Re­tros­pec­to

CI­NE­MA BRA­VO Pro­je­to Um Ou­tro Olhar fran­ca e fa­zen­do

O Diario do Norte do Parana - - O DIÁRIO DO NORTE DO PARANÁ - Pau­lo Cam­pag­no­lo*

En­tre a in­dig­na­ção à sis­te­ma­ti­za­ção do ódio e a prá­ti­ca exe­crá­vel da mu­ti­la­ção ge­ni­tal fe­mi­ni­na, en­tre o len­to e cor­ro­si­vo es­fa­ce­la­men­to do mun­do e o su­a­ve e de­li­ca­do ges­to de afe­to ca­paz de res­ti­tuir a con­fi­an­ça nes­se mun­do, en­tre aque­les que vi­ve­ram e mor­re­ram à mar­gem de uma so­ci­e­da­de egoís­ta e ou­tros a qu­em es­sa mes­ma so­ci­e­da­de le­gou li­ções pro­to­co­la­res pa­ra o cri­me, en­tre a ba­na­li­da­de do mal e a ten­ta­ti­va de apre­en­der o sa­gra­do em meio à bar­bá­rie, en­tre a fron­tei­ra que se­pa­ra a fic­ção do do­cu­men­tal e o te­a­tro que vi­rou fil­me que vi­rou pe­ça e que se fez vi­da e li­ber­da­de, en­tre a po­e­sia que nas­ce dos pe­que­nos de­ta­lhes e a pul­são de cor­pos que car­re­gam as mar­cas do mun­do e, por ve­zes, pe­ram­bu­lam em di­re­ção ao amor, o Pro­je­to Um Ou­tro Olhar fez de 2012 uma in­ten­sa “vi­a­gem”.

Não ape­nas por ci­ne­ma­to­gra­fi­as “es­tra­nhas”, ou mes­mo pos­tu­ras for­mais ar­re­ba­ta­do­ras e te­mas que, a des­pei­to do tem­po e da per­ti­nên­cia, re­ve­la­ram-se ca­pa­zes de co­mo­ven­tes re­tra­tos do ho­mem. Mas uma “vi­a­gem” pe­los sig­ni­fi­ca­dos de uma pa­la­vra pe­ri­go­sa que, uti­li­za­da sis­te­ma­ti­ca­men­te em no­me de cren­ças ou ide­o­lo­gi­as, aca­bou por tor­nar-se ba­nal, alheia a si mes­ma e com re­ver­be­ra­ções que, em mui­tos ca­sos, pas­sa di­re­ta­men­te pe­la tra­gé­dia. Es­sa pa­la­vra é: FÉ.

E tra­ta-se, aqui, de ape­nas res­ti­tuir ao ci­ne­ma es­sa di­men­são. Pois, pa­ra mim, fé no ci­ne­ma – ain­da que o alar­de de seu fim ecoe de tem­pos em tem­pos – sig­ni­fi­ca, sim­ples­men­te, fé no ho­mem. Se­ja ele um pe­dó­fi­lo, um es­tu­pra­dor, as pros­ti­tu­tas de um bor­del ele­gan­te, um sui­ci­da, o ho­mem que ven­deu sua alma ao di­a­bo, os de­ten­tos de uma pri­são, o di­ta­dor e sua se­de de poder, a mé­di­ca que tem de es­co­lher en­tre li­ber­da­de e con­fi­an­ça, o sol­da­do e sua lu­ta pe­la so­bre­vi­vên­cia, e um ou­tro que se dispôs a car­re­gar o pe­so dos er­ros

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.