Tem­po­ral ma­ta um, ala­ga ca­sas e der­ru­ba ár­vo­res

CLI­MA Ho­mem de 26 anos se afo­gou em en­xur­ra­da for­ma­da em tu­bu­la­ção do Ri­bei­rão Pin­guim, no li­mi­te de Ma­rin­gá com Sa­ran­di; fe­ri­a­do de­ve ter chu­vas iso­la­das à tar­de e à noi­te

O Diario do Norte do Parana - - ZOOM - Car­la Gu­e­des

car­la@odi­a­rio.com Um ho­mem de 26 anos morreu na noi­te de quin­ta-fei­ra ao ser ar­ras­ta­do pe­la en­xur­ra­da no Jar­dim Ber­ti­o­ga, li­mi­te en­tre Ma­rin­gá e Sa­ran­di. Ele e mais dois ami­gos es­ta­vam na tu­bu­la­ção do Ri­bei­rão Pin­guim, e na ho­ra da chu­va ape­nas dois es­ca­pa­ram sem fe­ri­men­tos. Silvano Apa­re­ci­do de Oli­vei­ra não con­se­guiu sair da tu­bu­la­ção e foi le­va­do pe­la cor­ren­te­za.

O Cor­po de Bom­bei­ros re­ce­beu a li­ga­ção com o pe­di­do de so­cor­ro às 21 ho­ras. Equi­pes fo­ram até o lo­cal, mas não con­se­gui­ram en­con­trar Oli­vei­ra du­ran­te a noi­te. As bus­cas fo­ram in­ter­rom­pi­das na ma­dru­ga­da e on­tem pe­la ma­nhã, por vol­ta das 8h30, o cor­po foi lo­ca­li­za­do no cór­re­go. O lo­cal, no qual tam­bém foi en­con­tra­do um ca­va­lo mor­to, foi iso­la­do até a che­ga­da da pe­rí­cia e do Instituto Mé­di­co-Le­gal (IML), que em au­tóp­sia cons­ta­tou mor­te por afo­ga­men­to.

Oli­vei­ra tra­ba­lha­va co­mo pa­dei­ro e há cer­ca de 1 ano es­ta­va ama­si­a­do com a do­na de ca­sa Ali­ne Pe­rei­ra, 25. Ela con­ta que o com­pa­nhei­ro saiu de ca­sa às 15h30 de quin­ta-fei­ra em uma mo­to e com R$ 3,5 mil pa­ra tro­car em ou­tra mo­to­ci­cle­ta. Ali­ne che­gou a ir até o lo­cal on­de o cor­po foi en­con­tra­do e até ago­ra não en­ten­de o que acon­te­ceu. “Ele pe­gou uns do­cu­men­tos e saiu. Uma ami­ga ain­da o viu no bair­ro”, con­ta. “Ele era gen­te boa, ho­nes­to e não fa­zia na­da de er­ra­do.” O di­nhei­ro que a mu­lher dis­se que Oli­vei­ra car­re­ga­va não foi en­con­tra­do quan­do o cor­po che­gou ao IML.

Tem­po­ral

O tem­po­ral que atin­giu Ma­rin­gá na quin­ta-fei­ra pro­vo­cou a que­da de ao me­nos 29 ár­vo­res e ala­gou e des­te­lhou ca­sas, de acor­do com re­la­tó­rio da De­fe­sa Ci­vil. Ru­as fo­ram in­ter­di­ta­das e a for­ça da chu­va der­ru­bou o mu­ro de uma re­si­dên­cia. A es­ti­ma­ti­va é que 30 mil pes­so­as te­nham si­do afe­ta­das pe­la tem­pes­ta­de. Os bair­ros mais pre­ju­di­ca­dos pe­las chu­vas fo­ram a Vi­la No­va, o Re­si­den­ci­al Tuiu­ti e os jar­dins Li­ber­da­de e Amé­ri­ca. De acor­do com o ge­ren­te de Pre­ven­ção de Ris­cos da De­fe­sa Ci­vil, Cláudio Pa­ri­sot­to, uma ca­sa na Rua Ma­ra­ca­nã, na Vi­la Mo­ran­guei­ri­nha, foi par­ci­al­men­te des­te­lha­da por­que uma ár­vo­re caiu so­bre os quar­tos. Se­gun­do a De­fe­sa Ci­vil, a re­si­dên­cia não ofe­re­cia ris­co aos mo­ra­do­res, mas mes­mo as­sim a fa­mí­lia pre­fe­riu dei­xar o lo­cal e ir pro- “O tem­po­ral tam­bém dei­xou mui­ta su­jei­ra, la­ma, ga­lhos e fo­lhas nas ru­as” vi­so­ri­a­men­te pa­ra a ca­sa de pa­ren­tes.

Per­to das 14h30, o Instituto Tec­no­ló­gi­co Si­me­par emi­tiu aler­ta de tem­pes­ta­de pa­ra as re­giões nor­te, no­ro­es­te e oes­te do Es­ta­do. “Aler­ta de tem­pes­ta­de já te­mos há vá­ri­os di­as, mas não há pre­vi­são exa­ta por­que as chu­vas são iso­la­das”, co­men­ta Pa­ri­so­to, ci­tan­do que a ven­ta­nia de qu­ar­ta-fei­ra, que der­ru­bou qua­se 30 ár­vo­res, atin­giu a zo­na sul de Ma­rin­gá, e a de quin­ta-fei­ra, a zo­na nor­te. Ain­da na qu­ar­ta, pe­lo me­nos 22 mil pon­tos de con­su­mo de ener­gia fi­ca­ram sem luz, se­gun­do a Co­pel.

Na tar­de de quin­ta-fei­ra, cho­veu 75,6 mi­lí­me­tros na ci­da­de, o equi­va­len­te a 46% de to­da a chu­va pre­vis­ta pa­ra de­zem­bro. A mé­dia his­tó­ri­ca pa­ra o mês é de 167 mi­lí­me­tros, mas de 1º de de­zem­bro até on­tem de ma­nhã já ha­via cho­vi­do 233 mi­lí­me­tros na ci­da­de.

Em Sa­ran­di, o Cor­po de Bom­bei­ros tam­bém re­gis­trou es­tra­gos. Pe­lo me­nos 30 ár­vo­res caí­ram e 50 ca­sas fo­ram da­ni­fi­ca­das. O Par­que Al­va­mar e os jar­dins No­vo Uni­ver­sal e Ve­rão fo­ram as áre­as mais atin­gi­das. Ne­nhu­ma re­si­dên­cia foi in­ter­di­ta­da, mas hou­ve ala­ga­men­tos e da­nos a mó­veis e ele­tro­do­més­ti­cos. No Jar­dim Ve­rão, uma fos­sa des­mo­ro­nou e a área foi in­ter­di­ta­da. “O tem­po­ral tam­bém dei­xou mui­ta su­jei­ra, la­ma, ga­lhos e fo­lhas nas ru­as”, re­la­tou o co­man­dan­te do Cor­po de Bom­bei­ros de Sa­ran­di, te­nen­te João Pau­lo Mi­os­so.

Ricardo Lo­pes

Cór­re­go on­de Silvano (no de­ta­lhe) foi en­con­tra­do; com a chu­va, até um ca­va­lo se afo­gou no lo­cal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.