Sis­te­ma de Se­le­ção Uni­fi­ca­da abre ins­cri­ções dia 7 de ja­nei­ro

O Diario do Norte do Parana - - CI­DA­DES - Car­la Gu­e­des

car­la@odi­a­rio.com As ins­cri­ções pa­ra o Sis­te­ma de Se­le­ção Uni­fi­ca­da (Si­su), que se­le­ci­o­na es­tu­dan­tes pa­ra ins­ti­tui­ções pú­bli­cas de en­si­no su­pe­ri­or, es­ta­rão aber­tas dos di­as 7 a 11 de ja­nei­ro. Es­tu­dan­tes de­vem se ins­cre­ver ape­nas pe­la in­ter­net, no en­de­re­ço http://si­su.mec.gov.br. No úl­ti­mo dia, o sis­te­ma es­ta­rá dis­po­ní­vel até as 23 ho­ras e 59 mi­nu­tos. A ins­cri­ção é gra­tui­ta.

So­men­te po­dem par­ti­ci­par do Si­su 2013 os es­tu­dan­tes que fi­ze­ram es­te ano o Exa­me Na­ci­o­nal do En­si­no Mé­dio (Enem) e que não te­nham ob­ti­do no­ta ze­ro na pro­va de re­da­ção. Os de­ta­lhes fo­ram pu­bli­ca­dos on­tem no Diá­rio Ofi­ci­al da União.

O can­di­da­to po­de se ins­cre­ver em até du­as op­ções de va­ga. No ato do ca­das­tro, ele de­ve es­pe­ci­fi­car as op­ções em ins­ti­tui­ção, câm­pus, cur­so e tur­no – em or­dem de pre­fe­rên­cia – e a mo­da­li­da­de de con­cor­rên­cia, que são du­as: am­pla con­cor­rên­cia e po­lí­ti­cas afir­ma­ti­vas – co­tas pa­ra in­dí­ge­nas, afro­des­cen­den­tes e egres­sos de es­co­las pú­bli­cas. En­quan­to as ins­cri­ções es­ti­ve­rem aber­tas, o es­tu­dan­te po­de al­te­rar as op­ções de cur­so ou can­ce­lar a par­ti­ci­pa­ção no Si­su. Pa­ra se ins­cre­ver, o can­di­da­to pre­ci­sa do nú­me­ro de ins­cri­ção no Enem e da se­nha ca­das­tra­da no exa­me.

O Mi­nis­té­rio da Edu­ca­ção ain­da não di­vul­gou as lis­tas de cur­sos e va­gas dis­po­ní­veis. Na se­gun­da edi­ção 2012 do Si­su, 101 ins­ti­tui­ções pú­bli­cas de en­si­no par­ti­ci­pa­ram do pro­ces­so se­le­ti­vo. No Pa­ra­ná, fo­ram três: Ins­ti­tu­to Fe­de­ral de Edu­ca­ção, Ci- ên­cia e Tec­no­lo­gia do Pa­ra­ná (204 va­gas), Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral do Pa­ra­ná (529) e Uni­ver­si­da­de Tec­no­ló­gi­ca Fe­de­ral do Pa­ra­ná (3.550).

Se­rão re­a­li­za­das du­as cha­ma­das de apro­va­dos no exa­me. Os re­sul­ta­dos da pri­mei­ra cha­ma­da se­rão di­vul­ga­dos em 14 de ja­nei­ro; os da se­gun­da cha­ma­da, em 28 de ja­nei­ro. Os es­tu­dan­tes po­de­rão con­sul­tar os re­sul­ta­dos no si­te do Si­su e nas ins­ti­tui­ções pa­ra as quais se ins­cre­ve­ram.

As ma­trí­cu­las dos apro­va­dos na se­le­ção se­rão fei­tas en­tre os di­as 18 e 22 de ja­nei­ro, pa­ra a pri­mei­ra cha­ma­da; e de 1º a 5 de fe­ve­rei­ro, no ca­so da se­gun­da cha­ma­da. Os do­cu­men­tos exi­gi­dos e os ho­rá­ri­os das ma­trí­cu­las se­rão de­fi­ni­dos pe­las ins­ti­tui­ções de en­si­no.

Qu­em fi­car fo­ra das du­as cha- ma­das po­de se can­di­da­tar na lis­ta de es­pe­ra, que te­rá ins­cri­ções aber­tas de 28 de ja­nei­ro a 8 de fe­ve­rei­ro. O alu­no só po­de ma­ni­fes­tar in­te­res­se na lis­ta de es­pe­ra pa­ra o cur­so cor­res­pon­den­te à pri­mei­ra op­ção.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.