No Bra­sil, adul­tos gra­du­a­dos são 11,3%

O Diario do Norte do Parana - - ZOOM - Agên­cia Es­ta­do

re­da­cao@odi­a­rio.com Qua­se me­ta­de da po­pu­la­ção adul­ta (25 anos ou mais) no Bra­sil não com­ple­tou o cur­so fun­da­men­tal, se­gun­do o Cen­so 2010 di­vul­ga­do on­tem pe­lo IBGE. No ou­tro ex­tre­mo, ape­nas 11,3% que têm cur­so su­pe­ri­or com­ple­to.

Há um abis­mo no ní­vel de ins­tru­ção de adul­tos do Nor­des­te e do Su­des­te, de acor­do com o Cen­so. E mes­mo na re­gião com os me­lho­res re­sul­ta­dos, os ín­di­ces são pre­o­cu­pan­tes. En­tre as pes­so­as com 25 anos ou mais do Su­des­te, 13,7% têm cur­so su­pe­ri­or com­ple­to. No Nor­des­te, são ape­nas 7,1%. Já os que se­quer com­ple­ta­ram o en­si­no fun­da­men­tal são 59% no Nor­des­te e 43,7% no Su­des­te.

O ní­vel de ins­tru­ção cres­ce na po­pu­la­ção mais jo­vem. No País, 49,3% dos adul­tos de 25 anos ou mais não têm fun­da­men­tal com­ple­to e ape­nas 11,3% con­cluí­ram o cur­so su­pe­ri­or. Na fai­xa de 25 a 29 anos, a proporção dos que não têm en­si­no fun­da­men­tal com­ple­to cai pa­ra 28,2%, e o su­pe­ri­or com­ple­to so­be pa­ra 13%.

En­tre os alu­nos que es­tão na uni­ver­si­da­de, 10,3% já têm o cur­so su­pe­ri­or com­ple­to e fa­zem ou­tra fa­cul­da­de. En­tre es­tu­dan­tes de ní­vel su­pe­ri­or com 40 anos ou mais, 30% já têm ou­tro cur­so com­ple­to e fa­zem uma no­va fa­cul­da­de.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.