Co­men­tar fu­te­bol pe­la TV é en­ga­na­ção

O Diario do Norte do Parana - - O DIÁ­RIO DO NOR­TE DO PA­RA­NÁ -

Um as­sun­to que sem­pre es­te­ve em pau­ta nes­te ano que pas­sou fo­ram as trans­mis­sões es­por­ti­vas, es­pe­ci­al­men­te o fu­te­bol, que, ape­sar do avan­ço ob­ser­va­do no as­pec­to téc­ni­co, dei­xa­ram em mui­tos mo­men­tos a de­se­jar, es­pe­ci­al­men­te pe­la “dis­tân­cia re­gu­la­men­tar” que os seus pro­fis­si­o­nais pas­sa­ram a ob­ser­var do cam­po de jo­go. Dia des­ses, num jan­tar, con­ver­san­do com dois trei­na­do­res da ati­va, Mu­ricy Ra­ma­lho e Ca­bral­zi­nho, e ain­da com um cam­peão mun­di­al, Ri­vel­li­no, que já foi co­men­ta­ris­ta e ho­je par­ti­ci­pa do “Car­tão Ver­de” da Cul­tu­ra, pro­cu­rei sa­ber a opi­nião de­les so­bre is­so. To­dos con­de­nam. En­ten­dem que não é pos­sí­vel a nin­guém, ana­li­sar um jo­go, em to­dos os seus de­ta­lhes, li­mi­ta­do a uma te­la de te­le­vi­são. Um cam­po de fu­te­bol, cu­jas me­di­das va­ri­am um pou­co, mas fi­cam ge­ral­men­te en­tre 75m de lar­gu­ra e 110m de com­pri­men­to, é ocu­pa­do por 22 jo­ga­do­res, ca­da um com fun­ções de­fi­ni­das. Pa­ra um téc­ni­co à bei­ra do gra­ma­do, ou um nar­ra­dor e co­men­ta­ris­ta em ca­bi­nes mui­tos me­tros aci­ma, é ne­ces­sá­rio ter es­sa vi­são de tu­do. Qual­quer coi­sa di­fe­ren­te dis­so é en­ga­nar o ou­vin­te ou te­les­pec­ta­dor.

Pe­ro­la­a­cer­tou

A atriz Pe­ro­la Fa­ria acer­tou no­vo con­tra­to com a Re­cord. Ago­ra um com­pro­mis­so mais lon­go que vai até 2017. O seu úl­ti­mo tra­ba­lho foi em “Re­bel­de”.

Gen­te­gran­de

É pre­ci­so des­ta­car o bom am­bi­en­te de Thammy Mi­ran­da nos bas­ti­do­res de “Sal­ve Jor­ge”. Por ser uma es­tra­nha ao meio, co­mo já acon­te­ceu com ex-BBBs no pas­sa­do, era de se es­pe­rar cer­to dis­tan­ci­a­men­to em re­la­ção aos de­mais ar­tis­tas. Is­to, no en­tan­to, nun­ca acon­te­ceu. A sua adap­ta­ção acon­te­ceu da me­lhor ma­nei­ra pos­sí­vel.

Na­da­de­ci­di­do

O SBT de­ve re­a­li­zar, em du­as eta­pas, as mu­dan­ças na sua gra­de de pro­gra­ma­ção nes­te co­me­ço de ano. Uma ago­ra, ain­da em ja­nei­ro, e a ou­tra en­tre maio e ju­nho, na tro­ca de “Car­ros­sel” por “Chi­qui­ti­tas”. A dú­vi­da de mui­to tem­po per­ma­ne­ce a mes­ma. Ain­da não há na­da de- ci­di­do se ao lon­go de 2013 se­rá aber­to ou não um se­gun­do ho­rá­rio de no­ve­las.

TV Glo­bo/ Bob Paulino

Fá­ti­ma Ber­nar­des ti­ra fé­ri­as na Glo­bo ago­ra em ja­nei­ro, mas pa­ra is­so tra­ba­lhou do­bra­do nos úl­ti­mos dois me­ses na gra­va­ção dos seus pro­gra­mas. O “En­con­tro”, du­ran­te as três se­ma­nas que ela es­ti­ver fo­ra, con­ti­nu­a­rá com edi­ções iné­di­tas. Ne­nhu­ma re­pri­se

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.