Termô­me­tros mar­cam 43,2 graus no Rio

Foi a mais al­ta tem­pe­ra­tu­ra re­gis­tra­da na ci­da­de, des­de que a me­di­ção co­me­çou a ser fei­ta, em 1915. Por cau­sa da umi­da­de, a sen­sa­ção era de mais ca­lor ain­da

O Diario do Norte do Parana - - GE­RAL - Cla­ris­sa Tho­mé

Os­termô­me­tros­mar­ca­ra­mon­tem 43,2 graus em San­ta Cruz, na zo­na oes­te do Rio de Ja­nei­ro, a mais al­ta tem­pe­ra­tu­ra des­de que te­ve iní­cio a me­di­ção na ci­da­de, em 1915. O re­cor­de his­tó­ri­co an­te­ri­or era de 1984, qu­an­do foi re­gis­tra­da a má­xi­ma de 43,1 graus, em Ban­gu. A umi­da­de al­ta fez com que as pes­so­as sen­tis­sem ain­da mais ca­lor. A sen­sa­ção tér­mi­ca foi de 49 graus.

“O que te­mos de ano­ma­lia são as tem­pe­ra­tu­ras no Oce­a­no Atlân­ti­co, na cos­ta sul e su­des­te, que es­tão aci­ma da mé­dia. Is­so fa­vo­re­ce o blo­queio das frentes fri­as, que dei­xam a tem­pe­ra­tu­ra um pou­co mais ame­na no ve­rão. Co­mo elas não che­gam, ou não têm in­ten­si­da­de sig­ni­fi­ca­ti­va, a tem­pe­ra­tu­ra so­be”, ex­pli­cou a me­te­o­ro­lo­gis­ta Mi­chel­le de Li­ma, do Ins­ti­tu­to Na­ci­o­nal de Me­te­o­ro­lo­gia. O ca­lor de­ve amai­nar ho­je e a pre­vi­são é de chu­va pa­ra a vi­ra­da do ano, in­for­mou Mi­chel­le.

Foi di­fí­cil an­dar pe­la ci­da- de. Pou­co de­pois das 14 ho­ras, o termô­me­tro da Ave­ni­da Pre­si­den­te Var­gas, no Cen­tro, em fren­te à Cen­tral do Bra­sil, mar­ca­va 43 graus. Na fi­la do Cen­tro Cul­tu­ral Ban­co do Bra­sil, tam­bém no Cen­tro, guar­da-chu­vas eram usa­dos pa­ra pro­te­ger do sol quem es­pe­ra­va por até du­as ho­ras pa­ra ver a ex­po­si­ção Im­pres­si­o­nis­mo: Pa­ris e a Mo­der­ni­da­de, pre­vis­ta pa­ra en­cer­rar em 13 de ja­nei­ro.

As prai­as fi­ca­ram lo­ta­das. Hou­ve tu­mul­to no Le­blon, de- “Ca­lor aci­ma da mé­dia, blo­queia as frentes fri­as, que dei­xam a tem­pe­ra­tu­ra um pou­co mais ame­na no ve­rão” pois que um ba­nhis­ta foi as­sal­ta­do, pró­xi­mo à Rua Bar­to­lo­meu Mi­tre. Cir­cu­la­ram bo­a­tos de ar­ras­tão, mas a Po­lí­cia Mi­li­tar (PM) di­vul­gou no­ta ne­gan­do. “Não hou­ve re­gis­tro que ca­rac­te­ri­ze a ocor­rên­cia co­mo ‘ar­ras­tão’”, in­for­mou a PM, por meio de no­ta. “Os po­li­ci­ais che­ga­ram a fa­zer uma var­re­du­ra no lo­cal, mas não con­se­gui­ram pren­der o as­sal­tan­te. Nin­guém foi pre­so e uma ví­ti­ma de rou­bo foi le­va­da pa­ra a 14ª DP, no mes­mo bair­ro, on­de a ocor­rên­cia se­ria re­gis­tra­da”, des­ta­cou o co­man­do po­li­ci­al.

O sis­te­ma de ar-con­di­ci­o­na­do do Ae­ro­por­to San­tos Du­mont, que não fun­ci­o­nou por dois di­as na se­ma­na pas­sa­da, vol­tou a apre­sen­tar de­fei­to on­tem pe­la ma­nhã. No iní­cio da noi­te, a sen­sa­ção ain­da era de ca­lor no sa­guão. Os res­pon­sá­veis pe­lo lo­cal de­cla­ra­ram que o pro­ble­ma es­ta­va sen­do so­lu­ci­o­na­do.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.