MP de­nun­cia Ro­se­mary e mais 23 em ope­ra­ção

De­nún­ci­as têm co­mo ba­se a Ope­ra­ção Porto Se­gu­ro, que de­sar­ti­cu­lou gru­po acu­sa­do de ven­der pa­re­ce­res téc­ni­cos de ór­gãos pú­bli­cos pa­ra em­pre­sá­ri­os Vi­ei­ra fa­la em en­tre­gar ‘gen­te graú­da’

O Diario do Norte do Parana - - GERAL - Agên­cia Fo­lha

re­da­cao@ O Mi­nis­te­rio Pú­bli­co Fe­de­ral em São Pau­lo de­nun­ci­ou on­tem 24 pes­so­as por par­ti­ci­pa­ção em um es­que­ma de fa­vo­re­ci­men­to de in­te­res­ses pri­va­dos na ad­mi­nis­tra­ção pú­bli­ca. O gru­po foi in­ves­ti­ga­do pe­la Ope­ra­ção Porto Se­gu­ro.

En­tre os cri­mes de­nun­ci­a­dos es­tão for­ma­ção de qua­dri­lha, cor­rup­ção ati­va, cor­rup­ção pas­si­va, fal­si­da­de ide­o­ló­gi­ca e fal­si­fi­ca­ção de do­cu­men­tos par­ti­cu­la­res. A de­nún­cia, de­cor­ren­te da Ope­ra­ção Porto Se­gu­ro, in­clui a ex-che­fe do es­cri­tó­rio da Pre­si­dên­cia em São Pau­lo, Ro­se­mary No­ro­nha, acu­sa­do pe­la Pro­cu­ra­do­ria de qua­tro cri­mes: fal­si­da­de ide­o­ló­gi­ca, trá­fi­co de in­fluên­cia, cor­rup­ção pas­si­va e for­ma­ção de qua­dri­lha.

A Ope­ra­ção Porto Se­gu­ro foi de­fla­gra­da pe­la Po­lí­cia Fe­de­ral no dia 23 de no­vem­bro pa­ra de­sar­ti­cu­lar um gru­po acu­sa­do de ven­der pa­re­ce­res téc­ni­cos de ór­gãos pú­bli­cos pa­ra be­ne­fi­ci­ar in­te­res­ses pri­va­dos.

No mes­mo dia, 22 pes­so­as fo­ram in­di­ci­a­das, in­cluin­do Ro­se e o ex-di­re­tor da Agên­cia Na­ci­o­nal de Águas Pau­lo Vi­ei­ra, apon­ta­do co­mo co­or­de­na­dor do es­que­ma.

De­nún­cia

O Mi­nis­té­rio Pú­bli­co tam­bém in­cluiu na de­nún­cia Cyo­nil Borges, ex-au­di­tor do Tri­bu­nal de Contas da União (TCU) que re­ce­beu pro­pi­na de R$ 100 mil do gru­po, mas de­la­tou o ca­so à Po­lí­cia Fe­de­ral. Ele foi de­nun­ci­a­do por cor­rup­ção pas­si­va.

A de­nún­cia é as­si­na­da pe­los pro­cu­ra­do­res da República Su­za­na Fair­banks, Ro­ber­to Das­siê Di­a­na e Car­los Renato Sil­va e Sou­za.

Fun­ci­o­na­men­to

O es­que­ma fun­ci­o­na­va as­sim, se­gun­do o re­la­tó­rio: um em­pre­sá­rio pre­ci­sa­va de fa­ci­li­da­des num ór­gão pú­bli­co on­de Pau­lo Vi­ei­ra ti­nha in­fluên­cia. Pau­lo aci­o­na­va seus con­ta­tos, en­tre eles, seu ir­mão Ru­bens Vi­ei­ra - di­re­tor afas­ta­do da Agên­cia Na­ci­o­nal de Avi­a­ção Ci­vil. Os ad­vo­ga­dos Mar­co An­to­nio Mar­to­rel­li e Pa­trí­cia Maciel aju­da­vam ser­vi­do­res pú­bli­cos cor­rup­tos a es­cre­ver pa­re­ce­res ou re­la­tó­ri­os de in­te­res­se da qua­dri­lha. “Há mui­ta coi­sa a ser le­van­ta­da e eu pe­di a meu cli­en­te pa­ra ter pa­ci­ên­cia” Apon­ta­do pe­la Po­lí­cia Fe­de­ral co­mo che­fe da má­fia dos pa­re­ce­res, o ex-di­re­tor da Agên­cia Na­ci­o­nal de Águas (ANA) Pau­lo Rodrigues Vi­ei­ra quer ago­ra ne­go­ci­ar uma de­la­ção pre­mi­a­da com o Mi­nis­té­rio Pú­bli­co. Vi­ei­ra ame­a­ça con­tar de­ta­lhes do es­que­ma e en­vol­ver no­vos per­so­na­gens no es­cân­da­lo re­ve­la­do pe­la Ope­ra­ção Porto Se­gu­ro, que tam­bém der­ru­bou a en­tão che­fe de ga­bi­ne­te da Pre­si­dên­cia em São Pau­lo, Ro­se­mary No­ro­nha.

Em con­ver­sas re­ser­va­das, o ex-di­re­tor da ANA dis­se que não sai­rá do ca­so co­mo che­fe de qua­dri­lha e pro­me­te de­nun­ci­ar gen­te “mais graú­da”. Com is­so, ele es­pe­ra ob­ter do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co um tra­ta­men­to me­nos se­ve­ro e em­pur­rar pa­ra ou­tros a po­si­ção de co­man­do do gru­po, que pra­ti­ca­va trá­fi­co de in­fluên­cia nos bas­ti­do­res do poder. Na prá­ti­ca, quer al­gum be­ne­fí­cio le­gal no fu­tu­ro, co­mo a re­du­ção de pe­na, ca­so se­ja con­de­na­do.

Vi­ei­ra tro­cou o ad­vo­ga­do Pi­er­pa­o­lo Bot­ti­ni pe­lo de­fen­sor Mi­chel Dar­re, no in­tui­to de apre­sen­tar uma es­tra­té­gia mais agres­si­va de de­fe­sa. Bot­ti­ni afir­mou que dei­xou o ca­so por mo­ti­vos pes­so­ais. Dar­re, por sua vez, dis­se que ain­da es­tá es­tu­dan­do o pro­ces­so.

“Há mui­ta coi­sa a ser le­van­ta­da e eu pe­di a meu cli­en­te pa­ra ter pa­ci­ên­cia”, co­men­tou o ad­vo­ga­do. “En­trei no pro­ces­so pa­ra ve­ri­fi­car qual a me­lhor me­di­da a ser to­ma­da.”

A Po­lí­cia Fe­de­ral sus­pei­ta ago­ra que Ro­se­mary No­ro­nha, tam­bém in­di­ci­a­da, e os irmãos Vi­ei­ra te­nham pra­ti­ca­do la­va­gem de di­nhei­ro pa­ra ocul­tar bens ad­qui­ri­dos de for­ma ilí­ci­ta.

Jorge Arau­jo/folhapress

A de­nún­cia in­clui a ex-che­fe do es­cri­tó­rio da Pre­si­dên­cia em São Pau­lo, Ro­se­mary No­ro­nha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.