DIAADIA

O fu­tu­ro se­cre­tá­rio de Trân­si­to e Se­gu­ran­ça, Ade­mar Schi­a­vo­ne (fo­to), foi in­di­ca­do pe­lo PSD ma­rin­ga­en­se, co­man­da­do por Di­va­nir Braz Pal­ma, que apoi­ou Car­los Ro­ber­to Pu­pin (PP) nas elei­ções de ou­tu­bro.

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES -

Ca­be a ele de­fi­nir a agen­da, re­sol­ver pro­ble­mas di­ver­sos, opi­nar, ana­li­sar pro­je­tos em vo­ta­ção na Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal, en­tre ou­tras atri­bui­ções.

Bri­ga

“Te­nho coi­sa mais im­por­tan­te pa­ra fa­zer”.

As­sim o se­na­dor

Ál­va­ro Di­as (PSDB) re­su­miu a bri­ga en­tre o se­na­dor Ro­ber­to Re­quião (PMDB) e o go­ver­na­dor do Pa­ra­ná Be­to Richa (PSDB).

Crí­ti­cas

Re­quião con­ti­nua sen­do cri­ti­ca­do pe­lo que fez. As ale­ga­ções do ex­go­ver­na­dor por ter bar­ra­do, no Se­na­do, o em­prés­ti­mo do Pa­ra­ná jun­to ao Ban­co Mun­di­al, não “co­lam”.

Cor­ri­gin­do

Sa­ran­di se­rá a pri­mei­ra ci­da­de do No­ro­es­te do Es­ta­do a con­tar com uma Uni­da­de Pa­ra­ná Se­gu­ro (UPS ), pa­ra me­lho­rar a se­gu­ran­ça, não do in­te­ri­or. Lon­dri­na e Cas­ca­vel já têm.

Bo­ca es­cu­ra

Le­van­ta­men­to da Po­lí­cia Ci­vil apon­ta que o Jar­dim Uni­ver­so é o mais vi­o­len­to de Sa­ran­di.

HU

Uma boa no­tí­cia: o Hos­pi­tal Uni­ver­si­tá­rio da Unin­gá se­rá cons­truí­do em Sa­ran­di. Vai aju­dar mui­to o po­vo da ci­da­de.

Asi­lo

O pre­si­den­te da Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos, Mar­co Maia (PT-RS), não des­car­ta a pos­si­bi­li­da­de de abrir as por­tas da Ca­sa pa­ra asi­lar os três par­la­men­ta­res con­de­na­dos no pro­ces­so de men­sa­lão pe­lo Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral (STF).

Sal­vos

Co­mo a Po­lí­cia Fe­de­ral não tem au­to­ri­za­ção pa­ra en­trar na Câ­ma­ra, os par­la­men­ta­res es­ta­ri­am “a sal­vo” da pri­são, que po­de ser de­cre­ta­da pe­lo pre­si­den­te do STF e re­la­tor do men­sa­lão, Jo­a­quim Bar­bo­sa.

Con­ta do po­vo

Tem ca­bi­men­to is­so? Os la­drões do men­sa­lão po­dem fi­car den­tro da Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos, li­vres da pri­são, com o po­vo pa­gan­do a hos­pe­da­gem de­les. Depois, os po­lí­ti­cos acham ruim quan­do são cri­ti­ca­dos.

Sa­lá­rio

No con­cur­so que o go­ver­no es­ta­du­al abriu pa­ra con­tra­tar 4.445 po­li­ci­ais mi­li­ta­res, o sa­lá­rio ini­ci­al é de R$ 3.225,99.

Con­tor­no

Em vi­si­ta às obras do Con­tor­no Nor­te, nes­ta sex­ta-fei­ra, em Ma­rin­gá, o mi­nis­tro das Co­mu­ni­ca­ções Pau­lo Ber­nar­do con­fir­mou no­tí­cia des­ta co­lu­na, mês pas­sa­do, de que a ro­do­via po­de ser inau­gu­ra­da en­tre ju­nho e agos­to, bem an­tes do pra­zo.

Fun­re­jus

A As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va do Pa­ra­ná de­ve­rá fa­zer uma con­vo­ca­ção ex­tra­or­di­ná­ria pa­ra vo­tar a pro­pos­ta de re­a­jus­te da ta­xa do Fun­do de Re­e­qui­pa­men­to do Ju­di­ciá­rio (Fun­re­jus) de 0,2% pa­ra 0,3%.

Fórum

A emen­da apre­sen­ta­da pe­lo de­pu­ta­do fe­de­ral Ed­mar Arruda (PSC-PR) ga­ran­tiu a apro­va­ção do em­pe­nho no va­lor de R$ 400 mil, pa­ra a cons­tru­ção do Fórum Elei­to­ral em Al­to Pa­ra­ná (a 59 quilô­me­tros de Ma­rin­gá).

Apro­va­da se­ma­na pas­sa­da, a ver­ba do em­pe­nho de­ve ser li­be­ra­da no iní­cio de 2013. O res­tan­te do va­lor da obra se­rá cus­te­a­do pe­lo Tri­bu­nal Re­gi­o­nal Elei­to­ral (TRE).

Pau­lei­ra

A opo­si­ção, des­de a quin­ta-fei­ra, cri­ti­ca o se­cre­ta­ri­a­do que o pre­fei­to Pu­pin anun­ci­ou. Is­so faz par­te do jo­go. Nor­mal.

Per­gun­ti­nha

“Que­ri­am que Pu­pin co­lo­cas­se pe­tis­tas nos car­gos?” - per­gun­tou um fu­tu­ro se­cre­tá­rio.

