Ca­das­tro po­si­ti­vo de­ve sair do pa­pel em se­te me­ses

O Diario do Norte do Parana - - GERAL - Edu­ar­do Cu­co­lo e Célia Frou­fe

O ca­das­tro po­si­ti­vo, lis­ta de bons pa­ga­do­res cri­a­da em ju­nho do ano pas­sa­do, de­ve sair do pa­pel em no má­xi­mo se­te me­ses. O Con­se­lho Mo­ne­tá­rio Na­ci­o­nal (CMN) de­fi­niu, on­tem, quais os da­dos que as ins­ti­tui­ções fi­nan­cei­ras te­rão de en­vi­ar quan­do o cli­en­te pe­dir pa­ra co­lo­car uma das dí­vi­das no ban­co de da­dos. Tam­bém foi da­do aos ban­cos um pra­zo, até pri­mei­ro de agos­to de 2013, pa­ra es­ta­rem ap­tos a fa­zer a trans­fe­rên­cia de in­for­ma­ções.

A ins­ti­tui­ção que já ti­ver con­di­ção de en­vi­ar os da­dos dos cli­en­tes po­de co­me­çar an­tes. “O que não po­de é co­me­çar depois des­se pra­zo”, dis­se o che­fe do De­par­ta­men­to de Nor­mas do Sis­te­ma Fi­nan­cei­ro, Sér­gio Odi­lon dos An­jos.

De­vem ser en­vi­a­dos ao ca­das­tro: da­ta da con­ces­são do cré­di­to; va­lor to­tal do em­prés­ti­mo; va­lor das pres­ta­ções; da­tas de ven­ci­men­to; e va­lo­res pa­gos, mes­mo que par­ci­ais. Tam­bém de­ve ser in­for­ma­do o ti­po de ope­ra­ção (em­prés­ti­mo, le­a­sing ou con­sór­cio)

O CMN de­ter­mi­nou tam­bém que o ges­tor do ban­co de da­dos que con­te­nha in­for­ma­ções do sis­te­ma fi­nan­cei­ro te­nha pa­trimô­nio de pe­lo me­nos R$ 70 mi­lhões. Se fo­rem ape­nas da­dos de pres­ta­do­res de ser­vi­ços, o pa­trimô­nio po­de ser de R$ 20 mi­lhões, re­gra que já ha­via si­do de­fi­ni­da pe­lo go­ver­no em ou­tu­bro des­te ano. “É ne­ces­sá­rio in­ves­ti­men­to gran­de em tec­no­lo­gia, en­tre ou­tras coi­sas, pa­ra guar­da des­sa in­for­ma­ção”, dis­se Odi­lon, ao des­ta­car que a em­pre­sa que li­de com da­dos ban­cá­ri­os tem de ser mais “ro­bus­ta”. Já há mui­tas em­pre­sas in­te­res­sa­das em ope­rar es­se ban­co de da­dos, se­gun­do o téc­ni­co, que não ci­tou no­mes.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.