Umi­da­de e ca­lor au­men­tam ris­cos

O Diario do Norte do Parana - - ZOOM - Mu­ri­lo Gat­ti

mgat­ti@odi­a­rio.com As pre­vi­sões do Instituto Tec­no­ló­gi­co Si­me­par pa­ra a re­gião no­ro­es­te do Es­ta­do in­di­cam que de ho­je até ter­ça-fei­ra a ci­da­de de Ma­rin­gá vai ter di­as quen­tes, com mui­to sol, mas que a chan­ce de chu­vas iso­la­das nos pe­río­dos da tar­de e da noi­te são gran­des.

“De­vi­do ao tem­po aba­fa­do e à umi­da­de pre­sen­te na at­mos­fe­ra, te­re­mos a pos­si­bi­li­da­de de chu­vas prin­ci­pal­men­te à tar­de. É aque­la si­tu­a­ção de que cho­ve de um la­do da ci­da­de e do ou­tro não”, afir­ma o me­te­o­ro­lo­gis­ta do Si­me­par Pau­lo Barbieri.

Ele ex­pli­ca que as tem­pes­ta­des com ven­tos for­tes, co­mo as ocor­ri­das nos úl­ti­mos di­as, não de­vem se re­pe­tir até a vi­ra­da do ano.

“Ti­ve­mos a pas­sa­gem de uma fren­te fria que trou­xe bas­tan­te ins­ta­bi­li­da­de. Is­so, so­ma­do à umi­da­de da re­gião, pro­vo­cou a for­ma­ção de áre­as de ins­ta­bi­li­da­de mais for­tes e sig­ni­fi­ca­ti­vas.”

Se­gun­do Barbieri, ain­da não há fren­tes fri­as a ca­mi­nho da re­gião com pos­si­bi­li­da­de de cau­sar mais chu­vas for­tes e ven­da­vais.

“Por en­quan­to não, mas a par­tir do meio da se­ma­na que vem que po­de ter al­gu­ma chu­va mais sig­ni­fi­ca­ti­va. Bas­ta che­gar uma no­va fren­te fria, co­mo es­ta que pas­sou”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.