Pre­sé­pio di­fe­ren­ci­a­do

O Diario do Norte do Parana - - O DIÁRIO DO NORTE DO PARANÁ -

Em meio a com­pras de pre­sen­tes, na cor­re­ria pe­la pre­pa­ra­ção de co­mes e be­bes e na de­co­ra­ção das ca­sas pa­ra as fes­tas de fim de ano, pou­cas pes­so­as se lem­bram do ver­da­dei­ro sig­ni­fi­ca­do do Na­tal: o nas­ci­men­to de Je­sus. E é pa­ra re­cor­dar es­ta men­sa­gem que os Arau­tos do Evan­ge­lho ins­ta­la­ram um pre­sé­pio di­fe­ren­te na sa­la Jou­bert de Car­va­lho, an­ti­go pré­dio da Bi­bli­o­te­ca Cen­tral. A mon­ta­gem po­de ser vi­si­ta­da até o dia 7 de ja­nei­ro, de ter­ça-fei­ra à sá­ba­do, das 17h às 21h, e aos do­min­gos, das 10h ao meio-dia.

Com som, lu­zes e mo­vi­men­to, a mon­ta­gem, além de re­cri­ar o nas­ci­men­to de Je­sus, con­ta tam­bém ou­tros mo­men­tos da vi­da de Cris­to, co­mo a pai­xão e a res­sur- rei­ção. São 20 mi­nu­tos que fa­zem o es­pec­ta­dor vol­tar no tem­po cer­ca de dois mil anos. A ca­da tre­cho da nar­ra­ção, uma par­te do pre­sé­pio é ilu­mi­na­da e os bo­ne­cos ga­nham mo­vi­men­to.

A ma­que­te é cons­truí­da to­dos os anos pe­los mem­bros dos Arau­tos do Evan­ge­lho. A des­te ano tem seis me­tros e le­vou dois me­ses pa­ra fi­car pron­ta. Se­gun­do Adil­son Cos­ta, co­or­de­na­dor da se­de re­gi­o­nal da as­so­ci­a­ção em Ma­rin­gá, no­vas ima­gens fo­ram fei­tas e os me­ca­nis­mos ele­trô­ni­cos fo­ram aper­fei­ço­a­dos. “Es­tá bem de­ta­lha­do. Usa­mos ma­te­ri­al re­ci­cla­do, ges­so, ma­dei­ra e iso­por pa­ra fa­zer os bo­ne­cos”, acres­cen­ta.

De acor­do com a tra­di­ção ca­tó­li­ca, o pre­sé­pio sur­giu em 1.223, quan­do São Francisco de As­sis quis ce­le­brar o Na­tal de mo­do mais re­a­lis­ta pos­sí­vel. Com a per­mis­são do Pa­pa, fez uma mon­ta­gem de pa­lha e co­lo­cou as ima­gem do Me­ni­no Je­sus, da Virgem Maria e de José, ao la­do de vá­ri­os ani­mais vi­vos. Nes­te ce­ná­rio, foi ce­le­bra­da a Mis­sa. O su­ces­so des­sa re­pre­sen­ta­ção foi tão gran­de que, ra­pi­da­men­te, es­pa­lhou-se pe­lo mun­do. No Bra­sil, a ar­te che­gou com os pa­dres je­suí­tas.

Pa­ra Cos­ta, mais do que pe­ças de de­co­ra­ção, o pre­sé­pio traz um sig­ni­fi­ca­do es­pe­ci­al. “Pos­si­bi­li­tar que as pes­so­as dei­xem es­sa boa no­va ha­bi­tar o co­ra­ção de ca­da uma de­las.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.