Obras do Cen­tro Ci­rúr­gi­co co­me­çam em ja­nei­ro

O Diario do Norte do Parana - - REGIÃO - Ivy Val­sec­chi

ivy­val­sec­chi@odi­a­rio.com Es­tá pre­vis­to pa­ra ja­nei­ro o iní­cio da cons­tru­ção do Cen­tro Ci­rúr­gi­co do Hos­pi­tal Uni­ver­si­tá­rio de Ma­rin­gá (HU). De acor­do com a su­pe­rin­ten­den­te do HU, Mag­da Lú­cia Félix de Oli­vei­ra, o go­ver­no es­ta­du­al li­be­rou o re­cur­so nes­ta quin­ta-fei­ra. “O go­ver­no cum­priu a me­ta pac­tu­a­da com o hos­pi­tal. Já foi fei­to o pro­ces­so de li­ci­ta­ção pa­ra es­co­lha da em­pre­sa res­pon­sá­vel pe­las obras e ago­ra es­ta­mos em pro­ces­so de le­ga­li­za­ção da si­tu­a­ção”, adi­an­ta.

A pri­mei­ra par­ce­la, de R$ 4.299.043,54, se­rá des­ti­na­da à eta­pa ini­ci­al da cons­tru­ção, que in­clui­rá cin­co no­vas sa­las de ope­ra­ções. A con­clu­são es­tá pre­vis­ta pa­ra o fim de 2014. No to­tal, as cin­co sa­las ocu­pa­rão 1.818, 27 me­tros qua­dra­dos de área cons­truí­da.

Em 2013, se­rão li­be­ra­dos mais R$5 mi­lhões, pa­ra a cons­tru­ção das de­mais sa­las - no to­tal, se­rão on­ze no­vas sa­las de ope­ra­ções. Não há da­ta pre­vis­ta pa­ra o co­me­ço da eta­pa se­guin­te.

Mag­da lem­bra que o HU con­ta com três sa­las pe­que­nas. Na opi­nião de­la, o Cen­tro Ci­rúr­gi­co vai pro­vo­car um im­pac­to gran­de pa­ra a po­pu­la­ção. “Haverá uma uni­da­de ci­rúr­gi­ca de mai­or com­ple­xi­da­de e o ser­vi­ço se­rá oti­mi­za­do. Com re­cur­sos hu­ma­nos ade­qua­dos, se­rá pos­sí­vel pra­ti­ca­men­te qua­dru­pli­car o nú­me­ro de ci­rur­gi­as e re­du­zir o tem­po de es­pe­ra. Es­tá sen­do fei­to um es­tu­do, que em 2013 se­rá en­vi­a­do ao go­ver­no, pa­ra que ha­ja con­tra­ta­ções”, des­ta­ca. O gar­ga­lo do Hos­pi­tal es­tá na ci­rur­gia or­to­pé­di­ca, pois de­man­da ur­gên­cia, e, por fal­ta de va­ga, mui­tas pes­so­as es­pe­ram di­as pe­la ope­ra­ção.

A su­pe­rin­ten­den­te ex­pli­ca que, de ja­nei­ro a no­vem­bro des­te ano, o HU re­a­li­zou 3.016 ci­rur­gi­as. Cer­ca de 30% de­las fo­ram or­to­pé­di­cas. Mag­da acres­cen­ta que a ideia é que o es­pa­ço das sa­las atu­ais se trans­for­me em um cen­tro de par­to nor­mal e ci­rur­gia am­bu­la­to­ri­al.

Ricardo Lo­pes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.