PF pren­de 51 por frau­de

O Diario do Norte do Parana - - GERAL - Das agên­ci­as

re­da­cao@odi­a­rio.com A Po­lí­cia Fe­de­ral (PF) ha­via pren­di­do até on­tem 51 pes­so­as na Ope­ra­ção Ca­lou­ro. que in­ves­ti­ga frau­des em ves­ti­bu­la­res de me­di­ci­na -- in­clu­si­ve um re­a­li­za­do pe­lo Ce­su­mar, de Ma­rin­gá. Do to­tal de pri­sões, 18 fo­ram em Goiás; 9 em Mi­nas Ge­rais; 5 no Rio de Ja­nei­ro; 5 em São Pau­lo; 4 no Dis­tri­to Fe­de­ral; 4 no Rio Gran­de do Sul; 3 no To­can­tis; 2 no Es­pí­ri­to San­to e 1 no Acre.

A Ope­ra­ção Ca­lou­ro foi de­fla­gra­da na qu­ar­ta-fei­ra, quan­do se­te lí­de­res de se­te qua­dri­lhas que frau­da­vam ves­ti­bu­la­res de me­di­ci­na pe­lo País fo­ram pre­sos. Se­gun­do a PF, o va­lor das va­gas gi­ra­va em tor­no de R$ 45 mil a R$ 80 mil. A Jus­ti­ça ex­pe­diu 70 man­da­dos de pri­são, ou se­ja, 19 pes­so­as ain­da es­tão fo­ra­gi­das. A PF in­for­mou que ain­da di­vul­ga ba­lan­ços par­ci­ais, por não ter che­ga­do ao fim da ope­ra­ção e por­que o delegado ain­da vai de­ci­dir os ti­pos de pri­são, a par­tir do ca­so de ca­da de­ti­do.

O es­que­ma fun­ci­o­na­va de du­as ma­nei­ras. Na mais sim­ples, uma pes­soa en­vol­vi­da na qua­dri­lha fal­si­fi­ca­va do­cu­men­tos e fa­zia a pro­va no lu­gar do ver­da­dei­ro can­di­da­to. A po­lí­cia vai in­di­ci­ar os es­tu­dan­tes que re­cor­re­ram às qua­dri­lhas. O fo­co nos alu­nos, no en­tan­to, fi­ca pa­ra a se­gun­da fa­se da ope­ra­ção, após en­cer­ra- da a in­ves­ti­ga­ção so­bre os mem­bros da qua­dri­lha.

Ma­rin­gá

A PF di­vul­gou on­tem uma lis­ta com 38 ins­ti­tui­ções que fo­ram ví­ti­mas de gol­pes du­ran­te ves­ti­bu­la­res de me­di­ci­na. En­tre as uni­ver­si­da­des es­tá o Ce­su­mar. Is­so por­que em ja­nei­ro des­te ano 11 can­di­da­tos que pres­ta­vam o ves­ti­bu­lar de me­di­ci­na da ins­ti­tui­ção fo­ram pre­sos por sus­pei­ta de ten­ta­ti­va de frau­de. Eles es­ta­vam com ce­lu­la­res e pon­tos ele­trô­ni­cos es­con­di­dos na re­gião pei­to­ral, sob a lin­ge­rie, fi­xa­dos ao cor­po e nos bol­sos das cal­ças. A se­gu­ran­ça da ins­ti­tui­ção agiu rá­pi­do e im­pe­diu a frau­de.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.