No­ti­fi­ca­ção de pa­ci­en­tes com HIV se­rá obri­ga­tó­ria

Por­ta­ria do Mi­nis­té­rio da Saú­de se­rá pu­bli­ca­da em ja­nei­ro; ob­je­ti­vo prá­ti­co é ga­ran­tir am­plo aces­so de pa­ci­en­tes a tra­ta­men­tos pe­lo Sis­te­ma Úni­co de Saú­de

O Diario do Norte do Parana - - CI­DA­DES - Car­la Gu­e­des

car­la@odi­a­rio.com Mé­di­cos e la­bo­ra­tó­ri­os que fa­zem exa­mes pa­ra de­tec­tar o ví­rus HIV se­rão obri­ga­dos, a par­tir do ano que vem, a re­pas­sar ao go­ver­no fe­de­ral as in­for­ma­ções so­bre o pa­ci­en­te, ca­so o re­sul­ta­do dê po­si­ti­vo. Ho­je, são no­ti­fi­ca­dos ape­nas os ca­sos em que o pa- ci­en­te com HIV de­sen­vol­ve aids, já que ser so­ro­po­si­ti­vo não é a mes­ma coi­sa que ter a do­en­ça.

A aids es­tá en­tre as 40 do­en­ças de no­ti­fi­ca­ção obri­ga­tó­ria dos ser­vi­ços de saú­de, mas a pre­sen­ça do HIV não. A por­ta­ria que in­clui o ví­rus nes­sa lis­ta se­rá pu­bli­ca­da em ja­nei­ro pe­lo Mi­nis­té­rio da Saú­de.

O se­cre­tá­rio mu­ni­ci­pal de Saú­de, Antô­nio Carlos Nar­di, explica que a ati­tu­de do go­ver­no tem o ob­je­ti­vo de aca­bar com a sub­no­ti­fi­ca­ção de ca­sos. “Os ser­vi­ços que ain­da ti­nham al­gu­mas fa­lhas vão pas­sar a ser obri­ga­dos a co­mu­ni­car do­en­ças de no­ti­fi­ca­ção com­pul­só­ria, o que in­clui­rá o HIV.”

Com a mu­dan­ça, o Mi­nis­té­rio da Saú­de quer co­nhe­cer o es­ta­do so­ro­ló­gi­co do pa­ci­en­te com HIV o quan­to an­tes e, ca­so se­ja ne­ces­sá­rio, ini­ci­ar o tra­ta­men­to con­tra a aids o mais rá­pi­do pos­sí­vel.

Em to­do o País, 217 mil pes­so­as fa­zem tra­ta­men­to com an­tir­re­tro­vi­rais pe­lo Sis­te­ma Úni­co de Saú­de (SUS), mas a es­ti­ma­ti­va é que ou­tras 150 mil não sai­bam que têm o ví­rus da aids. Em Ma­rin­gá, 1.912 pes­so­as – a mai­o­ria, ho­mem – es­ta­vam em tra­ta­men­to con­tra a do­en­ça no fim do mês pas­sa­do. “O tra­ta­men­to trou­xe lon­ge­vi­da­de ao pa­ci­en­te, e a ofi­ci­a­li­za­ção do mi­nis­té­rio de­ve fa­zer com que to­dos te­nham ga­ran­ti­do o di­rei­to de te­rem acom­pa­nha­men­to de saú­de”, diz Nar­di.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.