro­ces­so elei­to­ral. O di­plo­ma é um do­cu­men­to in­dis­pen­sá­vel pa­ra que o elei­to to­me pos­se no seu­car­go­a­par­tir­de1º dejaneiro.

Adil­son de Je­sus Cin­tra, o Adil­son do Bar (PSB), Car­los Emar Ma­riuc­ci (PT), Ed­son Luiz Pe­rei­ra, o Te­nen­te Ed­son (PMN), Ide­val de Oli­vei­ra, o Ca­pi­tão Ide­val (PMN), Jo­nes Darc de Je­sus, o Ne­grão Sor­ri­so (PP), Lu­ci­a­no Bri­to (PSB), e Luiz Car­los Pe­rei­ra (PTC) vão re­ce­ber a di­plo­ma­ção pe­la pri­mei­ra vez. “Es­tou mui­to an­si­o­so. Pa­ra mim, es­te di­plo­ma é um pre­sen­te de Deus. Pa­ra uma pes­soa que era da ro­ça, que pas­sou até fo­me, que tra­ba­lhou em Ma­rin­gá co­mo boia fria, sa­quei­ro, vi­dra­cei­ro, bor­ra­chei­ro, ter o di­plo­ma de au­to­ri­da­de é um or­gu­lho e uma res­pon­sa­bi­li­da­de mui­to gran­de”, afir­ma Ne­grão Sor­ri­so.

“Ama­nhã (ho­je) te­re­mos ape­nas o re­co­nhe­ci­men­to da Jus­ti­ça de que fo­mos elei­tos le­gi­ti­ma­men­te pe­lo po­vo. Acre­di­to que a pos­se, sem dúvida ne­nhu­ma, vai ser bem mais emo­ci­o­nan­te pa­ra a gen­te, pois vai mar­car o iní­cio do nos­so tra­ba­lho”, ava­lia Ide­val.

“A di­plo­ma­ção vem a co­ro­ar o “Pa­ra qu­em pas­sou até fo­me, que tra­ba­lhou em Ma­rin­gá co­mo boia fria, ter di­plo­ma de au­to­ri­da­de é um or­gu­lho” tra­ba­lho da cam­pa­nha. É um mo­men­to gos­to­so, que dá um frio na bar­ri­ga ao pen­sar­mos na res­pon­sa­bi­li­da­de que te­mos com a po­pu­la­ção de Ma­rin­gá. Ain­da es­ta­mos em lua de mel com os elei­to­res, mas te­mos de cor­res­pon­der com a fun­ção de le­gis­lar e fis­ca­li­zar”, ava­lia Ma­riuc­ci.

En­tre os ou­tros ve­re­a­do­res que vão ser di­plo­ma­dos, Be­li­no Bra­vin Fi­lho (PP) é o re­cor­dis­ta. Ele vai re­ce­ber o di­plo­ma pe­la sex­ta vez. Márcia So­crep­pa (PSDB) se­gue pa­ra o quar­to man­da­to. Má­rio Ver­ri (PT), Humberto Hen­ri­que (PT), Ma­no­el Al­va­res So­bri­nho e Dr. Ma­no­el (PC­doB) re­ce­bem o di­plo­ma pa­ra o ter­cei­ro man­da­to co­mo ve­re­a­dor. Flá­vio Vi­cen­te (PSDB), Ulis­ses Maia (PP) e Francisco Go­mes dos Santos, o Chi­co Cai­a­na (PTB) vão pa­ra o se­gun­do man­da­to.

Im­pas­se

A di­plo­ma­ção dos elei­tos na ci­da­de vai ser re­a­li­za­da com um pro­ces­so pen­den­te de jul­ga­men­to no Tri­bu­nal Su­pe­ri­or Elei­to­ral (TSE), que es­ti­pu­lou o dia 19 de de­zem­bro co­mo me­ta pa­ra jul­gar É uma ce­rimô­nia que con­fir­ma a vi­tó­ria do nos­so tra­ba­lho nas ur­nas. Tam­bém é um mo­men­to de emo­ção na mi­nha vi­da, pois mar­ca a re­a­li­za­ção de um so­nho pa­ra o qual me pre­pa­rei nes­tes anos co­mo vi­ce-pre­fei­to. to­dos ca­sos de re­gis­tro de can­di­da­tu­ra. A cor­te do TSE ain­da pre­ci­sa se pro­nun­ci­ar so­bre a can­di­da­tu­ra de Pu­pin. O PT e o Mi­nis­té­rio Pú­bli­co apon­tam que o atu­al vi­ce-pre­fei­to não po­de­ria ser can­di­da­to, pois te­ria con­cor­ri­do pa­ra Se­rá a 30ª vez que as­su­mo. É mais de um ano so­man­do to­do o tem­po, o que me cre­den­cia a co­nhe­cer a ad­mi­nis­tra­ção e o me­lhor pa­ra a ci­da­de. um ter­cei­ro man­da­to. O en­ten­di­men­to le­va em con­si­de­ra­ção que Pu­pin as­su­miu a pre­fei­tu­ra nos seis me­ses an­tes das elei­ções de 2008 e 2012. Não há ga­ran­tia de que o jul­ga­men­to de Ma­rin­gá acon­te­ça es­te ano.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.