Mu­ti­rão abre 443 va­gas no sis­te­ma pe­ni­ten­ciá­rio

O Diario do Norte do Parana - - REGIÃO - Agên­cia Es­ta­du­al

re­da­cao@odi­a­rio.com Mais de 400 pre­sos que já ti­nha di­rei­to ad­qui­ri­do fo­ram co­lo­ca­dos em li­ber­da­de nos três di­as do 3º Mu­ti­rão Carcerário re­a­li­za­do no Com­ple­xo Pe­nal de Pi­ra­qua­ra pe­lo Poder Ju­di­ciá­rio e pe­lo De­par­ta­men­to de Exe­cu­ção Pe­nal (De­pen), da Se­cre­ta­ria es­ta­du­al da Jus­ti­ça, Ci­da­da­nia e Di­rei­tos Hu­ma­nos. A ini­ci­a­ti­va foi con­cluí­da na tar­de des­ta sex­ta-fei­ra (14/12) e as va­gas aber­tas se­rão ocu­pa­das por pre­sos que es­tão cus­to­di­a­dos em de­le­ga­ci­as.

Os juí­zes da 1ª e 2ª Va­ras de Exe­cu­ção Pe­nal de Cu­ri­ti­ba, co­man­da­das pe­los juí­zes Edu­ar­do Li­no Bu­e­no Fa­gun­des Jú­ni­or e Mo­a­cir Antônio Dala Cos­ta, ana­li­sa­ram mi­lha­res de pro­ces­sos e de­ter­mi­na­ram a pro­gres­são de pe­na de 443 de­ten­tos, sen­do 367 ho­mens e 76 mu­lhe­res. A mai­or par­te dos pre­sos dei­xou o re­gi­me se­mi­a­ber­to e pas­sou pa­ra o re­gi­me aber­to.

Do to­tal de pre­sos li­ber­ta­dos, 299 são da Colô­nia Pe­nal Agroin­dus­tri­al do Pa­ra­ná. “Os pre­sos do re­gi­me se­mi­a­ber­to já têm um con­ví­vio so­ci­al per­ma­nen­te. Mui­tos sa­em pa­ra o tra­ba­lho de ma­nhã e vol­tam à tar­de. Uma vez por mês eles vão ver su­as fa­mí­li­as”, des­ta­ca Is­ma­el Sal­guei­ro Mei­ra.

Pro ssão

Se­gun­do ele, gran­de par­te dos que ga­nha­ram a li­ber­da­de já têm emprego cer­to, com car­tei­ra de tra­ba­lho as­si­na­da, gra­ças aos cur- “Os pre­sos do re­gi­me se­mi­a­ber­to já têm um con­ví­vio so­ci­al per­ma­nen­te” sos de pro­fis­si­o­na­li­za­ção re­a­li­za­dos den­tro do sis­te­ma pe­ni­ten­ciá­rio do Pa­ra­ná. “Is­to mo­ti­va os que fi­ca­ram a ter bom com­por­ta­men­to carcerário, es­tu­dar e tra­ba­lhar pa­ra poder ter a mes­ma chan­ce no fu­tu­ro”, exem­pli­fi­ca Is­ma­el Mei­ra.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.