Pro­gra­mas de fi­de­li­da­de es­tão na mi­ra do go­ver­no

O Diario do Norte do Parana - - GERAL - Folhapress

re­da­cao@odi­a­rio.com O Mi­nis­té­rio da Jus­ti­ça no­ti­fi­cou 29 em­pre­sas, que de­ve­rão pres­tar es­cla­re­ci­men­tos ao ór­gão so­bre os pro­gra­mas de re­com­pen­sa e fi­de­li­da­de. A Se­cre­ta­ria Na­ci­o­nal do Con­su­mi­dor quer ava­li­ar o fun­ci­o­na­men­to des­ses me­ca­nis­mos, depois de um au­men­to no nú­me­ro de re­cla­ma­ções de con­su­mi­do­res.

Em­pre­sas dos se­to­res de avi­a­ção ci­vil, ho­te­la­ria, re­ven­da de com­bus­tí­vel, far­má­ci­as, ban­cos e co­mér­cio em ge­ral re­ce­be­ram a no­ti­fi­ca­ção e te­rão dez di­as pa­ra es­cla­re­ci­men­tos. A se­cre­ta­ria quer sa­ber co­mo o con­su­mi­dor tem aces­so ao sal­do de pon­tu­a­ção, li­mi­ta­ções e res­tri­ções pa­ra a uti­li­za­ção des­sa pon­tu­a­ção, co­mo são in­for­ma­das al­te­ra­ções em pro­gra­mas e quais os da­dos so­li­ci­ta­dos pa­ra a cri­a­ção dos ca­das­tros fei­tos por es­sas em­pre­sas. Ao to­do, se­gun­do o go­ver­no, fo­ram en­vi­a­das 14 ques­tões.

Da­ni­lo Do­ne­da, do De­par­ta­men­to de Pro­te­ção e De­fe­sa do Con­su­mi­dor, afir­ma que a ação sur­giu a par­tir de mo­ni­to­ra­men­to pré­vio des­sas em­pre­sas e da aná­li­se do mer­ca­do que as en­vol­ve. A no­ti­fi­ca­ção te­rá um ca­rá­ter de pros­pec­ção e ser­vi­rá pa­ra au­men­tar o co­nhe­ci­men­to do mi­nis­té­rio so­bre o se­tor. “Qu­e­re­mos sa­ber se es­sa van­ta­gem [ofe­re­ci­da nos pro­gra­mas de fi­de­li­da­de] é con­cre­ta”, afir­ma.

Ou­tro la­do

A Dotz in­for­ma que até o mo­men­to não re­ce­beu no­ti­fi­ca­ção. A em­pre­sa res­sal­ta que os da­dos so­bre a or­ga­ni­za­ção e o fun­ci­o­na­men­to­do­pro­gra­ma­es­tão­dis­po­ní­veis no si­te. A TAM in­for­mou que ain­da não foi no­ti­fi­ca­da, mas que, as­sim que for no­ti­fi­ca­da, “for­ne­ce­rá to­das as in­for­ma­ções so­li­ci­ta­das”. A Azul Li­nhas Aé­re­as con­fir­ma o re­ce­bi­men­to da no­ti­fi­ca­ção e que res­pon­de­rá den­tro do pra­zo es­ti­pu­la­do. A com­pa­nhia in­for­ma que o re­gu­la­men­to ofi­ci­al e as re­gras do pro­gra­ma de van­ta­gens es­tão dis­po­ní­veis no si­te e nos ca­nais­de­a­ten­di­men­to­a­o­cli­en­te.

O Gru­po Pão de Açú­car in­for­ma que re­ce­beu a no­ti­fi­ca­ção e que se po­si­ci­o­na­rá aos ór­gãos com­pe­ten­tes no pra­zo exi­gi­do. A re­de diz que man­tém uma po­lí­ti­ca de trans­pa­rên­cia com os cli­en­tes do pro­gra­ma Mais. O Ma­ga­zi­ne Lui­za dis­se que ain­da não foi no­ti­fi­ca­do pe­la se­cre­ta­ria.

O Itaú Uni­ban­co in­for­mou que “pre­za pe­la trans­pa­rên­cia na re­la­ção com os cli­en­tes e co­lo­ca di­ver­sos ca­nais à dis­po­si­ção pa­ra in­for­ma­ções so­bre pro­du­tos e ser­vi­ços”. A ins­ti­tui­ção fi­nan­cei­ra dis­se que vai pres­tar “to­dos os es­cla­re­ci­men­tos ne­ces­sá­ri­os” ao go­ver­no. O HSBC in­for­mou, por meio da As­ses­so­ria de Im­pren­sa, que re­ce­beu a no­ti­fi­ca­ção do Mi­nis­té­rio da Jus­ti­ça e que en­vi­a­rá as in­for­ma­ções so­li­ci­ta­das den­tro do pra­zo es­ta­be­le­ci­do. O San­tan­der in­for­ma que até o mo­men­to não foi no­ti­fi­ca­do.

A Dro­ga­sil in­for­ma que cum­pre ri­go­ro­sa­men­te to­das as re­gras es­ta­be­le­ci­das pe­los ór­gãos de re­gu­la­ção do mer­ca­do on­de atua. A em­pre­sa res­sal­ta ain­da que dis­po­ni­bi­li­za aos seus cli­en­tes di­ver­sos ca­nais de aten­di­men­to pa­ra quais­quer es­cla­re­ci­men­tos e dú­vi­das. As de­mais em­pre­sas ain­da não se pro­nun­ci­a­ram.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.