Falsificadores per­dem R$ 500 mil

Ope­ra­ção de­sen­ca­de­a­da na ma­nhã de on­tem pe­la Po­lí­cia Ci­vil e Re­cei­ta Es­ta­du­al des­man­te­lou cin­co em­pre­sas es­pe­ci­a­li­za­das no co­mér­cio de pro­du­tos fal­si­fi­ca­dos

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Ro­ber­to Sil­va

rsil­va@odi­a­rio.com A “Ope­ra­ção Mar­ca Re­gis­tra­da”, lan­ça­da na ma­nhã de on­tem pe­la Po­lí­cia Ci­vil de Ma­rin­gá e Re­cei­ta Es­ta­du­al, en­cer­rou as ati­vi­da­des de cin­co em­pre­sas en­vol­vi­das com o co­mér­cio de pe­ças au­to­mo­ti­vas fal­si­fi­ca­das, além de car­tu­chos e ton­ners pa­ra im­pres­so­ras. As in­ves­ti­ga­ções re­ve­la­ram que o gru­po atu­a­va ha­via mais de dois anos na ci­da­de e for­ne­cia ma­te­ri­al pa­ra to­do o País. Três grá­fi­cas res­pon­sá­veis pe­la fal­si­fi­ca­ção de em­ba­la­gens e se­los de se­gu­ran­ça tam­bém fo­ram al­vo da ope­ra­ção. Além de do­cu­men­tos, a po­lí­cia apre­en­deu R$ 500 mil em mer­ca­do­ri­as.

O delegado ad­jun­to da 9ª Sub­di­vi­são Po­li­ci­al (SDP), Na­gib Nas­sif Pal­ma, ex­pli­cou que as in­ves­ti­ga­ções co­me­ça­ram em se­tem­bro pas­sa­do, depois de uma de­nún­cia anô­ni­ma aler­tar so­bre o en­vol­vi­men­to de vá­ri­as em­pre­sas com o co­mér­cio de ve­las e bron­zi­nas fal­si­fi­ca­das, além de ton­ner e car­tu­chos pa­ra im­pres­so­ras. Um mo­ni­to­ra­men­to nos lo­cais in­di­ca­dos pe­lo de­nun­ci­an­te não só con­fir­mou a de­nún­cia, co­mo re­ve­lou que as em­pre­sas man­ti­nham os es­to­ques es­con­di­dos em re­si­dên­ci­as.

On­tem pe­la ma­nhã, um gru­po for­ma­do por cer­ca de 60 po­li­ci­ais ci­vis, de­le­ga­dos e fis­cais da Re­cei­ta Es­ta­du­al cum­priu man­da­dos de bus­ca e apre- en­são nas em­pre­sas e nos de­pó­si­tos, si­mul­ta­ne­a­men­te. A ope­ra­ção con­fir­mou que os gru­pos ad­qui­ri­am pe­ças de bai­xa qua­li­da­de, fa­bri­ca­das na Chi­na e Bra­sil, e as em­ba­la­vam em cai­xas de mar­cas co­nhe­ci­das. Pal­ma clas­si­fi­cou a ati­vi­da­de co­mo cri­me con­tra a re­la­ção de con­su­mo e con­tra a pro­pri­e­da­de ma­te­ri­al e frau­de no co­mér­cio.

Ain­da de acor­do com o delegado, um gran­de vo­lu­me de do­cu­men­tos apre­en­di­dos nas em­pre­sas in­di­cam su­pos­ta prá­ti­ca de so­ne­ga­ção fis­cal. Os do­cu­men­tos se­rão pe­ri­ci­a­dos pe­la Re­cei­ta Es­ta­du­al, que ten­ta­rá des­co­brir o vo­lu­me de mer­ca­do­ri­as co­mer­ci­a­li­za­das no de­cor­rer do tem­po pa­ra, só en­tão, de­fi­nir o va­lor das mul­tas a se­rem apli­ca­das con­tra os falsificadores.

Ain­da de acor­do com a po­lí­cia, exis­tem in­for­ma­ções de que a em­pre­sa en­vol­vi­da na fal­si­fi­ca­ção de car­tu­chos e ton­ners es­ta­ria par­ti­ci­pan­do até de li­ci­ta­ções pú­bli­cas. O ma­te­ri­al apre­en­di­do, que lo­tou a car­ro­ce­ria de dois ca­mi­nhões, foi le­va­do ao pá­tio da 9ª SDP e pas­sa­rá por pe­rí­cia. As vin­te pes­so­as de­ti­das na ope­ra­ção - a mai­o­ria fun­ci­o­ná­ri­os - fo­ram li­be­ra­das, após pres­ta­rem in­ter­ro­ga­tó­rio. “Mui­tos já ha­vi­am si­do pre­sos an­te­ri­or­men­te pe­lo mes­mo cri­me”, con­cluiu Pal­ma.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.