Ni­cho­las Santos che­ga à fi­nal com du­plo re­cor­de

Pe­la ma­nhã, nas eli­mi­na­tó­ri­as, bra­si­lei­ro igua­lou o re­cor­de dos 50 me­tros, vol­tan­do a su­pe­rar a mar­ca nas se­mi­fi­nais dis­pu­ta­das na noi­te de on­tem

O Diario do Norte do Parana - - ESPORTES - Da Re­da­ção

re­da­cao@odi­a­rio.com O bra­si­lei­ro Ni­cho­las Santos vol­tou a bai­xar o re­cor­de dos 50 me­tros bor­bo­le­ta do Mun­di­al de Natação em Pis­ci­na Cur­ta (25 me­tros). Nes­ta sex­ta-fei­ra, em Is­tam­bul, ele foi o mais rá­pi­do das se­mi­fi­nais da pro­va, com o tem­po de 22s23, bai­xan­do 17 cen­té­si­mos o re­cor­de que ha­via igua­la­do pe­la ma­nhã, nas eli­mi­na­tó­ri­as da pro­va. “Es­tou na ba­ta­lha pe­lo pó­dio. À noi­te na­dei já um pou­qui­nho mais for­te, mas vi que da­va pa­ra dar uma se­gu­ra­da e me­lho­rar meu tem­po. Ama­nhã (sá­ba­do) à noi­te o ob­je­ti­vo mes­mo é fa­zer 21s. In­de­pen­den­te do ad­ver­sá­rio que te­nha na água vou ten­tar na­dar abai­xo des­ses 22s que é meu gran­de de­sa­fio pes­so­al”, dis­se Ni­cho­las.

Ou­tro bra­si­lei­ro na pro­va, Kaio Mar­cio Al­mei­da re­pe­tiu o de­sem­pe­nho da ma­nhã, foi o 11º mais rá­pi­do das se­mi­fi­nais, com 23s21, e não con­se­guiu avan­çar à fi­nal. Tam­bém es­tão ba­li­za­dos o sul-afri­ca­no Chad Les Clos, ou­ro nos 200 me­tros bor­bo­le­ta nos Jo­gos de Lon­dres, e o fran­cês Frederick Bous­quet, que apa­re­cem co­mo for­tes con­cor­ren­tes de Ni­cho­las.

Me­da­lhis­ta de bron­ze nos 100 me­tros cos­tas, Gui­lher­me Guido vai fa­zer tam­bém a fi­nal dos 50 me­tros do mes­mo es­ti­lo. Ele foi o ter­cei­ro mais rá­pi­do das se­mi­fi­nais, com o tem­po de 23s27, fi­can­do ape­nas 13 cen­té­si­mos atrás do rus­so Sta­nis­lav Do­nets (pra­ta nos 100m cos­tas) e do aus­tra­li­a­no Ro­bert Hur­ley.

Guido, po­rém, não se­rá o úni­co bra­si­lei­ro na fi­nal dos 100m cos­tas. Da­ni­el Ozer­chows­ki fez o quin­to tem­po, com 23s37, e tam­bém vai bri­gar pe­lo pó­dio. Na sex­ta po­si­ção en­tre os se­mi­fi­na­lis­tas fi­cou o nor­te-ame­ri­ca­no Mathew Gra­vers.

Mun­di­al

Caiu nes­ta sex­ta-fei­ra o pri­mei­ro re­cor­de mun­di­al do Mun­di­al de Pis­ci­na Cur­ta de Is­tam­bul, na Tur­quia. E a mar­ca veio exa­ta­men­te com o gran­de no­me da com­pe­ti­ção, o nor­te-ame­ri­ca­no Ryan Lot­che. O na­da­dor, do­no de cin­co ou­ros e 11 me­da­lhas olím­pi­cas, se tor­nou o pri­mei­ro “À noi­te na­dei já um pou­qui­nho mais for­te, mas vi que da­va pa­ra dar uma se­gu­ra­da e me­lho­rar meu tem­po” ho­mem a na­dar os 200m me­dley abai­xo da ca­sa de 1min50 pa­ra fi­car com o tí­tu­lo mun­di­al.

Nes­ta sex­ta, ele mar­cou 1min49s63, su­pe­ran­do não ape­nas seu an­ti­go re­cor­de do cam­pe­o­na­to co­mo tam­bém o re­cor­de mun­di­al, de 1min50s08, atin­gi­do por ele em Du­bai, no Mun­di­al de 2010. O hún­ga­ro Lasz­lo Cseh, ou­tro no­me for­te da pro­va, fi­cou com o bron­ze, atrás tam­bém do ja­po­nês Dalya Se­to.

Nos 400m li­vre mas­cu­li­no, o ale­mão Paul Bi­e­der­mann se tor­nou bi­cam­peão mun­di­al e che­gou à sua ter­cei­ra me­da­lha na com­pe­ti­ção (foi pra­ta nos 200m e bron­ze no 4x200). Pou­co an­tes, a es­po­sa de­le, a tam­bém ale­mã Brit­ta Stef­fen, ven­ceu os 100m li­vre. O dia só não foi per­fei­to pa­ra o ca­sal por­que a Ale­ma­nha, com Brit­ta, fi­cou em úl­ti­mo no re­ve­za­men­to 4x100m me­dley. A Di­na­mar­ca ven­ceu a pro­va.

Cam­peão olím­pi­co dos 50m li­vre, o fran­cês Flo­rent Ma­nau­dou fi­cou com a pra­ta em Is­tam­bul, der­ro­ta­do pe­lo rus­so Vla­di­mir Mo­ro­zov, de ape­nas 20 anos, apon­ta­do co­mo for­te ri­val pa­ra Ce­sar Ci­e­lo no fu­tu­ro.

Satiro SO­DRÉ/CBDA

Na­da­dor bus­ca na fi­nal dos 50 me­tros nes­te sá­ba­do a pri­mei­ra me­da­lha de ou­ro pa­ra o Bra­sil na Tur­quia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.