Fes­tas exigem aten­ção ex­tra

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES -

Na épo­ca em que o ex­ces­so to­ma con­ta do car­dá­pio, a di­ca é apro­vei­tar, mas com o pé no freio. Se­gun­do a nu­tri­ci­o­nis­ta Su­e­len Ca­da­mu­ro, cul­tu­ral­men­te a ceia do bra­si­lei­ro é ba­se­a­da na re­a­li­za­da em paí­ses fri­os, re­che­a­da de ali­men­tos ca­ló­ri­cos, mas­sas, car­nes va­ri­a­das, ole­a­gi­no­sas e be­bi­da al­coó­li­ca.

Ela ex­pli­ca que no ve­rão a re­co­men­da­ção é por ali­men­tos mais fri­os, que aju­dam a evi­tar a má di­ges­tão, co­mo, por exem­plo, sa­la­das e fru­tas. “É cla­ro que é pre­ci­so ha­ver um prato com pro­teí­na, até por­que, o pe­ru, por exem­plo, é um prato sim­bó­li­co. Mas de­ve-se ti­rar um pou­co dos ali­men­tos pe­sa­dos”.

Quan­do o as­sun­to é quan­ti­da­de, a nu­tri­ci­o­nis­ta pon­tua que abu­sar nun­ca é bom. “É pre- ci­so co­mer até fi­car sa­tis­fei­to e nun­ca até pas­sar mal. Além dis­so, a mo­de­ra­ção é im­por­tan­te pa­ra qu­em se em­pe­nhou du­ran­te o ano to­do pa­ra man­ter a di­e­ta, que não de­ve ser per­di­da por cau­sa de uma ceia. A di­ca é co­mer de tudo um pou­co, mas em quan­ti­da­des me­no­res”.

Be­bi­das

Em re­la­ção às be­bi­das, a pro­fis­si­o­nal ex­pli­ca que o ide­al é con­su­mir água e su­cos. Mas pa­ra qu­em faz ques­tão de be­ber e re­fri­ge­ran­tes e be­bi­das al­coó­li­cas, é im­por­tan­te mo­de­rar. “Se o re­fri­ge­ran­te for ze­ro, não tem ca­lo­ri­as. Mas va­le lem­brar que, a exem­plo dos que não são, es­tu­fa por cau­sa dos ga­ses. Be­bi­das al­coó­li­cas são bem ca­ló­ri­cas e o ide­al é con­su­mir um cá­li­ce por dia. No Na­tal e ano no­vo, pa­ra qu­em es­tá de di­e­ta, re­gi­me, ou sim­ples­men­te quer evi­tar res­sa­ca, fi­car só no brin­de é uma boa al­ter­na­ti­va”.

Ati­vi­da­des

Ela re­for­ça ain­da a im­por­tân­cia de man­ter a ati­vi­da­de fí­si­ca, mes­mo no pe­río­do de aca­de­mi­as fe­cha­das. Va­le an­dar de bi­ci­cle­ta, fa­zer ca­mi­nha­das em par­ques, o que aju­da di­mi­nuir o ape­ti­te, man­ten­do o pe­so e a saú­de em dia. Be­ber mui­ta água tam­bém é fun­da­men­tal.

“A di­ca é co­mer a ca­da três ho­ras e man­ter os exer­cí­ci­os”. Pa­ra qu­em não fez di­e­ta nem exer­cí­ci­os du­ran­te o ano, a di­ca é re­do­brar os cui­da­dos com ali­men­ta­ção, além de pro­cu­rar um mé­di­co pa­ra aban­do­nar o se­den­ta­ris­mo e ini­ci­ar uma ali­men­ta­ção ade­qua­da.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.