Emprego tem o pi­or no­vem­bro des­de 2003

O Diario do Norte do Parana - - ECONOMIA - Ro­sân­ge­la Gris, com Agên­ci­as

re­da­cao@odi­a­rio.com Ma­rin­gá re­gis­trou uma que­da de 41% na ge­ra­ção de em­pre­gos for­mais em ou­tu­bro des­te ano na com­pa­ra­ção com o mes­mo pe­río­do de 2011 e des­pen­cou da se­gun­da pa­ra a dé­ci­ma po­si­ção no ran­king es­ta­du­al.

Se­gun­do os da­dos do Ca­das­tro Ge­ral de Em­pre­ga­dos e De­sem­pre­ga­dos ( Ca­ged), di­vul­ga­dos on­tem pe­lo Mi­nis­té­rio do Tra­ba­lho e Emprego (MTE), no mês pas­sa­do, o sal­do de pos­tos de tra­ba­lho for­mais do mu­ni­cí­pio foi de 244, com 7.392 ad­mis­sões e 7.148 de­mis­sões, an­te os 413 de ou­tu­bro pas­sa­do.

Os da­dos do Ca­ged mos­tram que es­te foi o pi­or mês de no­vem­bro, em ter­mos de cri­a­ção de pos­tos de tra­ba­lho com car­tei­ra as­si­na­da, des­de 2003. Na­que­le mês, a aber­tu­ra de va­gas de em­pre­gos for­mais so­mou 288.

O de­sem­pe­nho de no­vem­bro é ain­da pi­or quan­do com­pa­ra­do ao mês an­te­ri­or. No com­pa­ra­ti­vo en­tre os ou­tu­bro e no­vem­bro, o re­cu­ou foi de 56% já que em ou­tu­bro o sal­do de em­pre­gos con­ta­bi­li­za­do foi de 556.

Dos oi­to se­to­res de ati­vi­da­de, ape­nas três apre­sen­ta­ram au­men­to de va­gas for­mais em Ma­rin­gá no úl­ti­mo mês: co­mér­cio (449 va­gas), ser­vi­ço (218 va­gas) e ad­mi­nis­tra­ção pú­bli­ca (10 va­gas). Os seg­men­tos de ex­tra­ti­va mi­ne­ral e ser­vi­ço in­du­tri­al de uti­li­da­de pú­bli­ca fi­ca- ram es­tá­veis.

Os ou­tros três re­gis­tra­ram re­tra­ção de va­gas. O que mais en­co­lheu em no­vem­bro foi a in­dús­tria de trans­for­ma­ção com o fe­cha­men­to de 306 va­gas no mu­ni­cí­pio. A cons­tru­ção ci­vil fe­chou 120 pos­tos de tra­ba­lho e a agro­pe­cuá­ria se­te.

Pa­ra­ná

Em con­tra­par­ti­da, o Pa­ra­ná foi o Es­ta­do do Sul que mais am­pli­ou o nú­me­ro de em­pre­gos de ja­nei­ro a no­vem­bro. Des­con­ta­das as va­gas fe­cha­das, o Es­ta­do te­ve um sal­do de 132.623 no­vos em­pre­gos com car­tei­ra as­si­na­da, o que re­pre­sen­ta au­men­to de 5,3% em re­la­ção ao es­to­que de tra­ba­lha­do­res de de­zem­bro do ano pas­sa­do. No mes­mo pe­río­do, San­ta Ca­ta­ri­na cri­ou 94.452 no­vos pos­tos e o Rio Gran­de do Sul, 108.317. Em no­vem­bro, o Pa­ra­ná re­gis­trou um sal­do de 5.727 va­gas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.