Itai­pu ga­ran­te cor­te na ta­ri­fa

O Diario do Norte do Parana - - GERAL - Re­na­ta Ve­rís­si­mo e João Villaverde

O go­ver­no vai usar o di­nhei­ro que re­ce­be de Itai­pu pa­ra ga­ran­tir a re­du­ção de 20,2%, em mé­dia, da con­ta de luz no ano que vem. O se­cre­tá­rio do Te­sou­ro Na­ci­o­nal, Ar­no Au­gus­tin, dis­se que os R$ 4 bi­lhões pa­gos anu­al­men­te pe­la hi­dre­lé­tri­ca se­rão uti­li­za­dos pa­ra co­brir a di­fe­ren­ça en­tre o cor­te do va­lor da ener­gia ob­ti­do com a re­no­va­ção dos con­tra­tos de con­ces­são, que fi­cou em 16,7%, e a ta­xa pro­me­ti­da pe­la pre­si­den­te Dil­ma Rousseff.

Os re­cur­sos te­rão que ser usa­dos, por­que as con­ces­si­o­ná­ri­as de Es­ta­dos co­mo Mi­nas Ge­rais e São Pau­lo não acei­ta­ram os ter­mos pro­pos­tos pe­lo Pa­lá­cio do Pla­nal­to pa­ra re­no­var os con­tra­tos que ven­cem até 2017. Sem a re­du­ção do pre­ço da ener­gia pro­du­zi­da por es­sas em­pre­sas, o go­ver­no te­rá que com­pen­sar a di­fe­ren­ça pa­ra ga­ran­tir a re­du­ção de 20,2%, ele­van­do o cus­to pa­ra o Te­sou­ro.

O go­ver­no de­ve re­du­zir o ta­ma­nho de al­guns en­car­gos so­bre a con­ta de luz pa­ra ga­ran­tir que mes­mo os con­su­mi­do­res dos Es­ta­dos que não ade­ri­ram ao pro­gra­ma de re­no­va­ção das con­ces­sões se­jam be­ne­fi­ci­a­dos. Uma pos­si­bi­li­da­de, se­gun­do Au­gus­tin, é cor­tar ain­da mais o ta­ma­nho da Con­ta de De­sen­vol­vi­men­to Ener­gé­ti­co (CDE), que foi di­mi­nuí­da em 75% quan­do o go­ver­no anun­ci­ou, em se­tem­bro, a pro­pos­ta de cor­te da con­ta de luz.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.