Po­pu­la­res vai­am ve­re­a­do­res que re­jei­tam Lei da Fi­cha Lim­pa

Por cin­co vo­tos a qua­tro, foi der­ru­ba­do pro­je­to pa­ra proi­bir que pes­so­as com pro­ble­mas na Jus­ti­ça ou com os di­re­tos po­lí­ti­cos cas­sa­dos as­su­mam car­gos na ad­mi­nis­tra­ção mu­ni­ci­pal

O Diario do Norte do Parana - - REGIÃO - Luiz de Car­va­lho

car­va­lho@odi­a­rio.com Ve­re­a­do­res li­ga­dos ao pre­fei­to re­e­lei­to Pe­dro Vicentin (PPS) fo­ram vai­a­dos por cer­ca de cem pes­so­as que lo­ta­ram as de­pen­dên­ci­as da Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal de Ân­gu­lo (a qua­ren­ta quilô­me­tros de Ma­rin­gá), du­ran­te a ses­são em que foi vo­ta­do o pro­je­to de lei que im­plan­ta­ria a Lei da Fi­cha Lim­pa na pre­fei­tu­ra e de­mais ór­gãos mu­ni­ci­pais. O gru­po de apoio ao man­da­tá­rio der­ru­bou a ini­ci­a­ti­va por cin­co vo­tos con­tra qua­tro.

Re­pre­sen­tan­tes de igre­jas, as­so­ci­a­ções de mo­ra­do­res e po­pu­la­res com­pa­re­ce­ram à Ca­sa Le­gis­la­ti­va pa­ra ten­tar con­ven­cer os ve­re­a­do­res a vo­ta­rem a fa­vor do pro­je­to por con­si­de­ra­rem que a Lei da Fi­cha Lim­pa é uma con­quis­ta his­tó­ri­ca, já im­plan­ta­da no go­ver­no fe­de­ral e que de­ve ser se­gui­da por Es­ta­dos e mu­ni­cí­pi­os.

O pro­je­to de au­to­ria dos ve­re­a­do­res Ze­nil­to De­to­ni, o Fi­de (PDT), e José dos Santos Bu­zat- to (PSDB) vi­sa­va ao im­pe­di­men­to de no­me­a­ção de pes­so­as con­de­na­das pe­la Jus­ti­ça ou com os di­rei­tos po­lí­ti­cos sus­pen­sos pa­ra os car­gos de se­cre­tá­ri­os, di­re­to­res e fun­ções co­mis­si­o­na­das na ad­mi­nis­tra­ção mu­ni­ci­pal. “A ‘Fi­cha Lim­pa’ é re­sul­ta­do de uma mo­bi­li­za­ção de mi­lhões de bra­si­lei­ros e se tor­nou um mar­co pa­ra a de­mo­cra­cia e a lu­ta con­tra a cor­rup­ção e a im­pu­ni­da­de”, des­ta­ca Fi­de. Ele res­sal­ta que a pro­pos­ta é fa­zer a mo­ra­li­za­ção che­gar aos mu­ni­cí­pi­os. “Um fa­to é cer­to. Em bre­ve, to­das as ci­da­des ado­ta­rão me­ca­nis­mos pa­ra im­pe­dir que pes­so­as ‘fi­chas su­jas’ te­nham di­rei­to de ad­mi­nis­trar o di­nhei­ro pú­bli­co”, acres­cen­ta.

Além de Bu­zat­to e Fi­de, vo­ta­ram fa­vo­rá­veis ao pro­je­to o pre­si­den­te da Câ­ma­ra, Ro­gé­rio Apa­re­ci­do Ber­nar­do (PSL) e Ron­di­ne­li Cley­tom de Oli­vei­ra, o Di­ne­li (PP).

O ve­re­a­dor Le­vi dos Santos Lima (PP), que vo­tou con­tra, diz não con­cor­dar com o pro­je­to por ele ser ca­suís­ti­co, por ter si­do apre­sen­ta­do no fim do man­da­to, pa­ra im­pe­dir que o pre­fei­to re­e­lei­to mon­tas­se a equi­pe com pes­so­as da con­fi­an­ça de­le. Além dis­so, ale­gou que “o pro­je­to foi vo­ta­do sem que re­ce­bes­se um pa­re­cer ju­rí­di­co”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.