PHS vai à Jus­ti­ça pa­ra ter ve­re­a­dor

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Mu­ri­lo Gat­ti

mgat­ti@odi­a­rio.com O Par­ti­do Hu­ma­nis­ta da So­li­da­ri­e­da­de (PHS) de Ma­rin­gá vai in­gres­sar na Jus­ti­ça Elei­to­ral pa­ra plei­te­ar a nu­li­da­de dos vo­tos ob­ti­dos pe­los can­di­da­tos a ve­re­a­dor do PDT e, des­ta for­ma, con­quis­tar uma va­ga na Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal em 2013. “Va­mos fa­zer o pos­sí­vel, den­tro da le­gis­la­ção, pa­ra bus­car a nos­sa par­ti­ci­pa­ção”, afir­ma Val­ter Vi­a­na, que foi o can­di­da­to mais vo­ta­do da co­li­ga­ção do PHS com o PRP nas elei­ções pro­por­ci­o­nais de 2012.

A te­se do par­ti­do é de que, com o re­co­nhe­ci­men­to pe­lo Tri­bu­nal Su­pe­ri­or Elei­to­ral (TSE) de que a co­li­ga­ção do PDT com o PV foi ir­re­gu­lar, os vo­tos ob­ti­dos pe­los can­di­da­tos a ve­re­a­dor do PDT são nu­los. “Se a co­li­ga­ção deu pro­ble­ma, ela é nu­la. Es­te é o nos­so en­ten­di­men­to. Es­pe­ra­mos ape­nas a pu­bli­ca­ção des­te acór­dão.”

A even­tu­al anu­la­ção mu­da­ria o quociente elei­to­ral, que é o cál­cu­lo fei­to pe­la Jus­ti­ça pa­ra de­ter­mi­nar os ven­ce­do­res da elei­ção pa­ra ve­re­a­dor. Sem os vo­tos do PDT, o PHS atin­ge o quociente, que fi­ca mais bai­xo, e ga­nha a va­ga de Adil­son do Bar (PSB).

O ad­vo­ga­do do di­re­tó­rio mu­ni­ci­pal do PV, Ro­gel Bar­bo­sa, afir­ma que o par­ti­do vai plei­te­ar ape- nas que os vo­tos dos can­di­da­tos da si­gla que dis­pu­ta­ram den­tro da co­li­ga­ção com o PDT se­jam so­ma­dos à le­gen­da dos ver­des.

“É uma ques­tão le­gal, que te­mos di­rei­to e va­mos so­li­ci­tar pa­ra mos­trar a for­ça do PV, que mes­mo di­an­te de to­do o im­bró- glio vi­vi­do nes­tas elei­ções, con­se­guiu mais de 7 mil vo­tos”, dis­se. Em re­la­ção ao PDT, Bar­bo­sa afir­ma que “ca­be à Jus­ti­ça de­ci­dir”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.