Ma­rin­ga­en­se quer ir até Lon­dri­na a pé

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Da Re­da­ção

re­da­cao@odi­a­rio.com Uma ca­mi­nha­da de 90 km en­tre Ma­rin­gá e Lon­dri­na em um úni­co dia. Es­sa é a pro­gra­ma­ção do ge­ren­te de pro­je­tos Ayr­ton Ân­ge­lo da Sil­va Fi­lho, 41 anos, pa­ra o pró­xi­mo sá­ba­do. Des­de 1997 ele so­nha em per­cor­rer a pé o tra­je­to en­tre as du­as ci­da­des pe­la mar­gem da BR-376, e há 1 ano se pre­pa­ra pa­ra o de­sa­fio. “Não es­tou pa­gan­do pro­mes­sa e nem fa­zen­do in­ten­ção pa­ra na­da. Tra­ta-se de um de­sa­fio pes­so­al que tra­cei após inú­me­ras vi­a­gens de car­ro pe­la ro­do­via, que gos­to mui­to, de­vi­do à be­la pai­sa­gem”, es­cla­re­ce. O iní­cio da ca­mi­nha­da es­tá mar­ca­do pa­ra a 0h01 de sá­ba­do, a par­tir do tre­vo do Con­tor­no Nor­te, no li­mi­te en­tre Ma­rin­gá e Sa­ran­di. Ele cal­cu­la que pre­ci­sa­rá de 20 ho­ras pa­ra com­ple­tar o percurso, ca­mi­nhan­do a 5 km/h. Du­ran­te o tra­je­to es­tão pro­gra­ma­das pa­ra­das pa­ra hi­dra­ta­ção e ali­men­ta­ção.

Sil­va Fi­lho ex­pli­ca que a ca­mi­nha­da às mar­gens da ro­do­via se­rá so­li­tá­ria, mas que haverá um gru­po de apoio. “Fa­rei uma pau­sa a ca­da 5 ou 10 km per­cor­ri­dos pa­ra re­por as ener­gi­as, uma vez que o gas­to ca­ló­ri­co é mui­to gran­de. O pes­so­al es­ta­rá me es­pe­ran­do pa­ra es­sas pa­ra­das, que de­vem du­rar cer­ca de 5 mi­nu­tos ca­da”, ex­pli­ca, acres­cen­tan­do que o car­dá­pio foi de­fi­ni­do sob a ori­en­ta­ção de um nu­tró­lo­go. Ao lon­go da ca­mi­nha­da ele vai con­su­mir água, fru­tas, bar­ras de ce­re­ais e re­fei­ções le­ves.

Es­sa não se­rá a pri­mei­ra vez que o ge­ren­te de pro­je­tos ca­mi­nha­rá os 90 km en­tre Ma­rin­gá e Lon­dri­na a pé. O tra­je­to já foi per­cor­ri­do an­te­ri­or­men­te, só que em du­as eta­pas. “No pri­mei­ro dia fui até São Pe­dro, e de lá se­gui pa­ra Lon­dri­na após uma se­ma­na”, lem­bra. Es­se foi ape­nas um dos 189 trei­nos re­a­li­za­dos por Sil­va Fi­lho du­ran­te es­te ano de pre­pa­ra­ção. Ao to­do, des­de de­zem­bro de 2011, ele já ca­mi­nhou 1.630 km em 256 ho­ras - es­for­ço fí­si­co que re­sul­tou na per­da de 20 kg. “Per­der pe­so não era o ob­je­ti­vo prin­ci­pal, foi con­sequên­cia da ati­vi­da­de fí­si­ca.”

Sil­va Fi­lho pas­sou por uma ava­li­a­ção car­di­o­ló­gi­ca e des­de fe­ve­rei­ro con­ta com o acom­pa­nha­men­to do “per­so­nal train­ner” Lu­ci­a­no An­dra­de. O ‘kit’ pa­ra o de­sa­fio in­clui três pa­res de tê­nis e três ca­mi­se­tas, além de fa­rol e co­le­te si­na­li­za­dor.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.