Ál­buns

O Diario do Norte do Parana - - O DIÁRIO DO NORTE DO PARANÁ -

que se ca­sou. A ini­ci­a­ti­va de cri­ar o li­vro par­tiu do bis­ne­to De­nis Ro­ger Eg­mont Re­naux, ins­pi­ra­do na tra­di­ção fa­mi­li­ar de ob­ser­var e co­nhe­cer a his­tó­ria dos an­te­pas­sa­dos por meio dos ál­buns de fa­mí­lia, fo­lhe­a­dos em en­con­tros nos­tál­gi­cos dos pa­ren­tes. O li­vro nas­ceu des­se con­ta­to e re­ser­vou no­vas des­co­ber­tas du­ran­te a em­prei­ta­da de reu­nir mais de 120 fo­tos que ilus­tram o li­vro, de 127 pá­gi­nas.

“Cul­tu­a­mos mui­to es­sas fo­to­gra­fi­as. Es­sa cul­tu­ra do meu avô pas­sou de ge­ra­ção em ge­ra­ção, até que meu fi­lho su­ge­riu pu­bli­car­mos”, con­ta Si­grid Lan­ge Scher­rer Re­naux, ne­ta do fo­tó­gra­fo. Ela re­ve­la que mui­tas das fo­to­gra­fi­as fo­ram des­co­ber­tas e redes­co­ber­tas. “Pe­lo me­nos ago­ra es­tão or­ga­ni­za­das e re­ce­be­ram uma sequên­cia”, avi­sa. Mui­tas fi­ca­ram de fo­ra do ma­te­ri­al es­co­lhi­do pa­ra que o li­vro não fi­cas­se tão ex­ten­so. A pu­bli­ca­ção foi cus­te­a­da pe­los pró­pri­os pa­ren­tes. A fa­mí­lia tentou apoio do Go­ver­no do Es­ta­do pa­ra a pu­bli­ca­ção, sem su­ces­so. “In­fe­liz­men­te, não há ver­ba pa­ra a cul­tu­ra”, la­men­ta Si­grid.

Se­le­ção

Das si­tu­a­ções cap­ta­das pe­las len­tes do co­mer­ci­an­te, os ne­tos Si­grid e Francisco Lothar Pau­lo Lan­ge, jun­ta­men­te com o bis­ne­to De­nis, fi­lho de Si­grid, vi­ram que aque­le ma­te­ri­al tam­bém era um re­gis­tro his­tó­ri­co do cres­ci­men­to das ci­da­des por on­de Lan­ge vi­veu e vi­si­tou, não só no Pa­ra­ná. O tra­ba­lho de bus­car fo­to­gra­fi­as na ca­sa de pa­ren­tes, em mu­seus e na bi­bli­o­te­ca foi o pri­mei­ro pas­so da pes­qui­sa. O se­gun­do foi se­le­ci­o­nar e se­pa­rar em ca­pí­tu­los ca­da mo­men­to da­que­les que os três fa­mi­lia- res con­si­de­ra­ram com re­le­vân­cia his­tó­ri­ca pa­ra a pu­bli­ca­ção. “Op­ta­mos por não iden­ti­fi­car nin­guém, não in­te­res­sa se é pa­ren­te ou não. O que in­te­res­sa é o con­tex­to que a ima­gem foi pro­du­zi­da”, res­sal­ta Si­grid.

Os re­gis­tros, ar­ris­ca a ne­ta, não fo­ram fei­tos com a in­ten­ção de pre­ser­var a his­to­ri­ci­da­de da épo­ca. Lan­ge fo­to­gra­fa­va pe­lo pu­ro in­te­res­se de fo­to­gra­far. “Acre­di­to que ele sa­bia que fo­to­gra­fa­va al­go im­por­tan­te, mas não era es­se o ob­je­ti­vo. Ho­je es­sas fo­tos têm um va­lor his­tó­ri­co mui­to gran­de”, com­ple­men­ta. Na fa­mí­lia, nin­guém tri­lhou o ca­mi­nho pro­fis­si­o­nal da fo­to­gra­fia, mas o gos­to pe­los re­gis­tros per­ma­ne­ce­ram. “Em ca­sa, to­do mun­do fo­to­gra­fa”, con­ta a ne­ta.

Bi­o­gra­fia

Fre­de­ri­co Lan­ge, co­mo era cha­ma­do, nas­ceu em Join­vil­le no ano de 1869, par­tin­do pa­ra Cu­ri­ti­ba em 1884 pa­ra es­tu­dar e tra­ba­lhar. Foi nes­se pe­río­do que a fo­to­gra­fia pas­sou a in­te­grar seus afa­ze­res, quan­do se in­te­res­sou pe­la ar­te dos cli­ques – im­por­tou um equi­pa­men­to e pas­sou a re­gis­trar to­da a ci­da­de e os cos­tu­mes da épo­ca, in­cluin­do o Clube dos Ci­clis­tas, fun­da­do em 1895 pe­lo pró­prio Lan­ge.

De pro­fis­são, era co­mer­ci­an­te e man­ti­nha uma lo­ja de se­cos e mo­lha­dos. Pa­ra­le­lo a es­sas ati- vi­da­des, cri­ou um ate­liê fo­to­grá­fi­co e era mul­ti-ins­tru­men­tis­ta, to­can­do flau­ta, vi­o­li­no e gai­ta de fo­le si­mul­ta­ne­a­men­te (co­mo re­gis­tra­do em um au­tor­re­tra­to). O hobby fo­to­grá­fi­co, às ve­zes, ti­nha con­tor­nos mais pro­fis­si­o­nais, co­mo os re­gis­tros fei­tos da cons­tru­ção da Es­tra­da de Fer­ro São Pau­lo-Rio Gran­de do Sul (EFSPRG), um pe­di­do es­pe­ci­al da cons­tru­to­ra. Seus olha­res con­ge­la­dos tam­bém ilus­tra­ram car­tões-pos­tais, que di­vul­ga­vam o Bra­sil na Eu­ro­pa por meio da Mis­são Bra­si­lei­ra de Pro­pa­gan­da e Ex­pan­são Econô­mi­ca de Pa­ris – es­tas fo­tos fo­ram in­cluí­das no ca­pí­tu­lo “Ra­ri­da­des”, do li­vro. Lan­ge morreu em 1944.

Fre­de­ri­co Lan­ge

Fre­de­ri­co Lan­ge fo­to­gra­fou a cons­tru­ção da Es­tra­da de Fer­ro SP-RS; ope­rá­ri­os se di­ver­ti­am no mo­men­to da fo­to

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.