ON­LI­NE

O Diario do Norte do Parana - - O DIÁ­RIO DO NOR­TE DO PA­RA­NÁ -

O es­cri­tor Abraham Sha­pi­ro é blo­guei­ro do por­tal odi­a­rio.com. Aces­se “Pro ssão Ati­tu­de” em: blogs.odi­a­rio.com/ pro ssa­o­a­ti­tu­de O li­vro “Tor­ta de Cho­co­la­te Não Ma­ta a Fo­me – Ins­pi­ra­ções pa­ra a Vi­da, o Tra­ba­lho e os Re­la­ci­o­na­men­tos” es­tá à ven­da nas me­lho­res li­vra­ri­as de Ma­rin­gá um bo­ca­do de atri­bu­tos bons e úteis que ain­da não fo­ram bem apro­vei­ta­dos”. E co­mo fa­zer is­so? “Pas­sei a es­ti­mu­lar o que te­nho de po­si­ti­vo no lu­gar de in­ves­tir to­da ener­gia em con­ser­tar o que não es­tá bom em mim.”

Opor­tu­ni­da­de

“Oti­mis­mo e pes­si­mis­mo são es­co­lhas”, aler­ta. É pos­sí­vel apren­der a ser oti­mis­ta e, a par­tir de en­tão, li­dar me­lhor com as si­tua- ções. “Tu­do de­pen­de da von­ta­de que trans­for­ma­rei em ati­tu­de prá­ti­ca”, diz. Pa­ra Abraham Sha­pi­ro, o “ci­clo da ruí­na” co­me­ça quan­do o oti­mis­mo dá lu­gar ao re­a­lis­mo. “Aca­ba­mos nos acos­tu­man­do com a de­pres­são e com as ex­pec­ta­ti­vas bai­xas. É quan­do co­me­ça­mo­sa­de­sis­tir­de­nós­mes­mos”.

Ca­da ins­tan­te, afir­ma, é uma opor­tu­ni­da­de úni­ca pa­ra re­a­li­zar gran­de­zas. Em 2013, po­de ser o mo­men­to pa­ra de­ter­mi­nar tais es­co­lhas. “Pri­mei­ro, pa­re de cor­rer atrás da fe­li­ci­da­de. Ela é es­tra­nha. Man­te­nha-se ocu­pa­do e man­te­nha a men­te ocu­pa­da. Fi­na­li­zo pro­pon­do uma ati­tu­de: em vez de pe­dir­mos a Deus uma vi­da fe­liz, to­me­mos a de­ci­são de to­mar nos­sa vi­da em be­ne­fí­cio pa­ra as pes­so­as e pa­ra o mun­do”, des­ta­ca. O pri­mei­ro pas­so é co­me­çar o Ano No­vo cons­ci­en­te de que o fa­to de se vi­ver va­le a pe­na, con­clui.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.