Pa­ra um 2013 me­lhor

O Diario do Norte do Parana - - O DIÁ­RIO DO NOR­TE DO PA­RA­NÁ - Ana Lui­za Ver­zo­la

ana­ver­zo­la@odi­a­rio.com As re­so­lu­ções de fim de ano e iní­cio de uma no­va eta­pa de um dia pa­ra o ou­tro pa­re­cem ins­ti­gar às pes­so­as a pen­sa­rem no­vos de­sa­fi­os ou re­pen­sa­rem a pró­pria ro­ti­na. “Ano que vem eu vou...” é um co­me­ço de fra­se bem tí­pi­co. O oti­mis­mo no iní­cio de ca­da ano é con­ta­gi­an­te, e é es­sa abor­da­gem que o con­sul­tor e es­cri­tor Abraham Sha­pi­ro, au­tor do li­vro “Tor­ta de Cho­co­la­te Não Ma­ta a Fo­me – Ins­pi­ra­ções pa­ra a Vi­da, o Tra­ba­lho e os Re­la­ci­o­na­men­tos”, lan­ça­do es­te ano, re­tra­ta na obra e nas pró­pri­as vi­vên­ci­as.

Pa­ra Sha­pi­ro, tra­çar me­tas e cum­pri-las é fun­da­men­tal pa­ra a pró­pria sa­tis­fa­ção. “To­das as es­co­lhas que fa­ze­mos sem um ní­ti­do e co­nhe­ci­do pro­pó­si­to aca­bam cau­san­do sa­tis­fa­ção mo­men­tâ­nea sem que su­pram, de fa­to, as nos­sas ne­ces­si­da­des re­ais”, diz. Ele ain­da res­sal­ta que sem um ob­je­ti­vo não é pos­sí­vel re­a­li­zar qual­quer me­ta, mes­mo que se te­nha mui­tos re­cur­sos dis­po­ní­veis pa­ra tal. O ob­je­ti­vo do lan­ça­men­to do li­vro, ape­sar de su­ge­rir uma ali­men­ta­ção por meio do tí­tu­lo, fa­la de uma ou­tra fo­me. “Ela é só uma amos­tra re­pre­sen­ta­ti­va de um fenô­me­no que to­ma con­ta de to­da a hu­ma­ni­da­de. O mun­do in­tei­ro pa­de­ce de fo­me”, ob­ser­va. Fo­me de vi­da, de ob­je­ti­vos, de um ho­ri­zon­te pal­pá­vel na pró­pria tra­je­tó­ria.

Com o li­vro, Sha­pi­ro traz ins­pi­ra­ções pa­ra a vi­da, o tra­ba­lho e os re­la­ci­o­na­men­tos a fim de au­xi­li­ar as pes­so­as a con­cre­ti­za­rem o pró­prio po­ten­ci­al. “Meu in­tui­to é que ele [o li­vro] se­ja uma bús­so­la in­di­can­do a di­re­ção da Vi­da, com ‘V’ maiús­cu­lo”, diz. Aos mais in­cré­du­los, afas­tar a ne­ga­ti­vi­da­de é um bom co­me­ço pa­ra uma no­va eta­pa – tam­bém uma di­ca va­li­o­sa pa­ra a en­tra­da do Ano No­vo com uma no­va abor­da­gem que deu cer­to com ele. “De­ci­di acei­tar o que sou e re­co­nhe­cer que, ape­sar dos meus de­fei­tos, tra­go co­mi­go

Divulgação

Abram Sha­pi­ro, em lan­ça­men­to do seu li­vro es­te anos nas Li­vra­ri­as Cu­ri­ti­ba

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.