Pois é!

Nun­ca va­leu tan­to aque­le di­ta­do: “Ami­gos a gen­te elo­gia. Ini­mi­gos, se não ti­ve­rem de­fei­tos, a gen­te in­ven­ta”.

Dis­pen­sa

Nes­ta se­ma­na, to­dos os car­gos em con­fi­an­ça (CCs) da atu­al ad­mi­nis­tra­ção vão, co­mo se diz po­pu­lar­men­te, ga­nhar as contas.

De vol­ta

Os CCs se­rão dis­pen­sa­dos e re­con­tra­ta­dos - a mai­o­ria - pe­la ad­mi­nis­tra­ção de Car­los Ro­ber­to Pu­pin, a par­tir de ja­nei­ro. É lei.

Exa­ge­ro

Al­guns su­per­mer­ca­dos de Ma­rin­gá “ca­pri­cham” nos pre­ços al­tos dos pro­du­tos da ceia de Na­tal.

Fal­ta

No fim de se­ma­na co­me­çou a fal­tar pe­ru em al­guns su­per­mer­ca­dos. Qu­em ti­nha, apro­vei­tou pa­ra dar uma boa ele­va­da no pre­ço.

Fa­lên­ci­as

Na Ave­ni­da Bra­sil, re­gião da Vi­la Ope­rá­ria, um fa­to cha­ma aten­ção: vá­ri­as em­pre­sas fe­cha­ram as por­tas nos úl­ti­mos me­ses.

Mu­dan­ças

Além das mu­dan­ças na 9ª Sub­di­vi­são Po­li­ci­al (SDP), que a co­lu­na in­for­mou na sex­ta-fei­ra pas­sa­da, ou­tras vão ocor­rer.

Ma­chu­ca

“O que mais ma­chu­ca os meus ad­ver­sá­ri­os é o meu su­ces­so”, dis­se Lu­la em dis­cur­so na pos­se da no­va di­re­to­ria do sin­di­ca­to dos Me­ta­lúr­gi­cos do ABC.

Va­ga­bun­do

“Só exis­te uma pos­si­bi­li­da­de de eles me der­ro­ta­rem: é tra­ba­lhar mais do que eu. Mas, se fi­car um va­ga­bun­do, em sa­la com ar- con­di­ci­o­na­do, fa­lan­do mal de mim, vai per­der”.

Ver­da­de

Em uma coi­sa Lu­la tem ra­zão: qu­em não gos­ta de al­guém acei­ta tudo, me­nos o su­ces­so do ou­tro.

Va­gau

E, co­mo dis­se o ex­pre­si­den­te, qu­em fa­la mal pe­las cos­tas, ge­ral­men­te, é no­tó­rio va­ga­bun­do.

Nor­mal

Depois de qua­se uma se­ma­na de iso­la­men­to e fal­ta de água, a ci­da­de de San­ta Inês (a 105 quilô­me­tros de Ma­rin­gá), às mar­gens do Rio Pa­ra­na­pa­ne­ma, vol­tou à nor­ma­li­da­de (pa­ra ale­gria dos pes­ca­do­res), após o tem­po­ral da se­gun­da-fei­ra.

Es­pe­ci­al

Se­gu­ran­ça

Fe­chan­do a tem­po­ra­da do co­mér­cio aber­to à noi­te em Ma­rin­gá, pou­cas ocor­rên­ci­as po­li­ci­ais fo­ram fo­ram re­gis­tra­das no pe­río­do.

PM

A Ope­ra­ção Pa­pai No­el da Po­lí­cia Mi­li­tar, co­man­da­da pe­lo ca­pi­tão Ade­mar Car­los Pas­cho­al, deu cer­to. Mar­gi­nal só age quan­do en­con­tra moleza.

Er­ro

Um la­drão apo­sen­ta­do - que era cra­que em ar­rom­bar car­ros - co­men­tou que es­te co­lu­nis­ta, que a mai­o­ria dos mo­to­ris­tas co­me­te um gra­ve er­ro ao es­con­der bol­sa ou al­gum ob­je­to de va­lor em­bai­xo dos ban­cos do veí­cu­lo.

Di­ca

“La­drão, quan­do ar­rom­ba um car­ro, o pri­mei­ro lo­cal que olha é em­bai­xo dos ban­cos. O cer­to é co­lo­car no por­ta-ma­las do veí­cu­lo, pois o “ga­to” não se ar­ris­ca a ar­re­ben­tá-lo, pois fi­ca ex­pos­to”, deu a di­ca a to­dos nós.

Di­nhei­ro

A Pre­fei­tu­ra de Ma­rin­gá de­po­si­tou, quin­ta­fei­ra, à noi­te os sa­lá­ri­os des­te mês de to­dos os 10 mil e 60 ser­vi­do­res. Va­lor: 23 mi­lhões 927 mil re­ais. Ba­teu o re­cor­de.

Con­ti­nu­a­mos

não aca­bou...

Úl­ti­ma

Ué! O mun­do Fé­ri­as. A co­lu­na vai dar um des­can­so aos lei­to­res. Es­ta­re­mos de vol­ta no pró­xi­mo dia oi­to.

Ama­nhã, o Res­tau­ran­te Po­pu­lar de Ma­rin­gá ser­vi­rá al­mo­ço de Na­tal, a par­tir das 11 ho­ras. O car­dá­pio es­pe­ci­al não cus­ta­rá mais que o nor­mal, dois re­ais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.