Um

Tour vir­tu­al em mu­seus per­mi­te mai­or divulgação da pró­pria his­tó­ria do acer­vo e aces­so gra­tui­to e fa­ci­li­ta­do aos vi­si­tan­tes que não con­se­guem ir pes­so­al­men­te até o lo­cal

O Diario do Norte do Parana - - O DIÁRIO DO NORTE DO PARANÁ - Ana Lui­za Ver­zo­la

ana­ver­zo­la@odi­a­rio.com Es­tá anoi­te­cen­do, as lu­zes da ci­da­de es­tão ace­sas e cin­ti­lan­tes, ilu­mi­nan­do a Pra­ça Za­ca­ri­as, no Cen­tro de Cu­ri­ti­ba. O es­pa­ço em vol­ta é co­ber­to por uma gra­ma ver­de, e o pré­dio de dois an­da­res em tons pas­téis re­ser­va a pou­cos ins­tan­tes uma des­co­ber­ta que não cus­ta mui­to – tal­vez tem­po do in­te­res­sa­do e o es­pí­ri­to des­bra­va­dor. É des­sa for­ma que o Mu­seu Pa­ra­na­en­se é apre­sen­ta­do ao vi­si­tan­te on­li­ne quan­do se cli­ca, no can­to es­quer­do da te­la do si­te, na op­ção “Vi­si­ta Vir­tu­al”. Se­ja pe­la fal­ta de tem­po, de di­nhei­ro pa­ra in­ves­tir em vi­a­gens des­se por­te ou até mes­mo cu­ri­o­si­da­de de co­nhe­cer com an­te­ce­dên­cia um lu­gar pa­ra se ver ao vi­vo, ter aces­so à cul­tu­ra ofe­re­ci­da pe­los mu­seus mun­do afo­ra não es­tá tão lon­ge as­sim: bas­ta al­guns cli­ques nos por­tais cer­tos.

O Mu­seu Pa­ra­na­en­se foi inau­gu­ra­do em 1876, sen­do o mais an­ti­go do Es­ta­do e o ter­cei­ro mais an­ti­go do Bra­sil. Mas foi em 2009 que o tour vir­tu­al foi im­plan­ta­do no si­te da ins­ti­tui­ção, o que per­mi­tiu uma mai­or vi­su­a­li­za­ção do es­pa­ço por ou­tras pes­so­as que, às ve­zes, nem ti­nham ou­vi­do fa­lar do mu­seu. “Ape­sar de ser o mais an­ti­go, o mais co­nhe­ci­do é o MON [Mu­seu Os­car Ni­e­meyer]”, diz Mauricio André Ie­len, téc­ni­co ad­mi­nis­tra­ti­vo do Mu­seu Pa­ra­na­en­se.

Ie­len acre­di­ta que os mu­seus de­vem se mo­der­ni­zar nes­se sen­ti­do. “Quan­do vo­cê aces­sa um si­te pa­ra­do, não atrai. A par­tir do mo­men­to em que vo­cê po­de co­nhe­cer, ver de­ta­lhes não só das obras, mas do pré­dio, é um atra­ti­vo a mais”, des­ta­ca. O téc­ni­co diz já ter acom­pa­nha­do vi­si­tan­tes que, an­tes de ir ao mu­seu, de­ram uma pas­sa­di­nha nas fo­tos em 360° que per­mi­tem uma me­lhor vi­su­a­li­za­ção do es­pa­ço.

Ma­rin­gá His­tó­ri­ca

A divulgação da his­tó­ria man­ti­da na pró­pria ci­da­de é um dos fa­to­res que mais con­tam na ho­ra de cri­ar uma ga­le­ria vir­tu­al. Pa­ra Miguel Fer­nan­do Perez, es­pe­cia- lis­ta em His­tó­ria e So­ci­e­da­de do Bra­sil e ide­a­li­za­dor do blog Ma­rin­gá His­tó­ri­ca, a fa­ci­li­ta­ção per­mi­te tam­bém que as pes­so­as co­nhe­çam mais da pró­pria his­tó­ria. “Ho­je as pes­so­as que­rem as-

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.