Di­gi­tal

O Diario do Norte do Parana - - O DIÁRIO DO NORTE DO PARANÁ -

pe­lo si­te é pos­sí­vel ob­ser­var fo­tos de acer­vo, con­sul­tar agen­da e ex­po­si­ções, além de co­nhe­cer um pou­co mais so­bre a his­tó­ria do mu­seu

é pos­sí­vel ter aces­so a ima­gens de to­da a his­tó­ria de Ma­rin­gá, bem co­mo fa­tos his­tó­ri­cos e cu­ri­o­si­da­des so­bre a ci­da­de sis­tir, ler e ver os acon­te­ci­men­tos de su­as ca­sas ou mes­mo tra­ba­lho, is­so por­que não há tan­to tem­po dis­po­ní­vel”, ob­ser­va.

Ape­sar de não ter es­tru­tu­ra fí­si­ca, um dos úni­cos lo­cais on­li­ne que as pes­so­as po­dem aces­sar o acer­vo de Ma­rin­gá e des­co­brir cu­ri­o­si­da­des da ci­da­de é o blog man­ti­do por Perez. “A ideia sur­giu da mi­nha di­fi­cul­da­de, em 2004, de en­con­trar ví­de­os an­ti­gos e fo­tos de Ma­rin­gá na web”, con­ta. Ele con­si­de­ra que a pá­gi­na, que con­ta com mais de 1.300 pu­bli­ca­ções, atu­al­men­te é o mai­or mu­seu vir­tu­al ima­gé­ti­co da his­tó­ria da ci­da­de. A mé­dia atu­al é de 800 vi­su­a­li­za­ções diá­ri­as.

A im­por­tân­cia de se uti­li­zar das pla­ta­for­mas di­gi­tais pa­ra tam­bém con­quis­tar um pú­bli­co jo­vem é des­ta­ca­da pe­lo blo­guei­ro. “Se um jo­vem sou­ber a his­tó­ria que um de­ter­mi­na­do pré­dio tem, ele pen­sa­rá du­as ve­zes an­tes de de­pre­dá-lo. A bo­la da vez é atu­ar no am­bi­en­te vir­tu­al sem es­que­cer da im­por­tân­cia pa­tri­mo­ni­al do bem fí­si­co. É por cau­sa de­le que dis­cu­ti­mos to­da a ne­ces­si­da­de de vir­tu­a­li­za­ção dos con­tex­tos”, afir­ma.

O Mu­seu Di­nâ­mi­co In­ter­dis­ci­pli­nar (Mu­di) da UEM ofe­re­ce no por­tal fo­tos do acer­vo e de vi­si­tas re­a­li­za­das no lo­cal, mas ain­da es­tá distante da re­a­li­da­de de um tour vir­tu­al. O si­te do Mu­seu da Ba­cia do Pa­ra­ná reú­ne três pa­rá­gra­fos con­tan­do o his­tó­ri­co do lo­cal e três fo­to­gra­fi­as da es­tru­tu­ra ex­ter­na, mas não é atu­a­li­za­do des­de ou­tu­bro des­te ano.

Já o Mu­seu de His­tó­ria e Ar­tes Hé­len­ton Borba Cor­tes, no Te­a­tro Ca­lil Had­dad, não tem si­te por en­quan­to, mas há pre­vi­são de um por­tal on­li­ne ain­da sem da­ta de exe­cu­ção. No Mu­seu Ce­su­mar, as ati­vi­da­des que lá ocor­rem são di­vul­ga­das no por­tal da ins­ti­tui­ção, mas sem um es­pa­ço es­pe­cí­fi­co pa­ra os re­gis­tros di­gi­tais de acer­vos.

Divulgação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.