Cra­te­ra na pis­ta dei­xa agri­cul­to­res ilha­dos

Tre­cho da PR-542, en­tre Co­lo­ra­do e Ita­gua­jé, es­tá in­ter­di­ta­do, por cau­sa dos es­tra­gos pro­vo­ca­dos pe­la chu­va. Um mo­to­ris­ta caiu no bu­ra­co. Re­cu­pe­ra­ção de­ve le­var seis me­ses

O Diario do Norte do Parana - - REGIÃO - Renato Oli­vei­ra

re­na­to­o­li­vei­ra@odi­a­rio.com Agri­cul­to­res, pe­cu­a­ris­tas e mo­ra­do­res de pro­pri­e­da­des ru­rais ao lon­go da PR-542 (Co­lo­ra­do - Ita­gua­jé) e da PR-340 (Ita­gua­jé - San­to Iná­cio) es­tão ilha­dos, por cau­sa dos es­tra­gos pro­vo­ca­dos pe­la chu­va, en­tre sá­ba­do e se­gun­da-fei­ra, que su­pe­rou os 230 mi­lí­me­tros. O vo­lu­me de pre­ci­pi­ta­ção pro­vo­cou o sur­gi­men­to de pe­lo me­nos cin­co cra­te­ras ao lon­go das du­as ro­do­vi­as.

O ca­sal de pro­du­to­res ru­rais, Val­de­cir Mar­ci­a­no e Sa­ra Mo­ca, mo­ra em Co­lo­ra­do (a 95 quilô­me­tros de Ma­rin­gá), mas pas­sa to­dos os di­as pe­la PR-542 pa­ra che­gar até a Chá­ca­ra Boa Es­pe­ran­ça, on­de cul­ti­va pe­pi­nos pa­ra ven­der pa­ra va­re­jis­tas e fei­ran­tes. On­tem pe­la ma­nhã, os dois ten­ta­ram sem su­ces­so atra­ves­sar a cra­te­ra pa­ra con­fe­rir se a chu­va ha­via es­tra­ga­do a plan­ta­ção de 3,5 mil pés da le­gu­mi­no­sa.

“A água não caiu for­te, mas foi bem con­cen­tra­da e in­ten­sa. Ain­da não sa­be­mos o que es­tra­gou no nos­so sí­tio”, dis­se Sa­ra an­tes de re­tor­nar pa­ra ca­sa, após ten­tar, sem su­ces­so, atra­ves­sar a cra­te­ra que se abriu no quilô­me­tro seis da PR-542.

O agrô­no­mo Raul Pe­rei­ra, ge­ren­te de uma gran­ja de fran­gos pró­xi­ma ao dis­tri­to de Im­bi­a­ça­da, es­ti­mou que vin­te ca­mi­nhões car­re­ga­dos com 70 mil fran­gos pron­tos pa­ra o aba­te es­tão ilha­dos den­tro da pro­pri­e­da­de, por cau­sa das cra­te­ras. “Sei que exis­te uma es­tra­da al­ter­na­ti­va, que po­de ser uma saí­da. Mas co­mo ain­da es­tá mo­lha­do é im­pos­sí­vel tran­si­tar com veí­cu­lo pe­sa­do por lá”, des­ta­cou.

Que­da

O ca­so do ta­pe­cei­ro Van­der Luiz de Sou­za foi o mais inu­si­ta­do. Ele vol­ta­va pa­ra Co­ro­man­del, Mi­nas Ge­rais, com ou­tros dois ami­gos, após fa­zer com­pras de Na­tal no Pa­ra­guai, quan­do a Pa­ra­ti que con­du­zia caiu den­tro da cra­te­ra. O aci­den­te ocor­reu por vol­ta das 4h30 de on­tem.

“Ti­nha mui­ta la­ma na pis­ta, Eu des­cia de­va­gar, com me­do de fre­ar e fa­zer o car­ro der­ra­par e ro­dar. O fa­rol só fo­ca­va fo­ra da pis­ta e não en­xer­ga­va na­da. Co­mo o bu­ra­co fi­ca no meio de uma cur­va e no fim da des­ci­da, na ho­ra que eu per­ce­bi já es­ta­va lá em­bai­xo”, ex­pli­cou Sou­za.

O ta­pe­cei­ro e os ou­tros pas­sa­gei­ros do veí­cu­lo ti­ve­ram es­co­ri­a­ções e fe­ri­men­tos le­ves. “Depois que eu con­se­gui sair de den­tro da cra­te­ra fui até um sí­tio pe­dir so­cor­ro. Cer­ca de trin­ta mi­nu­tos depois, se a gen­te não si­na­li­za um ou­tro car­ro te­ria fei­to a mes­ma coi­sa. Lá na en­tra­da e aqui nas pro­xi­mi­da­des não ti­nha si­na­li­za­ção al­gu­ma”, re­cla­mou.

O sar­gen­to da Po­lí­cia Ro­do­viá­ria Es­ta­du­al (PRE), Sel­mir Al­ves de Je­sus, re­co­nhe­ceu que a si­na­li­za­ção nas pro­xi­mi­da­des da cra­te­ra “es­ta­va pre­cá­ria”, mas res­sal­tou que ha­via uma fai­xa na en­tra­da da ro­do­via in­di­can­do que o aces­so à Ita­gua­jé, pe­la PR-542, es­ta­va proi­bi­do. “Ele de­so­be­de­ceu a si­na­li­za­ção bem an­tes de che­gar ao bu­ra­co”, acres­cen­tou.

Re­pa­ros

O ge­ren­te de ope­ra­ções ro­do­viá­ri­as do De­par­ta­men­to de Es­tra­das de Ro­da­gem (DER), Iran Sa­ba­ti­ni Moreira, afir­mou que a re­cons­tru­ção da pis­ta nos três pon­tos de­ve le­var, no mí­ni­mo, seis me­ses. Ele adi­an­tou que a de­mo­ra de­cor­re da ne­ces­si­da­de de fa­zer um no­vo pro­je­to, ana­li­sar a ne­ces­si­da­de de cons­tru­ção de no­vas ga­le­ri­as de água nos pon­tos de de­sa­ba­men­to e exe­cu­ção da obra.

“On­de der pa­ra fa­zer des­vi­os por es­tra­das de ter­ra nós va­mos pro­vi­den­ci­ar o quan­to an­tes. Mas no mo­men­to nós es­ta­mos iden­ti­fi­can­do os prin­ci­pais pro­ble­mas e in­ter­di­tan­do a via pa­ra evi­tar no­vos aci­den­tes”, de­cla­rou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.