Prin­ci­pais

Equi­pe do D+ re­lem­bra ci­ne­ma, além de im­por­tan­te con­quis­ta li­te­rá­ria, mar­ca­ram o ano de 2012 mu­si­cais, fes­ti­vais de cul­tu­ra lo­cal em

O Diario do Norte do Parana - - O DIÁRIO DO NORTE DO PARANÁ - Ana Lui­za Ver­zo­la

ana­ver­zo­la@odi­a­rio.com Nas ro­das de con­ver­sas por aí afo­ra tem sem­pre al­guém que diz: “em Ma­rin­gá não tem cul­tu­ra”. Pois bem, 2012 se en­cer­ra mos­tran­do o con­trá­rio: que o es­pa­ço pa­ra a pro­li­fe­ra­ção cul­tu­ral po­de e vem acon­te­cen­do em to­das as áre­as: te­a­tral, mu­si­cal, li­te­rá­ria e da dan­ça. O que tal­vez fal­te se­ja uma aten­ção mai­or fren­te à agen­da cul­tu­ral e, prin­ci­pal­men­te, a par­ti­ci­pa­ção nas atra­ções ofe­re­ci­das ao lon­go de to­do o ano. Sair de ca­sa é o pri­mei­ro pas­so pa­ra evi­tar a fra­se cé­le­bre e sem sen­ti­do re­gis­tra­da aci­ma. A ci­da­de po­de não res­pi­rar cul­tu­ra a to­do ins­tan­te, ofe­re­cer di­ver­sas atra­ções em um úni­co dia, mas re­ser­vou uma boa le­va de acon­te­ci­men­tos du­ran­te oa­no, que­ca­be­a­qui­se­ra­pon­ta­da.

De 7 a 26 de agos­to, Ma­rin­gá foi po­lo de di­ver­sas apre­sen­ta­ções te­a­trais de to­do o Bra­sil, com uma in­crí­vel qua­li­da­de e a um pre­ço aces­sí­vel. A se­gun­da edi­ção da Mos­tra de Te­a­tro Contemporâneo con­se­guiu, em ca­da es­pe­tá­cu­lo, man­ter a ca­sa cheia e a emo­ção à flor da pe­le. Co­lo­cou a ci­da­de do in­te­ri­or no ei­xo de gran­des apre­sen­ta­ções e trou­xe uma cul­tu­ra di­fe­ren­te do te­a­tro co­mer­ci­al. No­vi­da­de atrás de no­vi­da­de, com es­pa­ço pa­ra uma es­treia ma­rin­ga­en­se, a mos­tra saiu do “mais do mes­mo” con­fe­ri­do ao lon­go de to­do o ano em gran­de par­te das gra­des te­a­trais pro­gra- ma­das por aqui.

O ci­ne­ma tam­bém não fi­cou atrás. Ge­ral­men­te, fil­mes não co­mer­ci­ais são vis­tos com frequên­cia no já tra­di­ci­o­nal Pro­je­to Um Ou­tro Olhar, co­or­de­na­do por Pau­lo Cam­pag­no­lo. O pro­je­to se man­te­ve du­ran­te to­do o ano com­par­ti­lhan­do gra­tui­ta­men­te com os ma­rin­ga­en­ses os mais di­ver­sos lon­gas. Mas es­te ano, os fil­mes al­ter­na­ti­vos ti­ve­ram vez tam­bém no Fes­ti­val Va­ri­lux de Ci­ne­ma Fran­cês, re­a­li­za­do no Ci­ne­flix Ci­ne­mas, no Ma­rin­gá Park Shop­ping, en­tre­os­di­as15 e23­de­a­gos­to – so­men­te 32 ci­da­des bra­si­lei­ras re­ce­be­ram o fes­ti­val e Ma­rin­gá foi uma das três ci­da­des pa­ra­na­en­ses quein­te­gra­ra­mo­fes­ti­val.

Shows dos mais va­ri­a­dos ti­pos e pre­ços tam­bém fo­ram agen­da­dos por aqui. Dois fins de se­ma­na fo­ram de­di­ca­dos pa­ra gru­pos lo­cais apre­sen­ta­rem um pou­co do som au­to­ral no Ma­rin­gá Rock Fes­ti­val, mas o que pre­va­le­ceu mes­mo fo­ram os shows co­vers, uma pre­fe­rên­cia bas­tan­te abran­gen­te en­tre os na­ti­vos pés-ver­me­lhos. A Vi­ra­da Cul­tu­ral Pa­ra­ná, gra­tui­ta, foi um mar­co na ci­da­de, tra­zen­do atra­ções de re­no­me mas an­ga­ri­an­do um pú­bli­co ín­fi­mo. Fal­ta de divulgação ou mes­mo fal­ta de in­te­res­se do pú­bli­co pa­ra atra­ções cul­tu­rais, co­mo um shows em pra­ça pú­bli­ca do gran­de vo­ca­lis­ta Emí­lio San­ti­a­go?

Na li­te­ra­tu­ra, além de vá­ri­os lan­ça­men­tos (au­to­res ma­rin­ga­en­ses e ou­tros vin­dos de fo­ra), uma con­quis­ta de pe­so: pre­mi­a­ção do ma­rin­ga­en­se Os­car Na­ka­sa­to no Ja­bu­ti des­te ano, na ca­te­go­ria Ro­man­ce. Tam­bém nes­te ano em Ma­rin­gá, uma li­vra­ria se foi com pro­mo­ções fi­nais de en­cher os olhos e es­va­zi­ar os bol­sos dos mais ávi­dos lei­to­res. Pa­ra com­pen­sar a bai­xa, ou­tra li­vra­ria, com cur­rí­cu­lo na­ci­o­nal e pro­me­ten­do não dei­xar mor­rer o cos­tu­me de se to­mar cap­pu­ci­no ge­la­do por lá, foi inau­gu­ra­da no mes­mo lo­cal, nes­te mês.

Mais shows, es­pe­tá­cu­los e fil­mes fo­ram vis­tos pe­los ma­rin­ga­en­ses na ci­da­de, é cer­to. Ex­po­si­ções, prin­ci­pal­men­te de ar­tis­tas lo­cais, tam­bém acon­te­ce­ram em 2012 por aqui – ano da es­treia do no­vo pro­je­to da Se­cre­ta­ria da Cul­tu­ra, o Con­vi­te às Ar­tes Vi­su­ais. Mas, fe­liz­men­te, to­da cul­tu­ra fei­ta pe­lo ma­rin­ga­en­se e que che­gou até o ma­rin­ga­en­se não ca­be nu­ma aper­ta­da fo­lha de jor­nal. Mes­mo as­sim, a equi­pe de re­por­ta­gem do D+ re­lem­bra mais al­guns fa­tos mar­can­tes pa­ra a área cul­tu­ral da ci­da­de no qua­dro aci­ma. O lei­tor tam­bém es­tá con­vi­da­do a re­lem­brar os fa­tos que mar­ca­ram a cul­tu­ra de Ma­rin­gá nes­te ano en­vi­an­do seus co­men­tá­ri­os no por­tal odi­a­rio.com ou pe­lo e-mail: xa­vi­er@odi­a­rio.com..

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.