Pe­la me­mó­ria da Gu­er­ra do Con­tes­ta­do

O Diario do Norte do Parana - - O DIÁRIO DO NORTE DO PARANÁ - Ana Lui­za Ver­zo­la

ana­ver­zo­la@odi­a­rio.com O ano de 2012 foi o mar­co de 100 anos da Gu­er­ra do Con­tes­ta­do, ocor­ri­da en­tre os anos de 1912 e 1916, tra­va­da en­tre Pa­ra­ná e San­ta Ca­ta­ri­na, em uma re­gião ri­ca em er­va ma­te e ma­dei­ra. O cen­te­ná­rio ca­mi­nha pa­ra am­pli­ar a ida­de, mas o ano que vem tam­bém po­de ser ho­ra de vi­si­tar tais me­mó­ri­as pa­ra­na­en­ses e ca­ta­ri­nen­ses, imer­sas na me­mó­ria bra­si­lei­ra do sé­cu­lo pas­sa­do. Tais re­fe­rên­ci­as his­tó­ri­cas po­dem es­tar fi­xas aos li­vros, à me­mó­ria dos mais ve­lhos que tal­vez te­nham pa­ren­tes en­vol­vi­dos nas ba­ta­lhas, mas tam­bém es­tá pre­sen­te em for­ma fí­si­ca de ob­je­tos e ar­qui­vos re­fe­ren­tes àque­la épo­ca. On­de? Boa par­te po­de ser vis­ta no Mu­seu do Con­tes­ta­do.

O mu­seu fi­ca lo­ca­li­za­do na ci­da­de de Ca­ça­dor, em San­ta Ca­ta­ri­na, e seu acer­vo con­ta com mais de 5 mil pe­ças re­fe­ren­tes ao even­to his­tó­ri­co. A reu­nião de to­do es­se ma­te­ri­al co­me­çou por meio da ini­ci­a­ti­va de um pa­dre cha­ma­do Tho­mas Pi­e­ters, que co­le­ta­va ma­te­ri­ais da re­gião – ar­te­fa­tos in­dí­ge­nas e ob­je­tos da épo­ca do con­fli­to. Is­so em me­a­dos da dé­ca­da de 1960. Jun­ta­men­te com o pa­dre, um se­nhor de no­me Nil­son Tho­mé tam­bém foi ga­ran­tin­do o pró­prio acer­vo com do­a­ções e com­pras de pe­ças his­tó­ri­cas – o mu­seu só foi cri­a­do em 1974 e te­ve a se­de pró­pria ape­nas em 1986. Des­de 2010, to­do o es­pa­ço é man­ti­do pe­la Pre­fei­tu­ra Mu­ni­ci­pal de Ca­ça­dor, por meio da Fun­da­ção Mu­ni­ci­pal de Cul­tu­ra.

“Ho­je ain­da con­ti­nu­a­mos a re­ce­ber do­a­ções de pe­ças pa­ra o mu­seu”, con­ta Ju­lio Ce­zar Cor­ren­te, co­or­de­na­dor do Mu­seu do Con­tes­ta­do. Es­te ano, um ver­da­dei­ro pre­sen­te: a do­a­ção de du­as es­pa­das que per­ten­ce­ram ao ge­ne­ral Car­los Fre­de­ri­co de Mes­qui­ta, mi­li­tar que atu­ou du­ran­te a Cam­pa­nha do Con­tes­ta­do em 1914. A aqui­si­ção jun­tou-se às fo­tos, do­cu­men­tos e ob­je­tos tri­di­men­si­o­nais que com­ple­tam o acer­vo. “Te­mos a con­vic­ção de que a Gu­er­ra do Con­tes­ta­do foi es­que­ci­da. Ou me­lhor, foi ar­qui­va­da pe­los go­ver­nos e pou­co di­vul­ga­da”, la­men­ta.

O co­or­de­na­dor diz que até pa­ra as pes­so­as que con­vi­vem di­re­ta­men­te com aque­la his­tó­ria li­ga­da à pró­pria cul­tu­ra lo­cal e re­gi­o­nal, há bar­rei­ras pa­ra al­can­çar a va­lo­ri­za­ção des­te pe­río­do que ain­da afe­ta a re­a­li­da­de dos mo­ra­do­res. “Só pa­ra se ter uma ideia, um dos pi­o­res Ín­di­ces de De­sen­vol­vi­men­to Hu­ma­no (IDH) da re­gião Sul es­tá na re­gião do Con­tes­ta­do”, des­ta­ca. Pre­ser­var es­sa me­mó­ria faz Cor­ren­te ter cer­te­za que a divulgação des­te epi­só­dio his­tó­ri­co é fun­da­men­tal. “Exis­ti­mos pa­ra is­so, pa­ra fa­zer de tudo pa­ra que a Gu­er­ra do Con­tes­ta­do te­nha seu me­re­ci­do va­lor igual aos de­mais acon­te­ci­men­tos his­tó­ri­cos da His­tó­ria do Bra­sil e Mun­di­al.”

100 anos

Pa­ra re­fe­ren­dar o cen­te­ná­rio da Gu­er­ra do Con­tes­ta­do, a equi­pe do mu­seu deu iní­cio a uma ex­po­si­ção iti­ne­ran­te cha­ma­da “Vi­ven­do 100 Anos do Con­tes­ta­do – 2012-2016”, com­pos­ta por fo­tos re­pro­du­zi­das em 40 qua- dros em PVC de 40x60cm. Es­sas fo­to­gra­fi­as fo­ram ti­ra­das du­ran­te a Cam­pa­nha do Con­tes­ta­do pe­lo fo­tó­gra­fo Cla­ro Gustavo Jans­son. So­ma ain­da à mos­tra 17 ban­ners de 35x30cm com tex­to de au­to­res re­la­ci­o­na­dos à Gu­er­ra do Con­tes­ta­do. A ex­po­si­ção pas­sa a ter iti­ne­rá­rio por ci­da­des da re­gião a par­tir de 2013 e per­cor­re tam­bém ci­da­des bra­si­lei­ras até 2016.

e imbuia

de armas uti­li­za­das no pe­río­do da gu­er­ra

da Fer­ro­via do Con­tes­ta­do

e ob­je­tos da co­lo­ni­za­ção do Mon­ge João Maria in­dí­ge­na

ter­ça a do­min­go 14h às 18h

Ge­tú­lio Var­gas, 100 Edi­fí­cio Achil­les Stenghel Ca­ça­dor-SC

(49) 3567-1582

Ar­qui­vo/mu­seu do Con­tes­ta­do

Lo­co­mo­ti­va e es­tru­tu­ra fí­si­ca fa­zem par­te do hall de atra­ções no mu­seu

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.