Gê­nio do HQ, Stan Lee com­ple­ta 90 anos

O Diario do Norte do Parana - - O DIÁRIO DO NORTE DO PARANÁ -

Mu­seu é um es­pa­ço de­di­ca­do a guar­dar his­tó­ri­as e me­mó­ri­as dos anos idos. Quan­do se cha­ma al­guém de “mu­seu”, tal­vez pe­la ida­de, con­se­quen­te­men­te ava­li­a­se que a pes­soa te­nha vá­ri­as his­tó­ri­as vi­ven­ci­a­das no cur­rí­cu­lo. E se as me­mó­ri­as dos mu­seus fos­sem con­ta­das por qual­quer pes­soa a fim de com­par­ti­lhar as pró­pri­as ex­pe­ri­ên­ci­as? É, não pre­ci­sa ser pi­o­nei­ro, ter fei­tos his­tó­ri­cos, so­bre­vi­vi­do à Se­gun­da Gu­er­ra Mun­di­al ou coi­sa que o va­lha. Bas­ta que­rer com­par­ti­lhar a vi­vên­cia – es­sa é a pro­pos­ta do Mu­seu­daPes­soa, emSãoPau­lo.

Por meio do si­te mu­seu­dapes­soa.net as pes­so­as con­se­guem par­ti­lhar mo­men­tos e co­nhe­cer inú­me­ras his­tó­ri­as de vi­da de to­dos os can­tos ima­gi­ná­veis e ini­ma­gi­ná­veis. O ob­je­ti­vo ini­ci­al, quan­do sur­giu a pro­pos­ta em 1991, era “uma his­tó­ria po­de mu­dar seu jei­to de ver o mun­do”. O fo­co sem­pre fo­ra nos anônimos e no que eles ti­nham pa­ra di­zer, e foi is­so que mo­ti­vou a his­to­ri­a­do­ra Ka­ren Worc­man a bus­car gen­te que “com­pras­se” a ideia.

De­mo­cra­ti­zan­do a his­tó­ria, o Mu­seu da Pes­soa pre­ga que a im­por­tân­cia de sua atu­a­ção es­tá na in­te­gra­ção de pes­so­as em dis­tin­tos gru­pos so­ci­ais por meio da pro­du­ção e co­nhe­ci­men­to das pró­pri­as ex­pe­ri­ên­ci­as. Qual­quer pes­soa po­de par­ti­ci­par vo­lun­ta­ri­a­men­te ou in­di­ca­da por al­gu­ma ou­tra pes­soa. Pa­ra tal, é ne­ces­sá­rio que o en­tre­vis­ta­do com­pre­en­da o pro­pó­si­to da en­tre­vis­ta e te­nha von­ta­de de re­gis­tra­ra­pró­pri­ahis­tó­ri­a­e­di­vi­di­la­co­ma­sou­tras­pes­so­as. Stan­ley Mar­tin Li­e­ber, um dos mais no­tá­veis cri­a­do­res de his­tó­ri­as em qua­dri­nhos do mer­ca­do, com­ple­tou no­ve dé­ca­das on­tem. Stan Lee as­su­miu a di­re­ção da edi­to­ra de HQ Ti­mely Co­mics quan­do ti­nha ape­nas 19 anos. O ro­tei­ris­ta e em­pre­sá­rio foi res­pon­sá­vel pe­la cri­a­ção dos gran­des su­per-he­róis e vi­lões da Mar­vel Co­mics. En­tre os fi­lhos de Stan Lee mais que­ri­dos pe­lo pú­bli­co es­tão Quarteto Fan­tás­ti­co, Ho­mem de Fer­ro e Ho­mem Ara­nha.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.