Po­lí­cia en­con­tra ce­lu­la­res na car­ce­ra­gem da 9ª SDP

Pre­sos re­co­lhi­dos no mi­ni­pre­sí­dio da de­le­ga­cia de Ma­rin­gá fo­ram sur­pre­en­di­dos na tar­de de on­tem com uma no­va ope­ra­ção var­re­du­ra; foi a se­gun­da re­vis­ta na ca­deia em 25 di­as

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Ro­ber­to Sil­va

rsil­va@odi­a­rio.com Po­li­ci­ais ci­vis e mi­li­ta­res re­a­li­za­ram na tar­de de on­tem uma no­va ope­ra­ção var­re­du­ra no mi­ni­pre­sí­dio da 9ª Sub­di­vi­são Po­li­ci­al (SDP) de Ma­rin­gá. A re­vis­ta re­sul­tou na apre­en­são de 19 ce­lu­la­res, 14 ba­te­ri­as, 12 car­re­ga­do­res, uma cor­da fei­ta com ti­ras tran­ça­das de len­çóis, po­pu­lar­men­te co­nhe­ci­da co­mo “teresa”, que pro­va­vel­men­te se­ria uti­li­za­da em uma fu­ga, além de dois ca­ni­ve­tes, um es­ti­le­te, um es­to­que, dois gar­fos e du­as fa­cas.

Foi a se­gun­da re­vis­ta re­a­li­za­da num pe­río­do de 25 di­as, si­tu­a­ção que sur­pre­en­deu os de­ten­tos, que es­pe­ra­vam uma ação do ti­po so­men­te após o Na­tal.

A ope­ra­ção te­ve iní­cio às 14 ho­ras e con­tou com a par­ti­ci­pa­ção de Equi­pe Cho­que e Cho­que Ca­nil, do 4º Ba­ta­lhão de Po­lí­cia Mi­li­tar (BPM). Aos PMs cou­be a fun­ção de re­ti­rar os pre­sos das ce­las e man­tê-los sob con­ten­ção no pá­tio de sol. As equi­pes da Po­lí­cia Ci­vil fi­ca­ram en­car­re­ga­das de re­vis­tar os per­ten­ces dos pre­sos, além de che­ca­gens de pa­re­des, pi­sos, va­sos sa­ni­tá­ri­os e gra­des.

Cons­truí­do no iní­cio da dé- ca­da de 80, o mi­ni­pre­sí­dio abri­ga atu­al­men­te 259 de­ten­tos, sen­do 218 ho­mens e 41 mu­lhe­res. As pés­si­mas con­di­ções es­tru­tu­rais do pré­dio – pro­je­ta­do pa­ra abri­gar 120 de­ten­tos - fa­ci­li­tam a cri­a­ção de es­con­de­ri­jos pa­ra ca­mu­fla­gem de ce­lu­la­res, armas, dro­gas, ser­ras e bro­cas. Em al­gu­mas si­tu­a­ções, po­li­ci­ais se vêem obri­ga­dos a in­tro­du­zir mãos e bra­ços na re­de de es­go­to em bus­ca de ob­je­tos es­con­di­dos.

Se­gun­do o su­pe­rin­ten­den­te da Po­lí­cia Ci­vil, in­ves­ti­ga­dor Aé­cio Sil­vei­ra, a ope­ra­ção ocor- reu den­tro da nor­ma­li­da­de, ex­ce­to pe­la re­cu­sa de se­te de­ten­tas de se­rem sub­me­ti­das a re­vis­ta ín­ti­ma por uma equi­pe fe­mi­ni­na de po­li­ci­ais. Elas tam­bém se ne­ga­ram a ir até o hos­pi­tal pa­ra re­a­li­zar exa­mes de raio “X”, que pos­si­bi­li­ta­ri­am a lo­ca­li­za­ção de armas, dro­gas e ce­lu­la­res es­con­di­das no cor­po.

A re­cu­sa das de­ten­tas foi clas­si­fi­ca­da co­mo fal­ta gra­ve e se­rá in­cluí­da na fi­cha com­por­ta­men­tal de ca­da uma de­las. O gru­po tam­bém foi pu­ni­do com a sus­pen­são das vi­si­tas no pró­xi­mo fi­nal de se­ma­na.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.