TSE fe­cha ano sem jul­gar Ma­rin­gá

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Mu­ri­lo Gat­ti

mgat­ti@odi­a­rio.com Os mi­nis­tros do Tri­bu­nal Su­pe­ri­or Elei­to­ral (TSE) re­a­li­za­ram on­tem a úl­ti­ma ses­são do ano e jul­ga­ram ape­nas cin­co pro­ces­sos re­fe­ren­tes ao plei­to de 2012. Pa­ra 2013, se­gun­do a pre­si­den­te do TSE, Car­mem Lú­cia Antunes Ro­cha, ape­nas em re­la­ção a ques­ti­o­na­men­tos de re­gis­tros de can­di­da­tu­ra fi­ca­ram pen­den­tes 10% dos pro­ce­di­men­tos.

En­tre as si­tu­a­ções que ain­da ca­re­cem de de­fi­ni­ção por par­te da cor­te do TSE es­tá o ques­ti­o­na­men­to do re­gis­tro de can­di­da­tu­ra do pre­fei­to elei­to de Ma­rin­gá, Car­los Ro­ber­to Pu­pin (PP), e do vi­ce, Cláudio Fer­di­nan­di (PMDB).

Con­tra Pu­pin, o ques­ti­o­na­men­to é de que ele não po­de­ria dis­pu­tar as elei­ções por­que as­su- miu a pre­fei­tu­ra nos 6 me­ses an­te­ri­o­res às elei­ções de 2008 e 2012 e que, por es­ta ra­zão, te­ria con­cor­ri­do pa­ra um ter­cei­ro man­da­to. O ca­so de Fer­di­nan­di se re­fe­re a uma pres­ta­ção de contas de­sa­pro­va­da pe­lo Tri­bu­nal de Contas do Es­ta­do (TCE), mas que em me­a­dos des­te ano foi re­vis­ta por meio de de­ci­são ju­di­ci­al.

Se­gun­do o ofi­ci­al do ga­bi­ne­te do mi­nis­tro Mar­co Au­ré­lio Mel­lo, que pro­fe­riu de­ci­são mo­no­crá­ti­ca an­tes do pri­mei­ro tur­no das elei­ções ga­ran­tin­do o di­rei­to de Pu­pin e Fer­di­nan­di dis­pu­ta­rem as elei­ções, o pro­ces­so re­la­ci­o­na­do aos fu­tu­ros ges­to­res de Ma­rin­gá - que to­mam pos­se no dia 1º de ja­nei­ro - de­pen­de ape­nas do re­la­tó­rio do vo­to do mi­nis­tro pa­ra que se­ja en­ca­mi­nha­do à pau­ta de jul­ga­men­tos da cor­te do tri­bu­nal, que vai ser aber­ta no dia 1º de fe­ve­rei­ro.

Ain­da de acor­do com in­for­ma­ções do ga­bi­ne­te, os dois pro­ces­sos che­ga­ram pa­ra aná­li­se fi­nal do mi­nis­tro ape­nas no dia 10 de de­zem­bro, o que in­vi­a­bi- li­zou a to­ma­da de uma de­ci­são fi­nal so­bre o ca­so ain­da es­te ano. O ofi­ci­al de ga­bi­ne­te não quis in­for­mar qu­an­tos pro­ces­sos re­fe­ren­tes a re­gis­tro de can­di­da­tu­ra fi­ca­ram pen­den­tes no ga­bi­ne­te de Mar­co Au­ré­lio. A úni­ca in­for­ma­ção é de que há vá­ri­os pro­ces­sos que per­ma­ne­cem sem jul­ga­men­to em to­dos os ga­bi­ne­tes dos mi­nis­tros do TSE. “O Mar­co Au­ré­lio é mui­to aten­to aos re­cur­sos. Ele vai ler to­da a ma­té­ria e só en­tão vai fa­zer o re­la­tó­rio do vo­to”, in­for­mou o as­ses­sor.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.