Sa­ran­di ga­nha Uni­da­de PR Se­gu­ro em ja­nei­ro

Pro­gra­ma ins­pi­ra­do nas uni­da­des pa­ci­fi­ca­do­ras do Rio de Ja­nei­ro che­ga ao no­ro­es­te co­mo for­ma de re­du­zir a cri­mi­na­li­da­de; no­va de­le­ga­cia tam­bém es­tá sen­do es­tu­da­da

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Luiz de Car­va­lho

car­va­lho@odi­a­rio.com O pre­fei­to de Sa­ran­di, Car­los Al­ber­to de Pau­la Jú­ni­or (PDT), pas­sou a ma­nhã de on­tem em reu­niões com o co­man­do do 4º Ba­ta­lhão da Po­lí­cia Mi­li­tar (BPM) e com o delegado-che­fe da 9ª Sub­di­vi­são Po­li­ci­al (SDP) de Ma­rin­gá pa­ra dis­cu­tir a ins­ta­la­ção de uma Uni­da­de Pa­ra­ná Se­gu­ro (UPS) na ci­da­de e a cons­tru­ção de uma no­va de­le­ga­cia.

De acor­do com o pre­fei­to, há ur­gên­cia pa­ra al­gu­mas de­fi­ni­ções por­que o go­ver­na­dor Be­to Richa (PSDB) lhe ga­ran­tiu que a pri­mei­ra UPS do no­ro­es­te do Pa- ra­ná se­rá im­plan­ta­da em Sa­ran­di no pró­xi­mo mês.

No mês pas­sa­do, De Pau­la foi re­ce­bi­do em au­di­ên­cia por Richa, jun­ta­men­te com o de­pu­ta­do es­ta­du­al Dou­tor Ba­tis­ta (PMN) e o de­pu­ta­do fe­de­ral Luiz Nishi­mo­ri (PSDB), pa­ra dis­cu­tir o avan­ço da cri­mi­na­li­da­de em Sa­ran­di, quan­do o go­ver­na­dor re­ve­lou que a Se­cre­ta­ria de Es­ta­do Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca já tra­ba­lha­va na pro­gra­ma­ção de uma UPS pa­ra a ci­da­de. “Com es­ta Uni­da­de, Sa­ran­di vai do­brar seu efe­ti­vo po­li­ci­al”, dis­se o pre­fei­to.

O pro­gra­ma “Uni­da­de Pa­ra­ná Se­gu­ro” é ins­pi­ra­do nas Uni­da­des de Po­lí­cia Pa­ci­fi­ca­do­ra (UPP) cri­a­das no Rio de Ja­nei­ro pa­ra ga­ran­tir a se­gu­ran­ça em áre­as con­si­de­ra­das de ris­co. O que di­fe­re é que no Rio a PM con­ta com a par­ce­ria do Exér­ci­to e da Ma­ri­nha. No Pa­ra­ná o pro­je­to en­vol­ve as po­lí­ci­as Ci­vil e Mi­li­tar pa­ra a im­plan­ta­ção, fi­can­do depois so­men­te o re­for­ço de efe­ti­vo da PM.

As pri­mei­ras UPSs co­me­ça­ram a ser ins­ta­la­das no iní­cio des­te ano em Cu­ri­ti­ba, ge­ral­men­te com a pre­sen­ça de cen­te­nas de po­li­ci­ais, que re­a­li­zam ope­ra­ções pen­te-fi­no nas áre­as. O mó­du­lo ins­ta­la­do ga­nha um efe­ti­vo de 30 PMs, com três vi­a­tu­ras e três mo­to­ci­cle­tas.

Com o delegado che­fe da 9ª SDP, Os­nil­do Car­nei­ro Le­mes, o pre­fei­to de Sa­ran­di tra­tou da

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.