Adap­ta­ção emo­ci­o­na

O Diario do Norte do Parana - - O DIÁRIO DO NORTE DO PARANÁ -

Aos tei­mo­sos que acom­pa­nham as obras li­te­rá­ri­as e ain­da as­sim an­sei­am por uma adap­ta­ção qua­se à ris­ca do que es­tá nas pá­gi­nas dos li­vros, a es­pe­ran­ça fren­te ao lan­ça­men­to do pri­mei­ro fil­me que en­gre­na mais uma tri­lo­gia de Pe­ter Jack­son re­nas­ceu. “O Hob­bit – Uma Jor­na­da Ines­pe­ra­da” é ba­se­a­do no li­vro de 296 pá­gi­nas “O Hob­bit”, de J.R.R. Tol­ki­en, que sus­ten­ta­rá três lon­gas. Até aqui, ne­nhu­ma no­vi­da­de. O úni­co pen­sa­men­to re­cor­ren­te se­ria o de “Ok, li­vro pe­que­no, mui­tas ho­ras de fil­me, mais de­ta­lhes”. So­ma er­ra­da, uma vez que o fil­me não se­gue as pas­sa­gens do li­vro sem al­te­ra­ções no­tá­veis.

O que po­de­ria até in­sul­tar aos fãs, não atra­pa­lha. É com­pre­en­sí­vel a adap­ta­ção ci­ne­ma­to­grá­fi­ca do li­vro com ce­nas adi­ci­o­nas ou cor­tes ines­pe­ra­dos de co­mo a his­tó­ria é con­du­zi­da. Pa­ra a pri­mei­ra par­te, apro­xi­ma­da­men­te 110 pá­gi­nas fo­ram uti­li­za­das pa­ra em­ba­sar o ro­tei­ro que re­sul­tou no fil­me com qua­se três ho­ras de du­ra­ção – seis ca­pí­tu­los. Adi­ci­o­nar al­guns per­so­na­gens, co­mo Sa­ru­man, Ga­la­dri­el e o ma­go Cas­ta­nho Ra­dar­gast ten­ta fa­zer uma co­ne­xão com a tri­lo­gia já lan­ça­da de for­ma des­ne­ces­sá­ria.

Na his­tó­ria de Tol­ki­en, Bil­bo Bol­sei­ro de­mo­ra a apa­ren­tar a co­ra­gem e va­len­tia que de­mons­tra na telona – uma co­lher de chá pa­ra que o per­so­na­gem ga­nhas­se a em­pa­tia do pú­bli­co de ime­di­a­to. Fal­ta des­ta­que ao es­pé­ci­me que dá no­me à tra­ma: o fo­co na tra­je­tó­ria de um me­dro­so e aco­mo­da­do Bil­bo nas des­ven­tu­ras se­quen­ci­ais é ofus­ca­do pe­lo pla­no de re­a­ver a Mon­ta­nha So­li­tá­ria dos anões, li­de­ra­dos por Tho­rin Es­cu­do de Car­va­lho – per­so­na­gem que ten­ta in­cor­po­rar a gran­di­o­si­da­de dos fei­tos de um ou­tro guer­rei­ro já co­nhe­ci­do, Ara­gorn.

Ape­sar dos des­vi­os, a adap­ta­ção emo­ci­o­na, nos faz re­tor­nar no tem­po e ain­da con­vi­ver com os ele­men­tos da Ter­ra Mé­dia com to­da a ma­gia de pla­nos aber­tos sen­sa­ci­o­nais da No­va Ze­lân­dia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.