En­ti­da­des co­bram ex­pli­ca­ção so­bre au­men­to dos car­gos

As­so­ci­a­ção Co­mer­ci­al, Or­dem dos Ad­vo­ga­dos, Ob­ser­va­tó­rio So­ci­al, Con­se­lho de Se­gu­ran­ça e ou­tros aguar­dam res­pos­ta da pre­fei­tu­ra so­bre a re­for­ma ad­mi­nis­tra­ti­va

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Mu­ri­lo Gat­ti

mgat­ti@odi­a­rio.com Pre­o­cu­pa­dos com o au­men­to de cus­tos que a am­pli­a­ção do nú­me­ro de car­gos co­mis­si­o­na­dos da Pre­fei­tu­ra de Ma­rin­gá po­de­rá pro­vo­car nos co­fres pú­bli­cos, re­pre­sen­tan­tes da As­so­ci­a­ção Co­mer­ci­al e Em­pre­sa­ri­al de Ma­rin­gá (Acim), da Or­dem dos Ad­vo­ga­dos do Bra­sil (OAB ), do Ob­ser­va­tó­rio So­ci­al, do Con­se­lho de Se­gu­ran­ça e da Igre­ja Ca­tó­li­ca se reu- ni­ram on­tem com o pre­fei­to elei- to Car­los Ro­ber­to Pu­pin (PP) pa­ra co­brar ex­pli­ca­ções re­fe­ren­tes à re­for­ma ad­mi­nis­tra­ti­va pro­pos­ta pe­lo Poder Exe­cu­ti­vo e apro­va­da pe­la Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal pa­ra a ges­tão que se ini­ci­a­em 2013.

O en­con­tro foi tran­qui­lo e con­ci­li­a­dor, mas se­gun­do o pre­si­den­te da Acim, Mar­co Ta­deu Bar­bo­sa, as en­ti­da­des só vão to­mar uma po­si­ção ofi­ci­al so­bre a ques­tão do au­men­to no nú­me­ro de car­gos na pró­xi­ma se­ma­na, quan­do a Pre­fei­tu­ra de Ma­rin­gá vai de­ta­lhar os da­dos téc­ni­cos e os im­pac­tos que a re­for­ma vai pro­vo­car nos co­fres mu­ni­ci­pais.

“Sa­be­mos que exis­tem os ar­gu­men­tos téc­ni­cos e as ar­gu- men­ta­ções po­lí­ti­cas. Pre­ci­sa­mos ana­li­sar os da­dos pa­ra, só en­tão, to­mar uma po­si­ção. Além da Acim, há ou­tras en­ti­da­des en­vol­vi­das no diá­lo­go, que pre­ten­de­mos to­mar com pru­dên­cia”, dis­se Bar­bo­sa. Ele res­sal­tou a boa von­ta­de e a pron­ti­dão de Pu­pin em par­ti­ci­par da reu­nião on­tem.

O pre­fei­to elei­to tam­bém con­si­de­rou o en­con­tro po­si­ti­vo e afir­mou que fez os es­cla­re­ci­men­tos so­li­ci­ta­dos. “Es­cla­re­ce­mos tudo o que pe­di­ram. Ago­ra, va­mos apre­sen­tar al­guns da­dos que fal­ta­ram. O que pos­so di­zer que foi uma reu­nião sé­ria e que ti­ve­mos um bom pro­vei­to”, des­ta­cou.

Ao mes­mo tem­po, Pu­pin adi­an­tou que não es­tá dis­pos­to a fa­zer no­vas mu­dan­ças na re­for­ma ad­mi­nis­tra­ti­va. “Não mu­do em na­da a re­for­ma, vou ad­mi­nis­trar a pre­fei­tu­ra com o que foi apro­va­do. Se vou usar ou não to­da es­tru­tu­ra, es­sa é uma de­ci­são do pre­fei­to”, ga­ran­tiu.

Pu­pin vol­tou a di­zer que os ques­ti­o­na­men­tos par­tem da opo­si­ção e que ele es­tá mes­mo pre­o­cu­pa­do com a ges­tão do mu­ni­cí­pio e não com o au­men­to do nú­me­ro de car­gos. “Es­tou pensando é na go­ver­na­bi­li­da­de da Pre­fei­tu­ra de Ma­rin­gá. Que­ro ofe­re­cer o me­lhor ser­vi­ço, com agi­li­da­de e mo­der­ni­da­de”, de­cla­rou.

Nú­me­ros

A re­for­ma ad­mi­nis­tra­ti­va apro- va­da com ur­gên­cia pe­la Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal cri­ou mais 238 car­gos que po­dem ser ocu­pa­dos tan­to por fun­ci­o­ná­ri­os de car­rei­ra co­mo por pes­so­as que não tem vín­cu­lo com a pre­fei­tu­ra.

Atu­al­men­te, dos 277 car­gos de con­fi­an­ça exis­ten­tes na es­tru- tu­ra ad­mi­nis­tra­ti­va, 251 es­tão ocu­pa­dos, se­gun­do da­dos do Por­tal da Trans­pa­rên­cia. Ao mes­mo tem­po, as mu­dan­ças apro­va­das re­du­zi­ram o nú­me­ro de fun­ções gra­ti­fi­ca­das, que só po­dem ser ocu­pa­das por ser­vi­do­res con­cur­sa­dos, de 726 pa­ra 643.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.