Ris­co de apa­gão é re­al, diz ONS

O Diario do Norte do Parana - - ECONOMIA - Edu­ar­do Fer­nan­des

O pre­si­den­te do Ope­ra­dor Na­ci­o­nal do Sis­te­ma (ONS), Her­mes Chipp, ad­mi­tiu que o País pre­ci­sa con­vi­ver com cer­to ní­vel de ris­co na se­gu­ran­ça do sis­te­ma de trans­mis­são de ener­gia. Se­gun­do ele, ape­sar das me­lho­ri­as que têm si­do fei­tas, a de­man­da por in­ves­ti­men­to é mai­or do que a pos­si­bi­li­da­de de exe­cu­ção rá­pi­da des­ses pro­ce­di­men­tos.

“É pre­ci­so ha­ver um equi­lí­brio en­tre a se­gu­ran­ça e o cus­to. As obras não po­dem ser fei­tas to­das ao mes­mo tem­po, por­que a ta­ri­fa da ener­gia iria lá pa­ra ci­ma. Por is­so, te­mos de cor­rer ris­co em al­guns lu­ga­res”, com­ple­tou Chipp ao che­gar ao Mi­nis­té­rio de Mi­nas e Ener­gia pa­ra a reu­nião do Con­se­lho Na­ci­o­nal de Po­lí­ti­ca Ener­gé­ti­ca (CNPE).

Se­gun­do Chipp, o go­ver­no já de­ter­mi­nou uma var­re­du­ra em to­do o sis­te­ma pa­ra iden­ti­fi­car os pon­tos mais crí­ti­cos e as su­bes­ta­ções que ofe­re­çam mais ris­co de ins­ta­bi­li­da­de na trans­mis­são. De acor­do com ele, após es­se di­ag­nós­ti­co é pos­sí­vel que a Agên­cia Na­ci­o­nal de Ener­gia Elé­tri­ca (Ane­el) de­ter­mi­ne até mes­mo a cons­tru­ção de su­bes­ta­ções pe­las com­pa­nhi­as.

“Se por um la­do te­mos usi­nas com ener­gia mui­to ba­ra­ta, co­mo Be­lo Mon­te e ou­tras que en­tra­rão em ope­ra­ção, por ou­tro es­ses pro­je­tos fi­cam mui­to dis­tan­tes dos gran­des cen­tros, exi­gin­do li­nhas de trans­mis­são mui­to lon­gas que, con­se­quen­te­men­te, têm mai­or ris­co. Es­sa si­tu­a­ção é bas­tan­te di­fe­ren­te da que ocor­re em ou­tros paí­ses”, com­ple­tou.

Se­gun­do o pre­si­den­te da ONS, os in­ves­ti­men­tos ne­ces­sá­ri­os em trans­mis­são não se­rão com­pro­me­ti­dos pe­la no­va re­a­li­da­de do se­tor, após a re­no­va­ção das con­ces­sões. To­das as trans­mis­so­ras afe­ta­das acei­ta­ram a pro­pos­ta do go­ver­no e pror­ro­ga­ram seus con­tra­tos por mais trin­ta anos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.