Chu­vas es­tão pró­xi­mas da mé­dia

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Renato Oli­vei­ra

re­na­to­o­li­vei­ra@odi­a­rio.com Ma­rin­gá já re­ce­beu 67,4 mm de chu­va en­tre o fim de se­ma­na e on­tem. No mês, o ní­vel já atin­giu 155,6 mm e es­tá pró­xi­mo de su­pe­rar a mé­dia his­tó­ri­ca.

Se­gun­do o me­te­o­ro­lo­gis­ta do Instituto Tec­no­ló­gi­co Si­me­par, Sa­mu­el Braun, os úl­ti­mos 5 di­as con­cen­tra­ram o mai­or vo­lu­me no mês. “Acre­di­to que se­ja bom pa­ra a agri­cul­tu­ra. Co­mo nos­sa me­di­ção é pon­tu­al, po­de ser que em al­gu­mas re­giões ain­da so­fram com al­gum dé­fi­cit.”

O di­re­tor do De­par­ta­men­to de Eco­no­mia Rural (De­ral) da Se­cre­ta­ria de Es­ta­do da Agri­cul­to­ra e Abas­te­ci­men­to (Se­ab), Francisco Car­los Si­mi­o­ni, ava­lia que o ní­vel de chu­va es­tá bom. “Ain­da não é o ide­al pa­ra re­por a água do so­lo e a umi­da­de do ar, mas es­tá me­nos com­pli­ca­do que no ano pas­sa­do.”

As sa­fras de so­ja e mi­lho es­tão na fa­se de flo­ra­ção e fru­ti­fi­ca­ção, a mais im­por­tan­te no de­sen­vol­vi­men­to das plan­tas. “Por is­so é pre- ci­so que cho­va bas­tan­te. Co­mo ja­nei­ro é um mês que cho­ve bem, es­ta­mos con­fi­an­tes que não haverá ne­nhum con­tra­tem­po na co­lhei­ta da sa­fra em 2013”, com­ple­ta. A ex­pec­ta­ti­va é que em ja­nei­ro ha­ja um ín­di­ce de pre­ci­pi­ta­ção que con­si­ga re­por o ní­vel de água em ri­os, re­pre­sas, ca­cho­ei­ras e ou­tras fon­tes na­tu­rais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.