CPI ter­mi­na sem in­di­ci­a­men­tos

O Diario do Norte do Parana - - GERAL - Ricardo Bri­to

Sob pro­tes­to, a CPI do Ca­cho­ei­ra de­ci­diu on­tem apro­var, por 21 vo­tos a se­te, o vo­to em se­pa­ra­do apre­sen­ta­do pe­lo de­pu­ta­do fe­de­ral Luiz Pi­ti­man (PMDB-DF) que, após oi­to me­ses de in­ves­ti­ga­ção, não pro­põe o in­di­ci­a­men­to de ne­nhum dos in­ves­ti­ga­dos pe­la co­mis­são par­la­men­tar. A úni­ca pro­vi­dên­cia con­cre­ta do pa­re­cer, com ape­nas du­as pá­gi­nas, é en­ca­mi­nhar as con­clu­sões da apu­ra­ção pa­ra a Po­lí­cia Fe­de­ral e pa­ra o Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Fe­de­ral.

A de­ci­são foi pos­sí­vel, por­que foi der­ru­ba­do, du­ran­te a mes­ma ses­são, o tex­to de mais de 5 mil pá­gi­nas do re­la­tor e de­pu­ta­do Odair Cu­nha (PT-MG). A pro­pos­ta de­le, re­jei­ta­da por 18 vo­tos a 16, pro­pu­nha ao Mi­nis­té­rio Pú­bli­co o in­di­ci­a­men­to de 29 pes­so­as e a res­pon­sa­bi­li­za­ção de ou­tras 12 por par­ti­ci­par ou se en­vol­ver cri­mi­no­sa­men­te com a qua­dri­lha co­man­da­da pe­lo con­tra­ven­tor Car­los Au­gus­to Ra­mos, o Car­li­nhos Ca­cho­ei­ra.

Na lis­ta de in­di­ci­a­dos do re­la­tor, cons­ta­vam o go­ver­na­dor de Goiás, Mar­co­ni Pe­ril­lo (PSDB), o pre­fei­to de Pal­mas, Raul Fi­lho (PT), o de­pu­ta­do fe­de­ral Car­los Al­ber­to Le­réia (PSDB-GO) e o se­na­dor cas­sa­do De­mós­te­nes Tor­res (sem par­ti­do-GO). Cu­nha che­gou a ce­der, re­ti­ran­do o pe­di­do de in­di­ci­a­men­to de jor­na­lis­tas e de in­ves­ti­ga­ção do pro- cu­ra­dor-ge­ral da República, Ro­ber­to Gur­gel. Mas a pro­pos­ta do re­la­tor foi re­jei­ta­da na ter­cei­ra ten­ta­ti­va de vo­ta­ção.

Du­ran­te os de­ba­tes, o de­pu­ta­do Síl­vio Cos­ta (PTB-PE) cha­mou a pro­pos­ta de Pi­ti­man de “pi­a­da” e “brin­ca­dei­ra”. O de­pu­ta­do Onyx Lo­ren­zo­ni (DEM-RS) dis­se que é “ri­dí­cu­lo” re­su­mir os mi­lha­res de do­cu­men­tos, es­cu­tas e ex­tra­tos ban­cá­ri­os a “du­as fo­lhas”.

O se­na­dor Pe­dro Ta­ques (PDT-MT) afir­mou que o vo­to em se­pa­ra­do pa­de­cia de efi­cá­cia, por­que pro­pu­nha, após a con­clu­são da CPI, que um gru­po de três de­pu­ta­dos e dois senadores acom­pa­nhas­se até 2014 o an­da­men­to das in­ves­ti­ga­ções da PF e do MP.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.