Ope­ra­ção Ve­rão tem efe­ti­vo mai­or

O Diario do Norte do Parana - - ZOOM - Agên­cia de No­tí­ci­as do Pa­ra­ná

re­da­cao@odi­a­rio.com Com re­for­ço de 20% no nú­me­ro de po­li­ci­ais mi­li­ta­res e bom­bei­ros em re­la­ção à tem­po­ra­da an­te­ri­or, além de mais mé­di­cos e au­men­to de 40% no to­tal de tra­ba­lha­do­res de lim­pe­za pú­bli­ca, co­me­çou ofi­ci­al­men­te on­tem a Ope­ra­ção Ve­rão Pa­ra­ná 20122013. A ação foi aber­ta pe­lo go­ver­na­dor Be­to Richa (PSDB), em ce­rimô­nia na praia de Cai­o­bá, em Ma­ti­nhos.

São es­pe­ra­das pa­ra a tem­po­ra­da 2 mi­lhões de pes­so­as, en­tre mo­ra­do­res e ve­ra­nis­tas, nos se­te mu­ni­cí­pi­os do Li­to­ral e nas 38 ci­da­des da Cos­ta Oes­te pa­ra­na­en­se. “Am­pli­a­mos os ser­vi­ços do go­ver­no nos mu­ni­cí­pi­os pa­ra bem re­ce­ber os ve­ra­nis­tas, mas não es­que­ce­mos o res­pei­to às pes­so­as que aqui vi­vem”, afir­mou Richa. O go­ver­na­dor des­ta­cou que o tra­ba­lho in­te­gra­do en­tre os di­ver­sos ór­gãos pú­bli­cos es­ta­du­ais e as pre­fei­tu­ras vai per­mi­tir uma ação efe­ti­va pa­ra aten­der os fre­quen­ta­do­res dos bal­neá­ri­os.

A Po­lí­cia Mi­li­tar e o Cor­po de Bom­bei­ros têm efe­ti­vo 20% mai­or que na ope­ra­ção pas­sa­da. São 2 mil po­li­ci­ais e 900 bom­bei­ros. A Po­lí­cia Ci­vil tam­bém am­pli­ou o efe­ti­vo nas de­le­ga­ci­as pa­ra 234 agen­tes, pa­ra au­xi­li­ar na guar­da de pre­sos e nas in­ves­ti­ga­ções, prin­ci­pal­men­te do trá­fi­co de dro­gas, e coi­bir o por­te de armas.

De acor­do com o se­cre­tá­rio de Es­ta­do da Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca, Cid Vas­ques, a Ope­ra­ção Ve­rão vai com­ba­ter cri­mes co­mo trá­fi­co de dro­gas, ho­mi­cí­di­os e rou­bos e abu­sos no vo­lu­me de som e no con­su­mo de be­bi­das al­coó­li­cas. “O im­por­tan­te é a po­pu­la­ção sen­tir a pre­sen­ça da se­gu­ran­ça pú­bli­ca no Li­to­ral. O tra­ba­lho po­li­ci­al ga­ran­ti­rá paz e tran­qui­li­da­de aos mo­ra­do­res e ve­ra­nis­tas”, dis­se o se­cre­tá­rio.

Pa­ra o tra­ba­lho de sal­va­men­to e res­ga­te, haverá guar­da-vi­das em cem pon­tos ao lon­go da or­la pa­ra­na­en­se e em 50 pon­tos no in­te­ri­or do Es­ta­do, além de 64 em­bar­ca­ções em praia e 166 vi­a­tu­ras mo­to­ri­za­das. O tra­ba­lho vai con­tar ain­da com apoio de no­ve vi­a­tu­ras pa­ra áre­as sem pos­tos de guar­da-vi­das, 24 ho­ras por dia. A cor­po­ra­ção dis­tri­bui­rá ma­te­ri­ais de pre­ven­ção con­tra afo­ga­men­tos e pul­sei­ras pa­ra iden­ti­fi­ca­ção in­fan­til.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.