Em vi­gor, Lei Se­ca do­bra mul­ta e fa­ci­li­ta apre­en­sões

TRÂN­SI­TO Des­de on­tem, tes­te­mu­nho de po­li­ci­ais, ví­de­os e fo­tos po­dem ser­vir co­mo pro­va de que mo­to­ris­tas es­tão di­ri­gin­do em­bri­a­ga­dos ou dro­ga­dos; au­tu­a­ção che­ga a R$ 1,9 mil Ci­da­des Aci­den­tes

O Diario do Norte do Parana - - ZOOM - Leonardo Fi­lho

le­o­nar­do­fi­lho@odi­a­rio.com Já es­tão va­len­do as no­vas re­gras que dei­xam mais ri­go­ro­sa a Lei Se­ca em to­do o Bra­sil. As mu­dan­ças san­ci­o­na­das pe­la pre­si­den­te Dil­ma Rousseff es­ta se­ma­na fo­ram cri­a­das com o ob­je­ti­vo de re­du­zir os al­tos ín­di­ces de aci­den­tes e mor­tes cau­sa­das por mo­to­ris­tas em­bri­a­ga­dos. A po­lí­cia vai apli­car a lei no trân­si­to ur­ba­no e ro­do­viá­rio.

Na ava­li­a­ção das au­to­ri­da­des, es­te é um ins­tru­men­to a mais pa­ra ten­tar evi­tar o abu­so ain­da ve­ri­fi­ca­do com frequên­cia. “Ain­da cons­ta­ta­mos mui­tos mo­to­ris­tas em­bri­a­ga­dos. Com cer­te­za es­sa lei vai dar mais sub­sí­dio pa­ra gen­te fis­ca­li­zar”, des­ta­cou o agen­te do Nú­cleo de Comunicação da Po­lí­cia Ro­do­viá­ria Fe­de­ral (PRF) no Pa­ra­ná, Cris­ti­a­no Mendonça.

So­men­te no Na­tal e Ano No­vo do ano pas­sa­do nas es­tra­das fe­de­rais no Pa­ra­ná, 114 mo­to­ris­tas fo­ram fla­gra­dos di­ri­gin­do em­bri­a­ga­dos. Des­tes, 44 fo­ram pre­sos. “É um nú­me­ro al­to, se le­var­mos em con­ta que um mo­to­ris­ta em­bri­a­ga­do po­de cau­sar uma tra­gé­dia em ca­sos de aci­den­tes”, res­sal­tou Mendonça.

A Po­lí­cia Ro­do­viá­ria Es­ta­du­al (PRE) se­rá ou­tra a agir com fo­co vol­ta­do pa­ra os mo­to­ris­tas em­bri­a­ga­dos. “Es­sa mu­dan­ça que ocor­reu é im­por­tan­te por­que, den­tre ou­tras me­di­das, afe­ta o bol­so de qu­em for fla­gra­do. Es­pe­ra­mos que is­so di­mi­nua a quan­ti­da­de de fla­gran­tes, que in­fe­liz­men­te ain­da é al­ta. Nes­sas épo­cas de fes­tas, a si­tu­a­ção fi­ca ain­da mais co­mum”, co­men­tou o te­nen­te Eli­seu Gon­çal­ves, da PRE. Na re­gião do 4º Ba­ta­lhão de Po­lí­cia Mi­li­tar (BPM), com­pos­ta por Ma­rin­gá e mais 23 mu­ni­cí­pi­os, os po­li­ci­ais vão mo­ni­to­rar o trân­si­to ur­ba­no. “Es­ta­mos com es­pe­ran­ça de que es­sa lei te­nha re­fle­xos po­si­ti­vos. Dá mais au­to­no­mia no mo­men­to de con­du­zir­mos al­guém pa­ra a de­le­ga­cia”, aler­tou o ofi­ci­al de comunicação do 4º BPM, te­nen­te Cláudio Ro­cha.

Pa­ra evi­tar pro­ble­mas com a po­lí­cia - e pos­te­ri­or­men­te, com a Jus­ti­ça, o te­nen­te Cláudio Ro­cha re­co­men­da “que os mo­to­ris­tas te­nham mais cons­ci­ên­cia e não quei­ram in­sis­tir nes­sa prá­ti­ca.” Se­gun­do o ofi­ci­al do Cor­po de Bom­bei­ros de Ma­rin­gá, te­nen­te Nivaldo do Re­go, em gran­de par­te dos aci­den­tes aten­di­dos na ci­da­de, um dos en­vol­vi­dos apre­sen­ta si­nais de em­bri­a­guez. “O nú­me­ro é al­to. Nos nos­sos re­la­tó­ri­os re­gis­tra­mos quan­do is­so acon­te­ce. Às ve­zes não é o mo­to­ris­ta, mas tam­bém é o pe­des­tre, o ci­clis­ta. O ál­co­ol no trân­si­to é pe­ri­go­so pa­ra qual­quer pes­soa”, des­ta­cou o ofi­ci­al.

Ope­ra­ção

Além dos ca­sos de em­bri­a­guez, a po­lí­cia vai es­tar de olho em ou­tras in­fra­ções. “Ul­tra­pas­sa­gens em lo­cais proi­bi­dos e ex­ces­so de ve­lo­ci­da­de, en­tre ou­tras. Os po­li­ci­ais fi­ca­rão em pon­tos es­tra­té­gi­cos das ro­do­vi­as”, co­men­tou Mendonça. A atu­a­ção da PRE se­rá da mes­ma for­ma nas es­tra­das es­ta­du­ais. A PRF vai di­vul­gar o ba­lan­ço das ope­ra­ções ape­nas em ja­nei­ro. Já a PRE pre­ten­de fa­zer a divulgação após o Na­tal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.