Ban­da Yes to­ca no Bra­sil em maio do ano que vem

O Diario do Norte do Parana - - O DIÁ­RIO DO NOR­TE DO PA­RA­NÁ -

quen­te no mu­ni­cí­pio, to­da a fa­mí­lia mar­cou pre­sen­ça. Po­lí­ti­cos par­ti­ci­pa­ram das so­le­ni­da­des, co­mo o pre­fei­to elei­to de Sal­va­dor, ACM Ne­to (DEM), cu­jo avô era um dos me­lho­res ami­gos de Do­na Canô. No ce­mi­té­rio, o dis­cur­so im­pro­vi­sa­do foi fei­to por Cla­rin­do Sil­va, do­no da Can­ti­na da Lua, um dos pon­tos mais tra­di­ci­o­nais do Pe­lou­ri­nho.

Por­to­do­oPaís, Do­naCanô­fi­cou co­nhe­ci­da por ser mãe da can­to­ra Ma­ria Bethâ­nia, do com­po­si­tor e can­tor Ca­e­ta­no Ve­lo­so e da es­cri­to­ra Ma­bel Vel­lo­so. En­tre­tan­to, em San­to Ama­ro da Purificação, on­de nas­ceu em 16 de se­tem­bro de 1907, a si­tu­a­ção era ou­tra: eram eles que eram co­nhe­ci­dos co­mo os fi­lhos da ca­ris­má­ti­ca Clau­di­o­nor, sím­bo­lo de ale­gria e sem­pre ro­de­a­da de ami­gos. Sem­pre re­ce­beu mui­ta gen­te em sua ca­sa, que se man­te­ve de por­tas aber­tas pa­ra os mais va­ri­a­dos ti­pos de vi­si­tan­tes: ami­gos, cu­ri­o­sos, fãs de seus fi­lhos e tam­bém­de­la.

A ca­sa bran­ca de ja­ne­las azuis era o pon­to de par­ti­da das co­me­mo­ra­ções da ci­da­de. Do­na de voz do­ce e afi­na­da, ela tam­bém te­ve pa­pel im­por­tan­te na for­ma­ção mu­si­cal dos fi­lhos, com seu ri­co re­per­tó­rio que in­flu­en­ci­ou Ca­e­ta­no e Bethâ­nia. No do­cu­men­tá- rio “Ma­ria Bethâ­nia – Pe­dri­nha de Aru­an­da”, de An­dru­cha Wad­ding­ton, ela can­ta na va­ran­da com os fi­lhos e diz frases co­mo “mú­si­ca ve­lha é que é bo­ni­ta, es­sas de ho­je, meu fi­lho...”.

Nas re­des so­ci­ais e em no­tas ofi­ci­ais, di­ver­sas pes­so­as en­vi­a­ram men­sa­gens de apoio a to­da a fa­mí­lia. Ca­e­ta­no, em sua con­ta no Twit­ter, agra­de­ceu a to­dos pe­lo ca­ri­nho das pos­ta­gens re­ce­bi­das. A mãe ha­via pe­di­do à ir­mã de Ca­e­ta­no, Ma­ria Cla­ra, pa­ra ser en­ter­ra­da com a ban­dei­ra da ci­da­de on­de nas­ceu e vi­veu du­ran­te 105 anos. Ela mor­reu ao la­do de Bethâ­nia. A ban­da bri­tâ­ni­ca Yes vai re­a­li­zar shows em São Pau­lo e no Rio de Ja­nei­ro em maio do ano que vem e os in­gres­sos já es­tão à ven­da. O gru­po foi su­ces­so na dé­ca­da de 1970 e es­te­ve pe­la úl­ti­ma vez no Bra­sil em 2010. Nes­sa no­va pas­sa­gem, eles apre­sen­tam as can­ções dos dis­cos “The Yes Al­bum” (1971), “Clo­se to the Ed­ge” (1972) e “Going for the One” (1977). O pri­mei­ro show se­rá no HSBC Bra­sil, em São Pau­lo, no dia 24 de maio. Em 25 de maio, o Yes to­ca no Vi­vo Rio. Os in­gres­sos es­tão à ven­da no si­te In­gres­so Rá­pi­do ou na bi­lhe­te­ria.

Divulgação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.