Pre­ços ele­vam área plan­ta­da pa­ra 2ª sa­fra

O Diario do Norte do Parana - - GERAL - Agên­cia Es­ta­du­al

re­da­cao@odi­a­rio.com As bo­as pers­pec­ti­vas do mer­ca­do de grãos de­ve­rão pro­vo­car au­men­to na área plan­ta­da pa­ra a se­gun­da sa­fra de mi­lho, so­ja e fei­jão no Pa­ra­ná. É o que apon­ta le­van­ta­men­to do De­par­ta­men­to de Eco­no­mia Rural (De­ral), da Se­cre­ta­ria da Agri­cul­tu­ra e do Abas­te­ci­men­to.

“Os in­di­ca­do­res de ofer­ta, de­man­da e es­to­ques mun­di­ais apon­tam pa­ra a ma­nu­ten­ção da ten­dên­cia de pre­ços ele­va­dos por pe­lo me­nos mais uma sa­fra”, afir­mou o di­re­tor do De­ral, Francisco Car­los Si­mi­o­ni. Se­gun­do ele, os pro­du­to­res têm bo­as pers­pec­ti­vas de lu­cros em 2013, uma vez que as con­di­ções de mer­ca­do são bo­as tan­to pa­ra a pri­mei­ra quan­to pa­ra a se­gun­da sa­fra de grãos. Si­mi­o­ni diz que de­ve­rá ha­ver um re­cuo nos pre­ços dos grãos du­ran­te a fa­se de co­lhei­ta da sa­fra de ve­rão, en­tre os me­ses de fe­ve­rei­ro e mar­ço, quan­do há con­cen­tra­ção da en­tra­da dos grãos no mer­ca­do. Mas, de acor­do com ele, se­rá ape­nas uma “bo­lha” e a ten­dên­cia dos pre­ços é se­gui­rem fir­mes por­que os es­to­ques mun­di­ais es­tão bai­xos.

O plan­tio de mi­lho sa­fri­nha, que co­me­ça no iní­cio de 2013, des­pon­ta co­mo a gran­de apos­ta do pro­du­tor pa­ra­na­en­se na se­gun­da sa­fra de grãos. A pre­vi­são é de área e pro­du­ção re­cor- des, se não hou­ver frus­tra­ções com o cli­ma.

Se­gun­do pro­je­ção do De­ral, a área plan­ta­da com mi­lho da se­gun­da sa­fra em 2013 de­ve atin­gir 2,08 mi­lhões de hec­ta­res, o que cor­res­pon­de a um au­men­to de 2% so­bre o plan­tio re­a­li­za­do no iní­cio des­te ano. A pro­du­ção de­ve che­gar a 11,4 mi­lhões de to­ne­la­das, o mai­or vo­lu­me em mi­lho da se­gun­da sa­fra já co­lhi­do no Pa­ra­ná, pre­vê a en­ge­nhei­ra agrô­no­ma Ju­li­a­na Ti­e­me Ya­gush.

De acor­do com a téc­ni­ca, além da tra­di­ção de plan­tar mais mi­lho na se­gun­da sa­fra, a es­co­lha es­te ano é in­flu­en­ci­a­da pe­lo mer­ca­do fir­me, com bons pre­ços pa­ra o grão no ce­ná­rio in­ter­no e ex­ter­no.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.