Po­e­sia no

Iné­di­to no Bra­sil, “So­na­ta Si­len­ci­o­sa” é o se­gun­do fil­me es­lo­ve­no que o Pro­je­to Um Ou­tro Olhar exi­be es­te ano; en­tra­da é fran­ca e ses­são co­me­ça às 15h

O Diario do Norte do Parana - - O DIÁRIO DO NORTE DO PARANÁ - Pau­lo Cam­pag­no­lo*

Vi­mos, no sá­ba­do pas­sa­do, em “In­ti­mi­da­de”, de Pa­tri­ce Ché­re­au, o quan­to as pa­la­vras po­dem fe­rir, ou mes­mo des­truir uma ideia de re­fú­gio se­gu­ro pa­ra os de­se­jos e a sa­tis­fa­ção emo­ci­o­nal. Com “So­na­ta Si­len­ci­o­sa”, o di­re­tor Ja­nez Bur­ger, nas­ci­do na ex-Iu­gos­lá­via, con­ta uma bre­ve his­tó­ria que pres­cin­de das pa­la­vras. Car­taz do pro­je­to Um Ou­tro Olhar de ho­je, o fil­me da Es­lo­vê­nia é uma es­pé­cie de fá­bu­la (com al­guns to­ques so­bre­na­tu­rais) so­bre o ho­mem fren­te à tra­gi­ci­da­de da gu­er­ra.

Num lu­gar in­de­fi­ni­do, uma fa­mí­lia, que mo­ra no meio do na­da, tem a vi­da ra­di­cal­men­te trans­for­ma­da quan­do, depois de um bom­bar­deio, o pai aca­ba en­con­tran­do a es­po­sa mor­ta nos ar­re­do­res da ca­sa. Le­va-a pa­ra den­tro e se jun­ta aos dois fi­lhos num lamento si­len­ci­o­so e pun­gen­te. Mais tar­de da noi­te, ao ou­vir o som de ca­mi­nhões se apro­xi­man­do, es­con­de os fi­lhos num pe­que­no quar­to se­cre­to e, ar­ma­do de seu ri­fle, sai da ca­sa à es­pe­ra do con­fron­to.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.