DIAADIA

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES -

To­po

Co­ro­nel da Po­lí­cia Mi­li­tar e delegado de pri­mei­ra clas­se da Po­lí­cia Ci­vil têm po­de­res se­me­lhan­tes. Che­ga­ram ao to­po.

De­narc

Ja­co­vós é co­ta­do pa­ra as­su­mir, em 2013, o De­narc de Ma­rin­gá, pa­ra com­ba­ter o trá­fi­co de dro­gas na ci­da­de.

Per­da

A 9ª Sub­di­vi­são Po­li­ci­al de Ma­rin­gá (SDP) per­de­rá o bom delegado Na­gib Pal­ma. Ele se­rá delegado ad­jun­to em Cas­ca­vel (271 km de Ma­rin­gá).

Cor­re­ge­do­ria

O cor­re­ge­dor da Po­lí­cia Ci­vil em Ma­rin­gá, delegado Emer­son Fortunato, se­rá subs­ti­tuí­do pe­lo delegado Pau­lo Ma­cha­do, que já tra­ba­lhou aqui, e atu­al­men­te é che­fe em Cas­ca­vel.

Mi­nis­tro

Ho­je, às 11 ho­ras, o mi­nis­tro dos Trans­por­tes, Pau­lo Sér­gio Pas­sos, inau­gu­ra o re­bai­xa­men­to da li­nha fér­rea em Ma­rin­gá.

Con­tor­no Nor­te

Às 10 ho­ras, Pas­sos vi­si­ta­rá as obras do Con­tor­no Nor­te (que es­tão em dia), no tre­vo en­tre Sa­ran­di e Ma­rin­gá.

Qui­e­tos

Com o re­ces­so no Tri­bu­nal Su­pe­ri­or Elei­to­ral (TSE), es­pe­ra-se que os pal­pi­tei­ros de plan­tão de­em um tem­po e pa­rem de achar is­so ou aqui­lo, pa­rem de es­pe­cu­lar so­bre o ca­so Pu­pin, que não foi jul­ga­do.

As­su­me

Os mi­nis­tros do TSE vol­ta­rão a se reu­nir em fe­ve­rei­ro. Até lá, Pu­pin vai as­su­mir nor­mal­men­te dia 1º de ja­nei­ro e co­me­ça­rá o go­ver­no de­le.

Na­da fa­la

Nem o pró­prio Enio Ver­ri (PT), mai­or in­te­res­sa­do no ca­so, tem fa­la­do qual­quer coi­sa a res­pei­to.

Es­pe­ran­do

Ver­ri não pra­ti­ca a ar­te do achis­mo. Es­tá qui­e­to, aguar­dan­do e tra­ba­lhan­do co­mo de­pu­ta­do es­ta­du­al.

Ja­ca­ré

O jornalista e ad­vo­ga­do Mil­ton Ra­vag­na­ni dis­se que qu­em apos­tou as fi­chas em uma mu­dan­ça no qua­dro elei­to­ral de Ma­rin­gá “foi abra­ça­do pe­lo ja­ca­ré”.

Or­to­gra­fia

Den­tro de 10 di­as, pas­sa­ria a ser obri­ga­tó­rio o uso do no­vo acor­do or­to­grá­fi­co, que des­de 2008 re­for­mou 0,5% das pa­la­vras da Lín­gua Por­tu­gue­sa.

Adi­a­do

O go­ver­no fe­de­ral, no en­tan­to, de­ci­diu adi­ar pa­ra 2016 a obri­ga­to­ri­e­da­de.

Bron­ca

O go­ver­na­dor Be­to Richa (PSDB) es­tá ti­ri­ri­ca da vi­da, e com ra­zão, com o se­na­dor Ro­ber­to Re­quião (PMDB), que em­pa­cou em­prés­ti­mo do Pa­ra­ná no Ban­co Mun­di­al.

Pois é

“Te­mos ago­ra que nos pre­o­cu­par com um se­na­dor do Pa­ra­ná que, por obri­ga­ção, de­ve­ria ze­lar pe­lo Es­ta­do, pois foi elei­to com os vo­tos do po­vo pa­ra­na­en­se”, dis­se Be­to.

Des­cul­pi­nha

Re­quião diz que ape­nas pe­diu vis­tas ao pro­je­to de em­prés­ti­mo pa­ra sa­ber pa­ra on­de vai o di­nhei­ro, mas não fa­la que foi ele mes­mo qu­em co­me­çou a pe­dir o em­prés­ti­mo, em 2010, quan­do des­go­ver­na­va o Pa­ra­ná.

San­ta Inês

Qu­em for pes­car no Rio Pa­ra­na­pa­ne­ma, em San­ta Inês (105 km de Ma­rin­gá) nes­se fim de se­ma­na po­de ir tran­qui­lo. A chu­va der­ru­bou par­te da es­tra­da, mas um des­vio foi pro­vi­den­ci­a­do pe­lo DER.

Exó­ti­cos

Em San­ta Inês (a 1h25 de Ma­rin­gá, via San­ta Fé), a pes­ca de tu­cu­na­ré e cor­vi­na (pei­xes exó­ti­cos) é li­be­ra­da. A tur­ma tá to­man­do o por­re.

Bo­ba­gem

A pre­vi­são pa­ra ho­je é de chu­va. Se co­me­çar um tem­po­ral, as pes­so­as hu­mil­des po­dem en­trar em pâ­ni­co, acre­di­tan­do na­que­la bo­ba­gem de que o mun­do aca­ba­rá ho­je.

Ca­deia

Qu­em faz tal afir­ma­ção de­ve­ria ser pre­so. Na Chi­na, 300 fo­ram pa­ra a ca­deia on­tem.

Úl­ti­ma

Bom fim de mun­do a to­dos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.